terça, 09 de agosto de 2022
Dourados
16°max
12°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Eleições na Leda e retorno do SEN à elite do futebol sul-mato-grossense

28 dezembro 2021 - 00h02

Bola murcha...! Quando se diz que política e futebol caminham juntos, o que para mim é uma bola murcha, não se trata de ter nenhuma dúvida disso, basta avaliar a eleição da última quinta-feira no bar da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores).

Na oportunidade percebi que ali havia três grupos políticos acompanhando o embate entre os candidatos a assumir a presidência da entidade maior do interior do futebol sul-mato-grossense, sendo eles, pela reeleição Eurides Castilho, o “Tubaína”, José Vilhalba, o “Zezinho” e por fim, Emerson Diniz, o “Nego”.

“Nego” vale ressaltar antes de se colocar como um dos candidatos, foi vice-presidente da LEDA junto com “Tubaína”.

Ele não votou nele, e conferiu a sua “preferência” para “Zezinho” e saiu com zero voto.

“Zezinho” conquistou o surpreendente voto de Joaquim Soares, presidente do Ubiratan Esporte Clube, e com quatro votos a três levou o direito de comandar o destino da liga de 2022 a 2025.

Com relação a eleição, os discursos foram semelhantes, que seria o de fortalecer a entidade, agora resta pagar para ver se  “Zezinho” irá realmente fazer o que prometeu.

O editor da coluna no local e horário da votação, que inclusive fez os sorteios das ordens de votações, constatou que nenhuma das três chapas inscritas apresentaram as pessoas que fariam parte delas, como por exemplo, dos vices, somente um apareceu no pleito.

Não apresentaram quem faria parte do conselho fiscal, deliberativo, suplentes, assessoria e o principal que é o tesoureiro. Sabe-se lá quem vai fazer parte da chapa do  “Zezinho”, em especial, quem comandará o cobiçado bar da LEDA nos próximos quatro anos...!

Mas tudo bem...! Percebe-se que por trás desta eleição teve-se o início da campanha do ano que vem quando serão eleitos o futuro governador; deputados federais e estaduais e também senador.

Independente disso, esperamos realmente ver uma liga forte, reconhecida pela FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) que não é há anos; a construção de uma secretaria para poder realizar os trabalhos burocráticos e receber as autoridades políticas entre outras; a construção com certeza mais do que necessária dos vestiários dos árbitros entre outros investimentos, e o melhor, o recadastramento e legalizações de novos clubes amadores, pois com a história que tem a LEDA não pode ter apenas nove clubes filiados, dos quais dois por ilegalidades não podem participar de uma eleição como esta que ocorreu na noite de quinta-feira passada sobre clara evidência de que por trás delas teve sim, o envolvimento de políticos por traz de todos os três candidatos.

“Beberam” o “Tubaína” numa boa em jogada de “bastidores” e agora é torcer para que o “Zezinho” e seu vice-presidente, ex-jogador profissional e diretor de uma entidade escolar federal, Jozimar Crespan,  não deixam a história da grandeza da LEDA, leia-se estádio Napoleão Francisco de Souza, morrer...!

A eles boa sorte e que juntos com a sua futura diretoria possam fazer com que o futebol amador douradense por meio da LEDA cresça de fato e não como contos de fadas...!

Há, e que os políticos que estiveram por trás deste pleito, possam também colaborar com a futura administração para o bem do mais histórico espaço esportivo do interior do Mato Grosso do Sul, inclusive, dando suporte para que a futura administração possa investir não somente no futebol, pois a LEDA tem (ou tinha) em seu estatuto, a obrigatoriedade de fazer realização de provas no atletismo, e ciclismo, boxe, basquetebol, futsal entre outras modalidades amadoras, bem como a de investir em categorias de bases...!          

Bola cheia...! A bola vai para o retorno do SEN (Sociedade Esportiva Naviraiense) para a primeira divisão do futebol profissional sul-mato-grossense.

O “jacaré do Cone Sul” promete vim com tudo em 2022 e se isso acontecer, ganha o interior do MS. Outra equipe que deverá estar em cena será o Coxim, mais para isso terá de esperar a decisão do STJ/MS (Superior Tribunal de Justiça do MS) que ainda não julgou o cai-cai ocorrido quando do jogo contra o CEN em Naviraí.

Bola murcha...! A bola vai para a ausência do URSO (União Recreativo Social) de Mundo Novo que não participou da segunda divisão.

Tendo como prefeito Valdomiro Sobrinho, o seu criador, o URSO desde quando caiu para a segunda divisão há cerca de seis anos, não mais se levantou.

Era de se esperar que Valdomiro Sobrinho como criador da equipe que fez história no futebol, pudesse dar uma força para que a equipe voltasse aos gramados.

Bola cheia...! A bola vai para a galera do Inter Flórida que fez uma grande festa de confraternização de Natal na região do Grande Flórida.

A diretoria da equipe e colaboradores fizeram um torneio dentro do projeto Bate-Bola e distribuíram prêmios e cestas básicas a muitas pessoas que estavam no local.

De parabéns a todos pela iniciativa...!

Bola cheia...! A Copa São Paulo de futebol júnior vai começar e o Mato Grosso do Sul tem dois representantes, que são o União / ABC de Campo Grande e o Aquidauanense.

O União / ABC está no grupo 9 enquanto o Aquidauanense no 2.

Bola cheia...! o bola vai para o ex-treinador e campeão pelo Ubiratan Ney César. O “professor” como é chamado pelos jogadores conquistou o título da segunda divisão do campeonato tocantinense de forma inédita. Além do título, Ney César foi eleito o melhor técnico da competição assim como teve seu goleiro o menos vazado e um dos seus jogadores como artilheiro.

Por hoje é só, mas volto meu povo! Boa leitura e Fé em Deus sempre minha gente...!

 

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)           

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estadual de 2023 pode ter desistência de dois clubes

Futebol amador dita o final de semana esportivo em Dourados

Com casa cheia, amadorzão da Leda precisa de atenção da segurança pública

Além do futebol profissional, MT 'dá banho' em MS no investimento de ligas amadoras

Espaço ocupado por tradicional estádio de MS pode ser vendido

Mais Lidas

BR-376

Lutador de MMA douradense é preso com mais de 40 quilos de cocaína

TRAPALHADA

Ladrão esquece mochila aberta e dinheiro roubado voa durante fuga

Adolescente fica gravemente ferido após caminhonete capotar na MS-141

COXIM

Casal de idosos foi morto por menores que levaram R$ 20