Mesma operação - Os dois acabaram presos por envolvimento na Operação Lava Jato. Enquanto Bumlai é suspeito de realizar negociatas obscuras para conquistar vantagens e empréstimos, o senador de Mato Grosso do Sul tentava dificultar a ação das investigações, negociando até fuga para Nestor Cerveró ao Paraguai, em troca de que o ex-diretor da Petrobrás não ‘falasse’ demais em seus depoimentos.
Propina - Líder do governo, Delcídio havia sido citado na Lava Jato na delação do lobista conhecido como Fernando Baiano, que alegou o senador ter recebido valor de US$ 1,5 milhão de dólares de propina nas negociações da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Delcídio negou as acusações e classificou o depoimento do doleiro como algo lamentável.
Inédito - A prisão do parlamentar sul-mato-grossense também leva a algo inédito no país, além de fazer história. Até ontem, nenhum outro senador brasileiro havia sido preso durante investigações. Será que as coisas começaram a mudar? É esperar para ver.
Feliz Natal - Desafeto declarado do senador Delcidio do Amaral, o empresário do ramo de comunicação, Antônio João Hugo Rodrigues, comemorou, por meio de artigo publicado no seu Correio do Estado, a prisão do parlamentar, a qual chama de “lindão”. No seu texto, Antônio João diz ter comprado a mais cara cesta de Natal em panificadora da Capital e a encaminharia para o presídio onde Delcídio estaria preso, lhe desejando boas festas.
Alagados - A chuva registrada ontem em Dourados não teve ventos fortes, porém, os 59 milímetros foram o suficiente para alagar quase 20 casas em dois bairros. Nas sedes do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e do Detran, além do CAM (Centro Administrativo Municipal), o acúmulo de água por pouco não causou transtornos maiores. O mesmo ocorreu na avenida Indaiá, onde a enxurrada vinda da parte alta da cidade escorreu para dentro do clube com o mesmo nome da via.
Túnel - Já no túnel que liga o Parque das Nações I ao II, na rua Honduras, a água não foi drenada e acabou inundando toda a via. Um carro ficou submerso e o trecho ficou interditado por mais de uma hora. Quando a chuva deu uma trégua, equipes da prefeitura conseguiram desobstruir o túnel e liberar o trânsito.
Nova diretoria - O Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados realiza hoje, após um ano, eleição suplementar para escolha da diretoria da categoria. A chapa única tem como candidata a presidência Gleice Jane Barbosa, com Juliano Meneghetti Mazzini como vice. A eleição será das 8h às 20h e além de urna no sindicato, a comissão eleitoral fará trabalho itinerante nas escolas e Ceim’s.
Imbróglio - A chapa é a mesma que venceu o pleito no ano passado, mas não pode assumir após liminar na Justiça que suspendeu a posse dos integrantes. O sindicato, que possui atualmente em torno de 1,7 mil profissionais filiados, é administrado atualmente por uma junta governativa, eleita em fevereiro desse ano.
Planejamento - Torcedores do Sete de Dourados começaram a se animar para a disputa do Estadual em 2016. Ao contrário do que ocorreu em anos anteriores, quando não houve planejamento e o time começou a ser montado perto da estreia, desta vez o técnico já foi contratado, Chiquinho Lima, e alguns jogadores que atuaram no acesso do Itaporã já estariam acertados com o clube. A ex-parceira do time da cidade vizinha é quem tocará o Sete.
Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com