sexta, 13 de setembro de 2024
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Diretoria do Operário critica organização da semifinal do Estadual Sub-20

06 agosto 2024 - 00h03

Bola murcha...! Com certeza ela vai para o confronto em jogo de ida pelas semifinais do Estadual Sub-20 realizado na tarde de sábado último no também acanhado estádio “Olho do Furacão” entre o União/ABC e o O.A.C (Operário Atlético Caarapoense), de Caarapó.

Notícia procedente sobre este confronto decisivo consta que a insegurança tanto dentro como fora de campo tomou conta ao longo dos 90 minutos em que o placar não saiu do zero.

É sabido e público que a hoje 'estuprada' e pobre FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), que ainda está sob o comando não se sabe até quando do presidente interino Antônio Petrallás, tem como obrigação a de promover as competições ao longo do calendário anual, tanto nas categorias de bases, femininos como nos profissionais da série “A” e “B”, e aos clubes participantes e mandantes de seus jogos, a de promover principalmente segurança aos dirigentes, comissões técnicas e atletas dos clubes visitantes assim como aos árbitros e seus auxiliares, e claro, também aos torcedores, mas pelo que se sabe, a diretoria da equipe da casa, no caso o União/ABC, que ostenta o pentacampeonato da categoria, não cumpriu esta cartilha não providenciar essas medidas para tão importante confronto.

Enquanto a bola rolava dentro das quatros linhas, torcedores tanto da equipe da capital como do interior entraram em confronto, inclusive com bombas de artifícios sendo arremessados na arquibancada, com algumas delas é claro caindo dentro do gramado. Aqui vale ressaltar que a imprensa bairrista da capital como sempre, atribuiu a responsabilidade para o triste episódio aos torcedores visitantes, fato esse que irritou muito a cúpula que comanda a equipe caarapoense na competição.

Tal falta de segurança, fez com que o presidente do O.A.C Giovani Giolando ainda no domingo pela manhã, emitisse uma nota pública de repúdio e endereçada acho, a FFMS pelos fatos ocorridos, inclusive, citando que nem mesmo água potável para os seus torcedores foram colocadas no estádio para ser vendida, o que realmente é muito lamentável.

Giovani Giolando, demonstrando indignidade com os fatos ocorridos no interior do estádio que colocaram a integridades dos visitantes -comissão técnica e jogadores e os torcedores do seu clube-, cobra por parte das autoridades competentes uma punição a equipe da capital, porém, tal fato se dará após a apresentação da súmula do árbitro junto aos organizadores da competição, no caso os atuais integrantes da FFMS e claro, ao TJD/MS (Tribunal de Justiça Desportivo do Mato Grosso do Sul) dada a falta de segurança no confronto.

Como entendemos que esse lamentável fato que quer queira ou não, mancha a história desta importante competição, pois ela dá duas vagas aos finalistas para a Copa São Paulo de futebol júnior de 2025 e ao campeão a vaga para a Copa do Brasil não vai dar em nada, independentemente disso as duas equipes voltam a campo às 15 horas do próximo sábado, porém no estádio “Carecão” em Caarapó, onde o presidente Giovani Marques garante total segurança tanto dentro como fora de campo.

Nesta partida é sabido que quem vencer avançará para as finais, e consequentemente a equipe vitoriosa estará representando o MS na maior competição nacional do ano que vem, que é a Copa São Paulo de futebol júnior.

Bola cheia...! Por outro lado, em um grande jogo disputado às 15 horas da tarde de domingo no mesmo acanhado estádio “Olho do Furacão”, na capital, a equipe do E.C Comercial largou na frente ao vencer por um a zero o até então invicto DAC (Dourados Atlético Clube).

Sem “patifaria” como no jogo de sábado, o resultado entre o “colorado” e o DAC, obrigará às 15 horas deste próximo sábado no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”, a equipe douradense a vencer por dois ou mais gols para ir à final direto.

Em caso de devolver o placar, a decisão será conhecida para se saber que será o finalista por meio de cobranças de penalidades.

