Bola cheia...! Ou seria murcha...? ...E não teve jeito -ou teve- mesmo para concorrer com Estevão Antônio Petrallás à disputa para a presidência da hoje falida e estuprada FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), mais que o resultado da eleição para muitos foi esquisito, há isso foi, e como foi...!
Com as bênçãos de Ednaldo Rodrigues, hoje reeleito para comandar a toda poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol) até o ano de 2030, de um grupo política sul-mato-grossense e somadas a algumas “colherezinhas de mel passadas nas chupetas” de alguns dirigentes de clubes profissionais, de ligas e clubes do futebol amador, venceu o pleito que terá seu prazo final em 2.027.
Estevão Petrallás enquanto estava como presidente interino da FFMS buscou apoio político, principalmente dos ligados ao futebol amador sabe-se lá como, e não deu outra, pois na manhã de terça-feira última no auditório de um luxuoso hotel na capital, o “esperto” dirigente conquistou em votos o direito de comandar a instituição até o final de 2027.
Com a titularidade do cargo obtida na urna para presidir a FFMS, e com uma suposta “mixaria” no valor de 215 mil reais mensais de salário que será pago pela CBF fora outras regalias, Estevão Petrallás venceu o presidente do CREC (Costa Rica Esporte Clube) André Delgado Baird pelo placar de 48 a 39 votos.
A vitória dele por incrível que possa parecer diante da diferença de votos e do sistema de disputa, se deu graças aos clubes e ligas amadores e não dos profissionais, conforme o sistema de disputa.
Com 51 filiados entre profissionais e amadores inscritos, os votos foram assim distribuídos: Votos das equipes profissionais da série “A” valem três; das séries “B” ou que estão fora da elite dois, enquanto os demais dirigentes dos clubes e ligas esportivas amadores, um voto cada.
No pleito uma coisa foi constatada por Estevão Petrallás, aonde percebeu que se dependesse dos dirigentes de clubes profissionais da série “A” ele não seria eleito, ou seja, não é tão “querido assim”, pois André Baird o venceu por seis votos a quatro.
Já entre os dirigentes da série “B” com direito a dois votos, a disputa foi mais apertada, com Estevão Petrallás obtendo nove equipes enquanto o seu adversário oito.
Com esses resultados, André Baird que momentaneamente teria ficado à frente de Estevão Petrallás pelo placar de 34 a 30 seria o eleito, porém o então presidente interino reverteu e levou a melhor na reta final ao receber 18 votos das equipes amadoras enquanto o adversário apenas cinco a seu favor.
Após a vitória, o eleito entre tantas falácias e promessas a ser realizada sob o seu comando na FFMS que hoje ocupa a triste penúltima colocação no ranking nacional segundo a CBF, estado à frente apenas do Amapá, negou sobre o valor do seu salário à frente da entidade, que será de 215 mil reais mensais. “Penso que o salário para o cargo hoje está em entorno 44 mil reais. Se chegar a 215 reais como dizem, nós vamos tomar um Chopp com ele” disse aos jornalistas.
O agora finalmente (ufa, que sufoco) presidente eleito em definitivo e não na interinidade da FFMS deve entrar em campo, e cumprir as promessas de campanha que vinha fazendo, em especial aos clubes amadores, desde quando assumiu o lugar de Francisco Cezário de Oliveira, que foi em “cana” pelo GAECO e com isso a principal delas, que é o de resgatar o hoje nosso pobre futebol profissional...!
Bola murcha...! As declarações do candidato de oposição derrotado André Baird ao cargo de presidente da hoje falida FFMS requer uma melhor analises sobre elas, pois ele dá a entender que perdeu para Estevão Petrallás, dado ao poder econômico investidos antes e durante o pleito pelo seu adversário, que era o candidato da situação.
André Baird disse aos jornalistas: “Que reconheceu que foi um processo limpo, e que deveria resolver os problemas da FFMS e que agora as coisas voltam a engrenar. A instituição estava travada, agora viemos buscar a democracia, e a democracia aconteceu. Foi um trabalho, levei no peito, consegui chegar e acessar vários clubes. Ficamos satisfeitos, desafiei o sistema, fui contra a máquina e saio daqui com muita dignidade. Vamos voltar para Costa Rica, 2027 está aí, vamos definir com a família, e os companheiros o que faremos daqui para frente”, declarou André Baird em uma clara insinuação, que a mala preta -ou seria branca- correu frouxa e solta na campanha de seu adversário.
