Bola murcha...! Um “mixaria” é o valor de 215 mil reais mensais a ser pago pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), fora outras regalias com certeza, a todos os presidentes de federações de futebol brasileiro, é mole...!
Agora está mais do que explicado a grande briga para conquistar o cargo de presidente de uma das mais falidas do futebol brasileiro, que é a FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), que tem eleição marcada para hoje com seis chapas inscritas para concorrer.
A entidade que atualmente está interinamente por determinação da toda poderosa CBF, sob o comando do ex-presidente do O.F.C (Operário Futebol Clube) Estevão Petrallás que dentro em breve, com o aval da maioria dos presidentes dos clubes e de ligas de futebol amadoras, vai se consolidar oficialmente no cargo sabe-se até quando, após a destituição de Francisco Cezário de Oliveira, que foi preso pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) no ano passado, acusado de ser o líder de um grupo que causou um prejuízo de quase dez milhões de reais a entidade que por quase 30 anos comandou.
O absurdo desta quantia de salário a ser pago pela CBF deve-se a uma determinação do presidente Ednaldo Rodrigues, recém reeleito para o cargo na bilionária entidade máxima do futebol brasileiro.
A CBF conforme às informações da conceituada Revista Piauí concedeu um reajuste aos presidentes de federações estaduais, passando de 50 mil para 215 mil reais, o que daria 330% após a reeleição dele para presidente da entidade.
Ednaldo Rodrigues, que foi candidato único foi reeleito no dia 24 último para comandar por mais quatro anos a CBF, recebeu 100% dos votos das federações estaduais e dos clubes das séries “A” e “B” do país e que representam o colégio eleitoral.
Vale lembrar que o ex-jogador Ronaldo Nazário, o ídolo mundial “Ronaldo fenômeno” chegou a anunciar a intenção de ser candidato à presidência da entidade, porém dias antes da eleição retirou a sua candidatura sob justificativa da falta de apoio por parte dos presidentes das federações estaduais, que sequer o receberam para ouvir suas propostas.
Para lançar uma candidatura a CBF seria necessário contar com pelo menos quatro federações e quatro clubes das séries “A” e “B”, porém todos os presidentes, inclusive Estevão Petrallás, do MS, deram as costas ao ex-jogador.
Ednaldo Rodrigues que ainda cumpre o seu primeiro mandato como presidente até março do ano que vem, com essa manobra de antecipar as eleições e sendo candidato único, convocou as eleições um ano antes e após ser por unanimidade reeleito, vai comandar a CBF até 2030, enquanto os presidentes que o elegeram estarão “mamando nas tetas gordas” da CBF após serem agraciados com um “misero” 215 mil mensais, valor esse que sem dúvida alguma é maior que o do Presidente da República, é mole...!
Bola cheia...! E não deu para os “guerreiros” do Ivinhema Futebol Clube faturar na tarde/noite deste domingo último, o tão sonhado título de campeão do hoje nosso pobre futebol profissional do Mato Grosso do Sul.
Com um orçamento enxuto para participar do campeonato, diga-se de passagem, esse é o segundo título que o “azulão do vale” e o técnico Douglas Ricardo deixam escapar dentro de seus domínios, mais valeu pela luta de estar na final e com isso voltar a uma disputa de uma competição nacional.
O primeiro foi em 2009, ao perder em casa para o Naviraiense...!
A equipe do “azulão do vale” sob o comando de Douglas Ricardo e do seu fiel auxiliar Alex Cruz perdeu o título ao cair de novo por um a zero em pleno superlotado estádio Luiz Saraiva Vieira, o “Saraivão” para o ex-todo poderoso à nível nacional O.F.C (Operário Futebol Clube).
Com o título, o “galo da capital” conquista o segundo consecutivo, já que no ano passado passou por cima do DAC (Dourados Atlético Clube).
Na decisão a equipe da capital com gol do lateral João Vilela ainda no primeiro tempo voltou a vencer o Ivinhema por um a zero, e com isso leva para a sua galeria o 14º título regional da sua história.
Vale lembrar que no segundo tempo o goleiro Elisson, que realizou pelo menos três grandes defesas, inclusive defendeu um pênalti, garantiu a vantagem.
Campeão e garantido para mais uma temporada com calendário cheio para o ano que vem, o “galo” que assim como o Ivinhema está na Copa do Brasil de 2026, vai também voltar a jogar a Copa Verde e a série D do Campeonato Brasileiro.
O “galo” não vai comemorar o título deste ano, pois no fim de semana próximo estreia no Brasileiro da série “D” contra o Cianorte, do Paraná, fora de casa.
O único fator negativo da final foi o registro já nos minutos finais do confronto, uma confusão generalizada que resultou em expulsões dos dois lados, o que é lamentável.
Bola cheia...! Ela vai para a equipe de arbitragem que atuaram nesta tarde/noite no estádio Luiz Saraiva Vieira, o “Saraivão”.
Como árbitro central, Paulo Henrique Vollkopf comandou o jogo com uma excelente atuação, assim como os seus assistentes Eduardo Gonçalves da Cruz e Diego dos Santos Ruberdo. Também fizeram parte da grande decisão os árbitros reservas Renan Machado de Freitas Lima e Karina Carvalho Rocha.
Bola cheia...! Que coisa linda, maravilhosa a bem da verdade...!
A FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) após ficar “sepultada” por quatro anos na administração passada, volta com tudo com a atual sob o comando do desportista e diretor/presidente Salim Raidan Neto, ao anunciar que está selecionando parceiros e o calendário esportivo deste ano.