Já o Comercial vem a Dourados em busca de um empate para com isso conquistar o seu sonho de ir à final da competição.

Bola murcha...! Como já era de se esperar, não deu para o CREC (Costa Rica Esporte Clube), único clube representante do MS no Brasileirão da série “D”.

A “Cobra do Norte” como é denominada o clube Sul-Mato-Grossense sucumbiu mais uma vez perante ao Cianorte do Paraná, ao perder no domingo último pela segunda vez para a equipe paranaense, que atuando em seus domínios, o estádio olímpico Albino Turbay, fez valer a sua superioridade vencendo novamente pelo placar de 2 a 1 no jogo de volta.

Vale lembrar que no jogo de ida no estádio “Laertão” em Costa Rica, a equipe paranaense já havia vendido os Sul-Mato-Grossenses pelo placar de 3 a 1.

Ao Costa Rica agora resta juntar seus cacos, e voltar somente no ano que vem aos gramados para tentar o título do Sul-Mato-Grossense.

Bola cheia...! E a 20ª edição do Amador da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) / Taça Invictus Sports prosseguiu em suas oitavas de final neste domingo último.

Pela manhã no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza, contando como sempre com a presença de um grande público, o Real Oviedo venceu por 1 a 0 o C.A.D.A (Clube Atlético Dallas Alimentos), e com isso carimbou a sua passagem para a próxima fase.

No período da tarde em jogo emocionante que somente foi decidido nos pênaltis, Nova Dourados e Real Cachueirinha no tempo normal ficaram no empate em 1 a 1.

Nos pênaltis o Nova Dourados levou a melhor ao vencer por 5 a 3 e com isso também segue em busca do tão sonhado título.

Por outro lado, a diretoria da LEDA adianta que neste próximo domingo em razão das comemorações do Dias do Pais não haverá o confronto pela manhã entre o Ubiratan E.C e DS/Ubiratan e no período da tarde entre o favorito ao título Inter Flórida e Brasil F.C.

Esses dois jogos que encerrar as fases das oitavas de final serão realizados nos mesmos horários, porém no dia 18 próximo.

Bola cheia...! Já no sábado último foi aberta mais uma Copa Picadinha Sub-13 com três jogos.

No primeiro o Instituto AEFA passou fácil pelo Euro Sports e em seguida a Associação Bellini de Rio Brilhante venceu por 1 a 0 o CEAB de Nioaque e fechando a rodada da “molecada” o Instituto AEFA voltou a campo e superou a recém-formada escolinha do C.E.N (Clube Esportivo Naviraiense), de Naviraí.

Bola cheia...! Enquanto o futebol profissional Sul-Mato-Grossense não decola à nível nacional e até mesmo internacional em campo, nas categorias de bases se pode dizer ao contrário.

Um dos exemplos disso, é a ida do jovem goleiro Marcos Vinicius, 21 anos, cria do Corumbaense Futebol Clube, de Corumbá, que depois de passar pela equipe da “cidade branca”, passou três temporadas no Fluminense do Rio de Janeiro, depois Portuguesa de São Paulo e agora está fazendo parte do plantel do clube da 2ª divisão portuguesa, o União Leiria.

Antes de entrar para o futebol de campo, a jovem promessa Sul-Mato-Grossense já havia sido grande destaque no futsal, fator que “olheiros” o tiraram das quadras e os colocaram no gramado. Sucesso ao garoto aí em terras portuguesas com certeza...!

Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima sexta-feira...!

 

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Há 23 anos, Ubiratan conquistava o bicampeonato sul-mato-grossense

No horário eleitoral gratuito, candidatos nada falam sobre investimento no Douradão

Cinco times começam a disputa por duas vagas na Série A do Estadual

Após anunciar desistência, Operário de Caarapó volta atrás e disputará Série B

Presidente do 7 tentará 'última cartada' para ter Douradão liberado na Sérir B

Mais Lidas

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos e feira da Reme juntas no fim de semana

REGIÃO

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento de veículos