Uma coisa estranha neste pleito “cabuloso” que acreditamos que ainda vai dar muito pano para manga como diz o adagio popular, informações constam que Ligas e clubes amadores, todos irregulares e filiados a “toque de caixa” teriam beneficiados o presidente eleito na urna, e que representantes de Três Lagoas e do tradicional e eterno Taveirópolis da capital teriam sidos impedidos de votar, e por isso não participaram do pleito. Reza a lenda que esses votos seriam destinados a André Baird, e não aos adversários deles...!
Caso verídicas essas informações acimas citadas, o titular da coluna acredita que a oposição ao vencedor do pleito, deverá entrar com certeza na Justiça visando uma investigação sobre esses fatos, e com isso é claro, anular e solicitar a ela (a Justiça) uma nova eleição...!
É esperar para ver no que vai dar esse imbróglio, todavia, por enquanto Estevão Petrallás é o vencedor da eleição que teve além dele e André Baird na disputa, os demais postulantes Américo Ferreira, ligado ao Novoperário; Antônio Vieira Cesário da Cunha, o “Tony Vieira”, ex-presidente do Operário; Marco Antônio de Araújo, presidente afastado do DAC de Dourados e Paulo Sérgio Telles, ex-presidente do extinto CENE (Clube Esportivo Nova Esperança).
Bola cheia...! E o início do Brasileiro da série “D” que estava marcado para acontecer neste final de semana por determinação da toda poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi adiado.
Com essa decisão, a comissão técnica e o plantel do ex-todo poderoso à nível nacional O.F.C (Operário Futebol Clube) ganharam mais uma semana para a sua preparação para digamos assim, não fazer muito feio na competição.
A competições vai ter a 1ª rodada no próximo dia 19 e as finais para os dias 21 e 28 de setembro.
O hoje bicampeão sul-mato-grossense que está no grupo A-7 da série “D” vai fazer a sua estreia contra o Cianorte, do Paraná, no estádio municipal Olímpico Albino Turbay, às 16 horas (horário local) do dia 18 ou 19 próximos.
Na chave do O.F.C e do Cianorte ainda estão o FC Cascavel (PR), Goiatuba (GO), Internacional de Limeira e Monte Azul, ambos do interior paulista e os clubes mineiros do Itabirito e Uberlândia.
Após o jogo em Cianorte, no Noroeste do Paraná, o “galo” faz a sua estreia jogando em Campo Grande no acanhado estádio Jacques da Luz, nas “Moreninhas” contra o Monte Azul.
Baseado pelos históricos dos clubes que estão na chave da equipe sul-mato-grossense, a probabilidade de ela passar para a 2ª fase com certeza é muito remota, embora não impossível, pois pelo regulamento, os clubes se enfrentam em turno e returno, todos contra todos, e os quatro melhores avançam.
Bola murcha...! E o esporte douradense, em especial o futebol de campo e suíço perdeu nesta quarta-feira última para Deus o desportista Antônio Facin.
O desportista que tinha 64 anos foi internado na semana passada após sofrer complicações em razão da diabetes.
Gremista de coração, Antônio Facin deixa um legado no futebol douradense, em especial a frente da equipe do Santo Antônio F.C do Distrito de Picadinha.
Na Picadinha atuando como diretor de esportes do Santo Antônio, Antônio Facin sempre esteve envolvido no tradicional torneio de futebol suíço que era realizado pelos membros do clube da comunidade.
Antônio Facin também atuou na diretoria da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) quando ainda Mário Lúcio da Silva, o “Manteiga” (in memorian) era o presidente da entidade.
Aos familiares e amigos de Antônio Facin como o titular da coluna manifesta aqui o conforto espiritual para todos e que Deus o acolha em sua morada com os seus braços bem aberto...!
Bola cheia...! E vem aí a maior competição de futebol amador da região sul do estado, em sua 21ª edição.
