Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

“Enlameados” nem esquentam cela em nova prisão

11 julho 2016 - 06h23
Desconectados - A sede regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) instalado em Dourados segue com a internet e o telefone cortados por conta da falta de repasses financeiros do governo federal, segundo cidadão que busca atendimento constantemente no local. Quem precisa de guias específicas emitidas no órgão, não vem tendo êxito. A ausência desses serviços já ultrapassam dois meses.

Zap - Com a Justiça Eleitoral no ‘pé’ e o tempo reduzido de campanha nessas eleições municipais, alguns pretensos candidatos a prefeito e vereador já começam a se movimentar conforma a tecnologia lhe permite. Em grupos criados através do aplicativo whatsapp, eles têm tentado alcançar os eleitores encaminhando propostas.

Dois gumes - Porém, o mesmo aplicativo também deve ser usado, infelizmente, para possíveis ataques de adversários e proliferação de boatos ao longo do período de campanha. A Justiça Eleitoral também terá que prestar bastante atenção para esse tipo de situação.


Prisão? - O ex-secretário do governo André Puccinelli (PMDB), Edson Giroto, e o empresário João Amorim, nem ‘esquentaram’ as celas frias a qual foram levados na semana passada, após deflagrada a terceira fase da Operação Lama Asfáltica, denominada Aviões de Lama. Na madrugada de sábado, os dois já estavam ‘livres, leves e soltos’.

Comissionados - O MPE (Ministério Público Estadual) quer o prefeito de Jateí, Arilson Targino, exonerando num prazo de 10 dias todos os ocupantes de cargos em comissão que não sejam ligados a função de chefia no município. De acordo com o órgão, pelo menos 104 cargos encontram-se nessa situação.

Extinção - Na recomendação, publicada na sexta-feira, o MPE quer a extinção de secretarias as quais esses servidores estariam sendo subutilizadas e não foram encontrados subordinados e também a apresentação em até 30 dias, de projeto de lei que contenha plano de reestruturação da carreira em relação aos servidores públicos ocupantes de cargos em comissão, que deverá ter natureza de direção, chefia ou assessoramento, com a extinção dos cargos ilegais.

Explicações - O prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), convidou a imprensa para coletiva na manhã desta sexta-feira para apresentar balanço financeiro da administração, porém, quem compareceu para explicar a situação econômica do município foram o secretário de Fazenda, Alessandro Lemes Fagundes, o diretor do Departamento de Contabilidade e Convênios, Rosenildo da Silva França e o diretor financeiro da Secretaria de Fazenda, Jorge Rodrigues de Castro.

Impacto - Eles abriram as contas e afirmaram que a incorporação do reajuste de 11,36% ao salário dos professores, conforme reivindicado pela categoria, poderia resultar num impacto mensal de aproximadamente R$ 500 mil aos cofres públicos agora. De acordo com a Secretaria de Fazenda, a medida poderá ser atendida em outubro. Os educadores querem o valor retroativo a 1º de junho.

Paralisação - Mesmo com a justificativa, os educadores mantêm a paralisação na Rede Municipal de Ensino de Dourados e que hoje, chega ao 19º dia. No calendário letivo, a segunda-feira também seria o primeiro dia de férias dos alunos das escolas administradas pelo município.

Guaicurus - Passaram-se mais de 30 dias da morte de dois jovens na avenida Guaicurus e alguns trechos da via permanecem às escuras. A falta de iluminação no local foi um dos causadores da tragédia. O questionamento permanece: até quando o poder público vai fechar os olhos para a situação da movimentada avenida?

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campanha em Dourados começa a ser pautada por ataques
Três renunciam e mais de 10 têm pedido de candidatura à Câmara negado em Dourados
Temporal serve de “aliado” para problema da limpeza pública em Dourados
Candidato é advertido após ‘colocar o rosto’ em local proibido
Após reclamações de candidatos, MPE cobra agilidade de bancos em abertura de contas

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
PROCURADO
Acusado pela morte de ator falsificou documento e disse ter nascido em MS