domingo, 21 de abril de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Enfoque Eleitoral

Noemir Felipetto

Eleição deste ano deverá ter menos postulantes ao Legislativo

18 março 2024 - 00h03

Nova regra

As eleições deste ano deverão ter menos candidatos ao legislativo. Explico: em 2020 cada partido ou federação poderia lançar o número de vagas existentes mais 50%. Agora a regra mudou. A conta é o número de vagas mais um. A medida deverá reduzir consideravelmente a quantidade de postulantes.

Explicando melhor

Pegando Dourados como exemplo, em 2020 cada legenda poderia lançar até 29 nomes, visto as 19 cadeiras. Agora mesmo com o aumento para 21 vagas, o limite será de 22 nomes. Em 2020 foram 349 postulantes.

Gênero

Só lembrando que está valendo a regra do mínimo 30% e máximo 70% para cada gênero. Partindo-se dessa premissa, em Dourados o mínimo será de 7 e o máximo de 15. 

Filiação partidária

Quem busca se candidatar a vereador, prefeito ou vice-prefeito deve estar ciente de prazos importantes, já estipulados pela Justiça Eleitoral. Dentre os requisitos, o pretendente tem que estar filiado a um partido político até 06 de abril deste ano.

E o que mais?

Ser brasileiro nato ou naturalizado, ser eleitor onde pretende concorrer, não estar condenado por sentença criminal transitado em julgado ou por improbidade administrativa. Ainda ter idade mínima para poder concorrer, 18 anos para vereador e 21 para prefeito ou vice-prefeito.

Pré-candidatos a todo vapor

Andando pelas ruas, em conversas informais ou mesmo em redes sociais, verifica-se muita gente dando as caras. Estamos na pré-campanha, que basicamente não pode envolver pedido explícito de voto.

Mas o que pode então?

Fazer menção à pretensa candidatura e exaltação das qualidades pessoais. Ainda os pretendentes podem participar de encontros, seminários ou congressos. Ainda quem já é vereador pode divulgar seus atos parlamentares, dentre outros.

Mas o que não pode então?

Considera-se propaganda eleitoral antecipada passível de multa aquela divulgada extemporaneamente que contenha pedido explícito de voto ou que veicule conteúdo eleitoral em local vedado ou por meio, forma ou instrumento não permitido no período de campanha.

Impulsionamento em rede social

O impulsionamento de conteúdo político-eleitoral é permitido durante a pré-campanha, nos mesmos termos da campanha, que começa dia 16 de agosto, desde que não haja pedido explícito de votos e seja respeitada a moderação de gastos.

Pedro Pedrossian, o tocador de obras

De perfil arrojado, Pedro Pedrossian foi governador por três vezes. Em 1965 pelo Mato Grosso. Em 1980, renunciou ao mandato de senador para assumir o cargo de governador de Mato Grosso Sul, nomeado pelo ex-presidente João Figueiredo. Em 15 de março de 1991 assumiu novamente o comando do Estado. Sua trajetória foi marcada pela busca incessante da transformação, com administrações voltadas para execução de grandes projetos estruturais, rasgando estradas e, ao mesmo tempo, edificando obras que romperam o tempo e integram hoje patrimônio do povo sul-mato-grossense. O Parque dos Poderes, sede administrativa do Governo de MS é uma de suas maiores marcas.

Essa hoje podemos contar

O folclórico Luiz Gonzaga Prata Braga, que era por muitos chamado de louco,  foi prefeito por duas vezes de Maracaju. No segundo mandato, entre os anos de 1989 a 1992, foi a Campo Grande, em busca de uma audiência com o então governador Pedro Pedrossian. Na governadoria, esperou a tarde toda. Lá pelas 18h a secretária do gabinete foi categórica: “prefeito, o dr. Pedro teve um compromisso urgente a cumprir e o atenderá em outra oportunidade”, pedindo que o mesmo fosse embora da Governadoria. Com seu jeito direto de nordestino foi categórico: “fica tranquila moça, esse sofá aqui é muito bom. E como não está frio, vou dormir por aqui mesmo. Amanhã então serei o primeiro a ser atendido. Moral da história: o govenador deu um jeito na agenda e atendeu Prata naquele fim de tarde. 

Frase da semana
“Escolher o adversário às vezes é muito mais importante que escolher o aliado”
Tancredo Neves

Colaborou Kathryn Nogueira Dias
Dicas e sugestões: (67) 99971-7533 (Fone/Whatsapp)
Email: nfelipetto@uol.com.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

Só em maio TSE informará o número de eleitores de cada município

Servidores que pretendem se candidatar devem estar atentos aos prazos de afastamentos

Vereadores têm até sexta-feira para trocarem de partido

O cuidado que dirigentes partidários terão com possíveis fraudes a cota de gênero

Eleição deste ano deverá ter menos postulantes ao Legislativo

Mais Lidas

COTAÇÃO

Soja segue em destaque no mercado do agro em Dourados, confira cotação

DOURADOS

Jovem morre a caminho de hospital após ser atingido por facada no abdômen

DOURADOS

Justiça manda arquivar processo de improbidade contra envolvidos na Operação Pregão

DOURADOS 

Jovem é estuprada após ser abordada por desconhecido em Saveiro branco