Bola murcha...! No futebol entre as quatro linhas quer seja no amador ou no profissional tudo é possível quando se trata de reverter um resultado em uma fase de mata a mata por exemplo, todavia, no caso do CREC (Costa Rica Esporte Clube), da cidade do mesmo nome e único clube representando o Mato Grosso do Sul na série “D” do Brasileiro deste ano acreditamos que a vaca foi pro brejo com corda e tudo.
A “Cobra do Norte” que havia se classificado para a segunda fase desta competição nacional recebeu em seu estádio, o Laerte Paes Coelho, o “Laertão” na tarde deste domingo o Cianorte, do Paraná e saiu de campo com um placar desfavorável ao perder por três a um em jogo de ida.
Na volta em jogo marcado para o próximo domingo, as duas equipes voltam a entrar em campo na cidade paranaense com a equipe sul-mato-grossense indo em busca de um milagre, que é se classificar dentro do estádio “alçapão” Olímpico Albino Turbay, o que sejamos sinceros, é uma missão quase que impossível, mas como em futebol tudo é possível, não custa nada a equipe do técnico Rogério Henrique ainda sonhar com tal façanha.
Uma coisa é certa: O Costa Rica fez bem a sua parte na fase de classificação, porém na mata a mata teve pela frente logo o Cianorte, que embora seja um clube modesto do interior do Paraná, há pelo menos cinco anos figura entre as seis maiores forças do futebol paranaense, vindo atrás somente do Athético Paranaense; Coritiba; Londrina; Operário Ferroviário de Ponta Grossa e o Clube Cascavel da cidade do mesmo nome.
Os três a um levado em casa faz com que a equipe do Costa Rica vá até Cianorte em busca de um milagre, como no futebol milagres acontecem, quem sabe seja agora a vez da equipe sul-mato-grossense receber um deles, e aí sim dar prosseguimento na competição nacional.
É esperar chegar os finais dos 90 minutos no jogo de ida na cidade paranaense para se saber se milagre existe mesmo no futebol, pois por enquanto, a equipe do Cianorte está com todas as chances nas mãos de passar para a próxima fase, e ao Costa Rica resta se satisfazer com a belíssima digamos assim a participação que teve nesta tão difícil competição nacional. Resta ao CREC começar tudo de novo no ano que vem para então voltar a disputar mais uma edição da série “D” do brasileiro.
Bola murcha...! A julgar pelos postulantes ao cargo de prefeito nas eleições de outubro em Dourados, pelo menos até o momento não se tem de nenhum deles promessas de investimentos e melhorias no majestoso -e maior patrimônio do município- estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”. Entre as melhorias no estádio e cobrada há mais de dez anos inclusive por representantes do MPE (Ministério Público Estadual), estão o ponto final da existência de vidros nas portas e janelas; tapamento do fosso e principalmente as trocas das hoje velhas, enferrujadas e a maioria entortadas e soltas cadeiras da arquibancada coberta entre outras melhorias.
Também falta na majestosa e abandonada maior praça esportiva para a prática do futebol quer seja amador ou profissional e até mesmo para a realização de grandes shows e eventos culturais, a recolocação das fiações para que as torres de iluminações que foram furtadas voltem a funcionar, porém este último item até agora não foram pelo que se saiba, restabelecidas.
Vale lembrar que a Copa do Brasil de 2025 mansamente vem se aproximando e o estádio deverá servir de palco para o confronto do DAC (Dourados Atlético Clube) e seu futuro adversário na maior e mais democrática competição nacional. Como lembramos, até o momento não se vê por parte de nenhum postulante ao cargo de prefeito e até mesmo para a Câmara Municipal ninguém se manifestando para ir em busca de melhorias para o estádio que repetimos, é hoje com certeza o maior patrimônio público do município, o que é uma pena...!
Bola cheia...! E as semifinais do Estadual Sub-20 foram definidas, com um confronto com gosto de revanche.
Nos confrontos, duas equipes tradicionais na categoria de bases de Campo Grande, uma delas estará em busca do seu sexto título consecutivo enquanto outras duas são região da Grande Dourados.
