segunda, 04 de julho de 2022
Dourados
32°max
15°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

É preciso um grupo forte para assumir a FFMS e devolver o status do futebol de MS

10 junho 2022 - 00h02

Bola murcha...! Referente a reeleição -mais uma vez- de Francisco Cezário de Oliveira para comandar por mais três anos a “pífia”  FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) que é a principal entidade esportiva do Estado, entendemos que ele não tem nenhuma culpa neste processo eleitoral na qual está há mais de 24 anos no comando...!

Colocada entre as piores federações do país segundo balanço da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), se não me engano, está na última colocação no cenário nacional, o futebol profissional sul-mato-grossense precisa urgentemente ser revisto para que possa voltar a estar entre as seis federadas que esteve nas décadas dos anos 70 e parte de 80...!

Na década de 70, por exemplo, havia grandes competições nos dois semestres, e o melhor, o então glorioso Operário Futebol Clube e o Comercial Esporte Clube, ambos de Campo Grande, eram equipes temidas pelos maiores clubes do país, como é hoje o Cuiabá no Brasileirão desde quando a equipe subiu para a primeira divisão nacional há dois anos atrás...!

O “galo da capital” por exemplo em 77 sob o comando do falecido e ex-goleiro da seleção nacional Carlos Castilho, conquistou um honroso terceiro lugar no brasileirão e também a Copa de Prata um ano depois...!

Castilho como era conhecido, suicidou-se em São Cristovão, seu bairro de origem no Rio de Janeiro, o que foi uma grande perda  para a história do futebol nacional...!      

Vale lembrar que nas décadas de 80 e 90 no interior do MS o hoje clube licenciado  Ubiratan Esporte Clube e o extinto CAD (Clube Atlético Douradense) disputaram a série “B” do Brasileirão e também a Copa do Brasil, assim como o Naviraiense; o Misto de Três Lagoas; o também extinto CENE (Clube Esportivo Nova Esperança); o Corumbaense e o Pontaporanense...!  

O problema da FFMS não é a bem da verdade somente da pessoa de Francisco Cezário, que por duas vezes foi prefeito de Rio Negro e é descaradamente “operariano da capital de carteirinha”, mais sim, da falta de um grupo forte -ou seria de renovação- que possa concorrer com ele em um pleito, e com propostas concretas que possam reconduzir o futebol profissional do MS a posição que nunca poderia deixar de sair, que sempre esteve -e era para estar-  entre as seis federações esportivas mais forte do país...!

 Saindo -ou tirando- Francisco Cezário, que sempre esteve ligado a maior cúpula da presidência da CBF, quem teria no dia de hoje condições para tocar a FFMS...?

Até o momento não enxergamos nenhum nome na frente que possa tira-lo deste poder, daí entender o do porquê que ele deita e rola sempre quando tem uma eleição para sucede-lo, pois Francisco Cezário sabe como ninguém que tem as ligas de futebol amador e alguns dirigentes de clubes profissionais nas mãos, e lá vamos nós aguenta-los por mais três anos no comando da “fracassada e lamentavelmente” maior entidade esportiva do MS e que suja uma luz aí para mudar esta história, porém, somente daqui à três anos quando ele -se não morrer- estará completando 27 anos de poder a frente desta entidade esportiva que infelizmente está em último lugar entre todas as federações esportivas do futebol tanto amador como profissional...! Não custa nada lembrar que tínhamos duas vagas para a Copa do Brasil, e agora graças a sua colocação no ranking nacional temos apenas uma, além de uma na série “D” e outra na Copa Verde que ainda não foi confirmada o seu inicio...!   

Bola cheia...! A bola graças a Deus e aos médicos e grupo de enfermeiros que estão conseguindo tirar o grande profissional em educação física e mestre Rubens Hissao Minagutti, o professor “Bim” da UTI (Unidade de Tratamento Intensiva)...!

Depois de vinte dias entubado e com risco de morte, “Bim” de acordo com último boletim médico -quarta-feira- foi desentubado e ontem estava previsto o seu encaminhamento para um apartamento para se restabelecer...!