Para a competição que é realizada pela LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores), que atualmente está sob o comando do desportista Eurides Castilho, o “Tubaína” restam poucas vagas para atingir o número máximo de equipes.
A competição que está prevista para começar no fim deste mês terá o seu Congresso Técnico no dia 18 nas dependências da lanchonete do lendário estádio Napoleão Francisco de Souza.
Com 18 equipes já pre confirmadas, a competição o total de 20 em busca do título e da premiação máxima em dinheiro.
Já estão inscritas, o atual campeão Inter Flórida, Brasil, C.A Dallas, DS/Ubiratan, Meninos de Vila, São Pedro. Instituto AEFA, Luster’s, Marília, Misto Indígena, Nova Dourados, Ubiratan, Clímax, Aldeia Tey Kuê de Caarapó, Atlético Maracaju, Real Cachoeirinha, Real Oviedo de Rio Brilhante, U.N.D de Douradina.
“Tubaína” afirma que nenhuma equipe tem vaga assegurada, porém a preferência da inscrição é de quem fazer o pagamento primeiro da inscrição que é de mil e 200 reais.
Já a premiação está prevista em 12 mil e 200 reais e os tradicionais troféus os três primeiros colocados.
O campeão levará sete mil reais, o vice quatro e o terceiro mil e 200 reais enquanto o goleiro menos vazado e o artilheiro serão premiados somente com troféus.
Para maiores informações sobre as inscrições das equipes, os interessados poderão manter contato com o “Tubaína” por meio do telefone (67) 9-9941-6341 –
Bola cheia...! O gestor de futebol Tony Montalvão afirma que está correndo atrás das documentações necessárias para transformar em SAF (Sociedade Anônima de Futebol) o C.D 7 de Setembro de Dourados.
O gestor disse que concluída os transmites legais para a transição ainda a ser aprovado para que o 7 de Setembro passe a ser sociedade anônima, até a próxima terça-feira (15/04) deverá haver a votação para o futuro presidente, porém para isso ocorrer será decidido entre o grupo que deverá assumir o comando do clube.
Tony Montalvão assegura que não deverá ser candidato ao cargo que ocupa há anos caso o clube venha a ser transformado em SAF como foi no caso do hoje Portuguesa/Pantanal SAF da capital.
Vale lembrar que foi com ele como presidente que o 7 de Setembro em 2016 conquistou o último estadual profissional por Dourados.
Na oportunidade o clube venceu na final o ex-todo poderoso Comercial em confronto de ida em Dourados e na volta na capital pelos placares de 2 a 1 e 2 a 0 respectivamente.
Bola cheia...! E o O.A.C (Operário Atlético Clube) sob o comando do presidente Giovani Marques após uma estádia com muito sucesso representado em competições estaduais a cidade de Caarapó, inclusive com o título de campeão do estadual Sub-20, está de volta a Dourados.
Informações constam que a diretoria do “tigre de bengala” já está em negociação com um grupo de empresários para fazer uma parceria para disputar o Sub-20 deste ano. Também consta que não está descartada a volta do clube a 2ª divisão do futebol profissional...! Uma coisa é certa...!
Com a volta do O.A.C ao futebol do Sub-20 e provavelmente no profissional, espera-se que assim como ocorreu em Caarapó, que os seus torcedores douradenses venham a prestigiar a equipe nos jogos que serão provavelmente realizados no hoje “judiado” estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” ou no lendário Napoleão Francisco de Souza...!
Bola cheia...! Com certeza ela vai para o técnico Douglas Ricardo, do Ivinhema Futebol Clube, que junto com seu auxiliar Alex Cruz e com um recurso enxuto conquistou no domingo passado o título de vice-campeão. Campeão da série “B” com o Naviraiense e com o vice com o “azulão do vale”, Douglas Ricardo foi eleito pela crônica esportiva do MS como o melhor técnico da competição...! Parabéns então a Douglas Ricardo e a todos da sua equipe pela brilhante campanha que vai levar no ano que vem com a Copa do Brasil o nome da cidade mais uma vez em uma competição nacional...!
Bem, por hoje é somente isso meu povo! Que possamos ter um excelente final de semana, com muita paz e luz...! A coluna volta agora na próxima terça-feira meu povo amigo...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)