Em um dos confrontos, o E.C Comercial que hoje no profissional desfilará na segunda divisão este ano, fará às 15 horas de domingo, dia 4/8 contra o DAC (Dourados Atlético Clube) no estádio “Olho do Furacão” em Campo Grande em jogo de ida e decidirá o seu futuro na competição no jogo de volta no estádio “Douradão” no dia 10.
Antes porém às 15 horas do sábado, 03/08, no outro confronto, este com gosto de revanche, o maior campeão da história da competição, o União/ABC vai ter pela frente o O.A.C (Operário Atlético Caarapoense) também no estádio “Olho do Furacão” e depois as duas equipes decidirão o futuro delas no estádio “Carecão” em Caarapó também no dia 10, nos mesmos horários.
Vale lembrar que o O.A.C foi eliminado nas semifinais do ano passado pelo União/ ABC, que acabou conquistando assim o seu quinto título consecutivo da competição.
Não custa nada lembrar que o campeão e o vice-campeão estarão representando o MS na próxima edição da Copa São Paulo de futebol júnior e o campeão terá uma das vagas destinadas aos estados para a Copa do Brasil da categoria.
Bola cheia...! E a 20ª edição do Amadorzão da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) /Taça Invictus Sports prosseguiu na fase da mata a mata neste domingo último com dois jogos.
Com PãoZão e Luster´s/Universo Confecções já classificados, neste domingo último mais duas equipes passaram para a próxima fase, sendo elas, o MAC (Marília Atlético Clube) que venceu por 4 a 2 o C.A. Dallas Alimentos Veteranos e o Esporte Clube São Pedro quê “sapecou” um sonoro 7 a 0 no Ashad 1804.
Para o próximo final de semana a tabela da fase da mata a mata prossegue com mais dois confrontos: Às 8h40 o C.A. Dallas Alimentos terá pela frente o Real Oviedo de Rio Brilhante e às 14h40 o Nova Dourados vai enfrentar o Real Cachueirinha.
Nesta fase em caso de empate nos confrontos, para se saber quem prosseguirá na competição será conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas.
Bola cheia...! De quarta-feira até domingo último foi realizado na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro o 17º campeonato brasileiro infanto-juvenil e máster de tiro com arco.
O Mato Grosso do Sul representado por quatro arqueiros com Agatha Gabrielly Machado conquistou a medalha de prata na categoria barebon sub-18 – 50 metros.
A façanha da garota é inédita para a modalidade no MS.
Bola cheia...! Reza a lenda que o rodado e experiente jogador douradense Diego Rosa já estaria em negociação para defender uma equipe de futebol na região da Grande Dourados. Pela história do jogador que ultimamente teria defendido o Luverdense, no Mato Grosso, acredita-se que essa equipe seria o DAC (Dourados Atlético Clube) na Copa do Brasil.
Más também não está descartada a hipótese de que ele venha a defender o C.D 7 de Setembro ou o O.A.C (Operário Atlético Caarapoense) na série “B”. Independente de qualquer coisa, Diego Rosa pelos padrões do nosso futebol profissional com certeza cairia como uma luva em qualquer uma das equipes acimas citadas.
É esperar para ver para aonde Diego Rosa, que é genro do radialista Roberto Ferreira, venha a assinar o contrato para dar prosseguimento na sua carreira.
Bola cheia...! Vai para a escolinha de categoria de base do DS/Ubiratan Esporte Clube sob o comando do ex-jogador de futebol Dênis Silva.
Os “leõezinhos da Cabeceira Alegre” participaram de segunda-feira a sábado passado do Miranda Cup, na cidade de Miranda e voltaram com troféus e medalhas em três categorias. No sub-9 a equipe foi campeã bem como no 12 e no 14 conquistaram o bicampeonato de um dos maiores eventos esportivos de categorias de bases do interior do MS. Vale lembrar que no sub-10 a equipe caiu nas quartas de final ao perder nos pênaltis e no sub-16 não avançou pelo saldo de gols. Independentemente dos resultados conquistados na competição, o importante é que as molecadas douradenses correram atrás da bola, o que é muito mais importante na vida dela com certeza...!
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima sexta-feira...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)