Que Deus dê força para que a equipe médica e seus auxiliares possa vencer esta batalha doentia que está tentando tirar a vida desta pessoa maravilhosa que tanto fez -e faz- pelo esporte douradense...!

Bola cheia...! A bola vai para um grupo de desportistas que estão se reunindo para fortalecer o futebol da região do distrito de Indápolis.

Outrora forte com as equipes do Colonial e da rapaziada da colônia do Zanatta, um dos distritos mais fortes no futebol amador de Dourados nos últimos anos vem amargando grandes resultados negativos devido a falta de renovação de jogadores tanto naquela região como os que vinham de fora para reforçar as duas equipes.

Daí a informação de que tem um grupo que estão se movendo para resgatar o futebol daquele importante distrito para que as equipes voltem com força para o cenário do futebol amador...!

Torcemos para que isso ocorra, pois esporte é fundamental em qualquer esfera do ser humano, seja lá qual for a modalidade...! Uma coisa é certa: Tanto o Colonial como o Zanatta sempre tiveram grandes equipes e conquistaram grandes títulos...! Para se ter uma ideia, o Colonial é um clube que em termos de idade de sua criação, somente perde para o Ubiratan Esporte Clube, que surgiu em 05 de fevereiro de 1.947...!

Bola murcha...! Pelo andar da carruagem entendemos que está havendo um complô para derrubar os técnicos portugueses que atuam nos clubes brasileiros...!

Tanto o Flamengo como o Corinthians levaram piabas neste meio de semana pelo brasileirão para equipes bem inferiores...!

O técnico do “urubu” Paulo Souza com certeza foi demitido da equipe após derrota para o Bragantino enquanto o do “timão” Vítor Pereira já está na corda bamba após derrota contra o Cuiabá...!

Além deles, outro que deve estar sendo fritado é o argentino Antônio Morramed, “el turco” do Atlético Mineiro, após derrota nesta quarta-feira após derrota para o Fluminense...!

Bola cheia...! A bola está indo para o desenrolar da Copa Integração na categoria Sub-15...! De acordo com informações, mais de 40 equipes, a maioria de escolinhas de futebol no MS estariam se prontificando para dela participar...!

Se for verdade essa informação que contará com o apoio da Liga do Futebol Amador da capital, com certeza quem ganha é a “garotada” que estará dela participando...! Que assim seja para o bem do nosso pobre futebol sul-mato-grossense...!

Bola murcha...! A coluna ficou sabendo que existe -ainda- uma liminar já em juízo para ser analisada pela Justiça para defenestrar a reeleição da atual direção da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores)...!

A quem será interessa essa briga pelo direito de comandar a liga, heim...???

Por falar em LEDA, neste sábado e no domingo terão mais jogos pelo sub-17 e pelo Amadorzão.

Com certeza nos dois dias previstos com chuvas e frio teremos  mesmo assim novamente a casa cheia, e viva o futebol douradense...!

Por hoje é só meu povo...! “Que seja feita a vontade de Deus, e não a nossa...! Feliz final de semana, e que ele, Deus, nos proteja hoje e sempre minha gente amiga...! Fui...!

 

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicado dos Jornalistas da Grande Dourados)         

Deixe seu Comentário

Leia Também

Enquanto amador prospera, futebol profissional segue em baixa em Dourados

Vila Olímpica Indígena continua abandonada pelo poder público

Se dentro das quatro linhas o futebol de MS não é lembrado, fora delas a arbitragem se destaca

'Amadorzão' esquenta na Leda com goleada no final de semana

FFMS mantém silêncio em relação a denúncia de suposta 'venda de resultados'

Mais Lidas

DOURADOS

Idosa cai em golpe do falso sequestro, mas polícia consegue impedir transferência bancária

DOURADOS

Drogado, homem acaba preso após agredir filha e esposa

REGIÃO

Droga apreendida em veículo que capotou é avaliada em 1,5 milhão

RIO BRILHANTE

Caso de homem encontrado morto dentro de residência é investigado