Menu
Busca quinta, 29 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

"Detalhe" ainda impede aliança entre PSDB e PSB em Dourados

04 julho 2016 - 06h23
Olhos - Lideranças políticas da Capital estão classificando Dourados como ‘a menina dos olhos’ nas eleições deste ano. O aspecto, segundo entendidos de lá, se faz por conta de boa parte dos nomes colocados como pré-candidatos ao pleito de outubro próximo, estar, em Campo Grande, citados de alguma forma com recentes escândalos.

Reuniões - Se na tarde de quinta-feira o ex-governador André Puccinelli reuniu a cúpula do PMDB em Dourados, o atual gestor do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), chegou ao município no início da noite para o mesmo com seus correligionários. Não será de se estranhar a presença de ambos e de outras lideranças convivendo com os eleitores daqui durante o período de campanha.


Vice - Um detalhe, por enquanto, estaria travando o acerto entre o PSDB e o PSB para as eleições municipais em Dourados, a indicação do vice na chapa. Durante posse de Marinisa Mizoguchi no diretório mulher do PSB, na tarde de sexta-feira, o atual presidente local da sigla e ex-secretário de Murilo Zauith (PSB), Walter Carneiro Júnior, disse não abrir mão da vaga. Enquanto o pré-candidato à prefeitura Geraldo Resende disse que é necessário aguardar uma definição do DEM, que segundo ele, ‘chegou primeiro’ e apoiaria a sua candidatura.

Ausência - Talvez por essa proximidade entre ambos os partidos, nenhuma liderança do PMDB foi vista no evento. Marinisa Mizoguchi foi apontada desde que saiu da Secretaria de Educação, nome forte para se juntar ao deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Dourados, Renato Câmara (PMDB), na disputa do pleito.

Assediado - Sabendo da importante perda, conversa de quem está plugado no processo eleitoral, grupo peemedebista teria assediado o ex-assessor especial do município, Wanderlei Carneiro (PP) a desistir da candidatura à prefeitura para se unir a Renato Câmara (PMDB) no pleito de outubro.

Colégio - Segundo maior colégio eleitoral do Estado, Dourados contabiliza para as eleições deste ano, de acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul, 152.169 eleitores divididos em duas zonas eleitorais, a 18ª, maior delas com 82.005 e a 43ª, com 70.164.

Propaganda - Está proibida desde a sexta-feira a propaganda partidária gratuita prevista na Lei nº 9.096 datada de 1995. A Justiça também não permite qualquer tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão, conforme estabelece a Lei nº 9.504/1997,em seu artigo 36.

Acessibilidade - Termina hoje também o prazo para que o eleitor portador de necessidades especiais e que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial, comunicar ao juiz eleitoral, por escrito, suas restrições e necessidades, a fim de que a Justiça Eleitoral, se possível, providencie meios e recursos destinados a facilitar-lhe o exercício do voto.

Recesso - A Câmara de Vereadores de Dourados faz hoje a última sessão ordinária antes de entrar em recesso, no dia 8 de julho. Segundo balanço parcial divulgado pela Casa, nesse semestre os legisladores fizeram em plenário 1.378 indicações, 306 requerimentos, 270 moções diversas, 81 projetos de lei, um projeto de emenda à LOM (Lei Orgânica Municipal), 13 projetos de lei complementar, 15 projetos de decreto legislativo e três projetos de resolução. Os trabalhos retornam no dia 25 de julho.

Guaicurus - Na semana que completa um mês da morte de dois jovens em trágico acidente de trânsito, a escuridão permanece em alguns trechos da avenida Guaicurus, em Dourados, principalmente no local onde ocorreu o fato. Será preciso a perda de mais vidas para que o poder público tome alguma atitude?

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Campanha em Dourados começa a ser pautada por ataques
Três renunciam e mais de 10 têm pedido de candidatura à Câmara negado em Dourados
Temporal serve de “aliado” para problema da limpeza pública em Dourados
Candidato é advertido após ‘colocar o rosto’ em local proibido
Após reclamações de candidatos, MPE cobra agilidade de bancos em abertura de contas

Mais Lidas

DOURADOS
Enquanto filma chuva, interno mostra ‘plantação’ de maconha em cela da PED
BR-463
Homem para carro em bloqueio, desce atirando e morre em confronto com a polícia
PANDEMIA
Menino de 5 anos é a primeira criança a morrer de coronavírus em MS
PROCURADO
Acusado pela morte de ator falsificou documento e disse ter nascido em MS