A prefeitura por meio da FUNED lançou edital de chamamento público para a transferência de recursos financeiros à OSC (Organização da Sociedade Civil), sem fins lucrativos, qualificada, que possua experiência comprovada na gestão de eventos esportivos, para a administração eficiente e eficaz de eventos que atenda a esses objetivos. Para maiores informações sobre como participar das parcerias, os interessados poderão manter contato com a autarquia municipal de esportes.
Salim Raidan Considera que a parceria com as OSCs fortalece o relacionamento com a sociedade civil organizada, ampliando o acesso à prática esportiva e criando oportunidades para o desenvolvimento de projetos sociais que beneficiem a população em diversos aspectos, como saúde, bem-estar, educação e cidadania.
Com relação ao calendário de eventos da FUNED, já está marcada a Corrida do Trabalhador, para o dia 1º de maio, com medalha de participação e premiação individual masculino, feminino, infantil e PCD.
Também está confirmada a realização do Campeonato Interdistrital, com início partir de 7 de julho e a grande final no dia 20 de dezembro, aniversário da cidade e com a entrega das premiações aos três primeiros colocados e goleiro e artilheiro da competição.
A FUNED também estará a frente da seletiva 2026 para os JED (Jogos Escolares de Dourados) de 12 a 14 ano, com início em 4 de agosto e final em 30 de outubro, com a entrega da premiação individual das modalidades e categorias.
Também haverá a seletiva 2026 do JOJUD (Jogos da Juventude de Dourados) 15 a 17 anos, com início em 4 de agosto a final em 30 de outubro com a entrega da premiação individual e coletiva nas modalidades e categorias.
A FUNED também vai realizar o JADS (Jogos Abertos de Dourados), de 11 de agosto a 25 de novembro, com premiação individual e coletiva NAS modalidades e categorias.
A autarquia vai também promover o torneio Inter Escolinhas dela nos dias 13, 20 e 27 de setembro, com premiação individual e coletiva.
Para o dia 5 de outubro a FUNED vai realizar a Corrida Rosa, com medalhas de participações e premiações individuais por categoria geral, feminino, infantil e PCD e no dia 26 do mesmo mês a Corrida do Servidor Público, com premiações em medalhas individuais também nas categorias geral, feminino, infantil e PCD.
Finalizando, para o dia 28 de outubro, a FUNED marca em seu calendário a realização dos Jogos do Servidor, com premiação individual para as modalidade e categoria.
Bola mucha...! Por falar -ou seria escrever- em Ronaldo Nazário, o “Ronaldo fenômeno”, aqui pelas bandas do MS, em especial em Dourados está surgindo um “genérico” dele, que é Marcos Araújo, presidente do DAC (Dourados Atlético Clube).
Segundo consta, “Marquinhos” para os íntimos montou uma chapa para bater de frente com Estevão Petrallás, que é o atual presidente interino da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), porém acreditamos que ele vai dar com os burros n´água, com certeza.
“Marquinhos” deve entender que o “esperto” Estevão Petrallás que já está com o seu grupo comandando interinamente a há anos falida e estuprada FFMS, além de contar com as bênçãos do seu principal padrinho, Ednaldo Rodrigues, recém reeleito presidente da poderosa CBF até 2030, para se manter efetivo no cargo na eleição que vem vindo aí para substituir o deposto Francisco Cezário de Oliveira, goza do prestigio do Governo do Estado, leia-se diretor/presidente da FUNDESPORTE (Fundação de Esporte e Lazer do Mato Grosso do Sul) Paulo Ricardo Martins Nuñez, Marcelo Miranda entre outros, claro, da maioria dos presidentes de clubes e de ligas amadoras.
Portanto “Marquinhos”, acreditamos que você está enxugando gelo com essa sua pretensão...! Larga mão dessa sua ideia de querer ser presidente da FFMS, pois ninguém vai tirar o cargo de Estevão Petrallás, pois neste tempo que ele está na interinidade, com certeza já passou o “melzinho na chupeta” da maioria dos presidentes de clubes e ligas amadoras que possuem direito a votos, para nele é claro, votarem...! “Marquinhos” dá uma de “Ronaldo fenômeno” camarada, desista dessa sua pretensão em querer comandar a FFMS, pois é mais do que certo que Estevão Petrallás vai com esses apoios que “amarrou, e ainda vem amarrando até a data da eleição” se manter no poder que a CBF lhe deu, disso não tenho dúvida alguma...!
Bola cheia...! E o gestor de futebol e presidente do C.D 7 de Setembro, Tony Montalvão disse a coluna que o ex-jogador de futebol Otacílio Neto, que inclusive jogou no “curingão” e em diversos clubes, inclusive no próprio 7 vai assumir o cargo de gerente do clube douradense. É aguardar para ver a data em que o ex-jogador vai assumir o cargo...!
Bola cheia...! Famílias em peso, inclusive avós e avôs, arquibancada cheia e em torno dos alambrados também na manhã do último sábado para assistir e torcer para o O.A.C (Operário Atlético Clube) / Escolinha Flamengo e DS/Ubiratan Esporte Clube pelo Estadual Sub-13.
No confronto do clássico, um empate em um a um e o melhor, a satisfação dos familiares em ver os garotos correndo atrás da bola, foi top de linha, se foi.
Pelo lado do “tigre de bengala” marcou presença o presidente do clube Giovani Marques e parte de sua diretoria, enquanto pelo lado do “leão banguela”, ninguém da diretoria, o que é lamentável não é mesmo presidente Joaquim Soares...!
Bem, por hoje é somente isso meu povo! Que possamos ter uma excelente semana, com muita paz e luz...! A coluna volta agora na sexta-feira próxima meu povo amigo...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)