Expectativa - Ao todo a prefeitura emitiu nesse ano, 75,3 mil carnês de IPTU e a expectativa de recolhimento é de R$ 92 milhões com o imposto. O tributo é uma das maiores fontes arrecadadoras do município.
Força-Tarefa - O Exército Brasileiro dará apoio ao município de Dourados no combate a dengue. A força-tarefa ficou definida durante reunião de trabalho do secretariado realizada na manhã de ontem no gabinete do prefeito Murilo Zauith (PSB), no CAM (Centro Administrativo Municipal). Apesar da confirmação da ajuda, ainda não foram definidas as estratégias e como será realizado o processo.
Diárias - O Ministério Público Estadual investiga 10 vereadores de Ladário, cidade próxima a Corumbá, no Pantanal sul-mato-grossense, suspeitos de irregularidades no recebimento de diárias entre os anos de 2014 e 2015. A ação é realizada pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Corumbá, que atua na Defesa do Patrimônio Público e Social.
Nomes - Os envolvidos, de acordo com a publicação do MPE, são Mauro Botelho Rocha, Daniel da Costa Brambilla, Osvalmir Nunes da Silva, Iranil de Lima Soares, Paulo Henrique de Araujo Chaves, Delari Maria Ebeling, Fabio Peixoto de Araújo Gomes, Licio Antônio Marques, Emerson Valle Petzold e Antônio Bandeira de Moura Neto.
Sem novidade - Entre os anos de 2011 e 2013, o MPE já havia investigado os legisladores de Ladário. No ano passado a Justiça chegou a pedir o bloqueio de bens do atual presidente da Casa, Emerson Valle Petzold, Fábio Peixoto, Paulo Henrique, Mauro Botelho, Osvanir, Iranil e Delari Maria, que possuíam mandato na legislatura passada. Outros nomes que atuavam como vereadores no passado, Helder Nalle, Miriam de Oliveira e Munir Sadeq, também acabaram citados.
Intriga da oposição - Em Rio Brilhante, o Ministério Público abriu inquérito para apurar irregularidades na realização do Carnaval do município e também na licitação de obras realizadas no passado. Apesar da denúncia, o prefeito do município, Sidney Foroni (PMDB), disse ao Dourados News que tudo não passa de ‘intriga de grupos de oposição ao seu governo’.
Crítico - O vereador Dirceu Longhi (PT) usou a rede social na manhã de ontem para ‘detonar’ a programação da TV aberta no Brasil, a qual classificou como mar de lodo e poço de racismo. A crítica foi direcionada mais diretamente à TV Globo e suas novelas.
Desabafo - “A TV aberta só se afoga na própria lama. Absolutamente nada parece estar a salvo no mar de lodo da programação global. Não há esperança: a plimplim é um poço de racismo, hipocrisia, alienação e machismo romantizado. Mães apontam armas para seus filhos no horário nobre, velhinhos são assassinados em plena novela das oito, mulheres são estupradas por um garanhão sedutor no maior estilo Christian Gray e quase ninguém se indigna – eis a razão pela qual este e outros lixos televisivos permanecem vivos", disse o vereador douradense.
Balanço - A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul publicou balanço de suas audiências públicas realizadas ao longo do ano passado. No total, segundo os dados da Casa de Leis, foram 32 debates sobre vários temas, média de quase três encontros do tipo por mês.
Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com