Bola cheia...! Como previu a coluna Bola cheia, Bola murcha na última edição, o prefeito Marçal Filho (PSDB) iria até o final deste mês anunciar o nome do futuro diretor/presidente da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) e assim ele o fez nesta terça-feira, anunciando o nome do microempresário na área de materiais esportivos e desportista, Salim Raidan Neto, que diga se de passagem, com certeza, é uma pessoa integra, séria e dedicada no que se proponhe a fazer.
De acordo com informações da assessoria do prefeito, Salim Raidam foi nomeado diretor/presidente da autarquia com à dura missão, diga-se de passagem, de descentralizar e popularizar as modalidades esportivas, devendo ele e sua futura equipe de trabalho, priorizar as modalidades para atender o maior número possível de crianças, adolescentes, adultos e claro, idosos.
O prefeito assegura que a escolha do nome de Salim Raidam foi pessoal dada a sua história de trabalho na área do esporte na cidade, porém vale ressaltar que todos os empenhos de seu indicado foi atuando como coordenador de competições de futsal e de campo e suíço particulares, e não pública.
Marçal Filho acredita que Salim Raidam e a sua equipe levará atividades para campos, praças, parques, ginásios e arenas de Dourados.
O desportista que assumiu o lugar da até então interina Sandra Giselly Amaral Assunção, servidora de carreira da prefeitura, com certeza terá de montar uma equipe que deva se propor a trabalhar nas atividades esportivas nos sábados à tarde, nos domingos e em feriados, o que se diga de passagem, é muito complicado, principalmente quando precisará dos suportes de apoios dos chamados servidores públicos concursados.
O prefeito afirma ainda que determinou ao seu indicado que monte um calendário de eventos esportivos para a cidade, e que os projetos saiam do papel.
Salim Raidam foi orientado a buscar parcerias com a iniciativa privada e também com o Governo do Estado por meio da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) para realizar os eventos esportivos na cidade.
Já Salim Raidam, que já deveria estar sabendo de antemão que o seu nome seria o indicado do prefeito para assumir a pasta, chegou no ato para assinar a sua posse já apresentando um esboço do trabalho que pretende desenvolver, resta saber se terá êxito nas buscas por parcerias, principalmente com as iniciativas privadas.
O objetivo de Salim Raidam à frente da pasta é o obvio, que será o de resgatar tanto na cidade sede como nos distritos os campeonatos de futsal, de campo e suíço, voleibol, handebol, basquete, corridas de rua, aqui espera-se a volta da tradicional “Maratona do Fogo”, ciclismos como a prova Internacional Pedro Juan Caballero/Ponta Porã/Dourados em um percurso de pouco mais de 120 quilômetros e natação entre outros eventos esportivos para que todas as faixas de idades, que na administração recém encerrada ficaram estagnados, possam participar competindo ou torcendo.
Salim Raidam que também com certeza sabe que a indicação de seu nome para o comando da FUNED não é uma unanimidade entre os desportista da cidade, mas que aqui vale o velho ditado, que “todas as unanimidades são burras”, deixou claro que o Governo do Estado será seu aliado nos projetos que pretende desenvolver, pois segundo ele seriam os mesmos pensamentos do então secretário Marcelo Miranda, que desde quando assumiu a FUNDESPORTE (Fundação de Esporte e Lazer do Mato Grosso do Sul) transformou o esporte em um todo no MS, principalmente nas áreas escolares.
O novo diretor/presidente da FUNED terá também que brigar por uma nova sede para a autarquia que atualmente funciona de forma precária nas dependências do Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”, que também precisa de melhorias, inclusive no seu campo de futebol suíço.
Ele também deverá mirar seus olhos para o hoje “judiado” estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” que mesmo abandonado pela administração anterior, é o maior patrimônio do município; no campo e na pista de atletismo do ceper Arnulfo Fioravanti, frente ao shopping, que outrora foi um cartão postal da cidade, entre outras praças esportivas, como da poliesportiva Ulisses Guimarães que há meses vem passando por uma ampla e irrestrita reformar.
Um adendo...! Quem sabe agora o longínquo distrito de Ithaum venha a ganhar da nova administração municipal o seu tão sonhado campo de futebol comunitário, com vestiários e alambrados.
Finalizando, Salim Raidam e sua equipe terá que arregaçar as mangas e trabalhar muito para atender os pedidos do prefeito, e claro, com isso atender as demandas, oferecendo aos munícipes que pagam em dia os seus impostos, bons momentos e entretenimentos de lazer em todas as modalidades esportivas, essa é a real...!
Uma coisa é certa: É desejar sucesso ao novo diretor/presidente e a sua equipe que estará a frente da missão dada pelo prefeito, porém, como o tempo é e será sempre o dono da razão e disso não tenho nenhuma dúvida, vamos torcer par que tudo dê certo e que Dourados volte a ser forte no esporte em todas as suas modalidades...!
Em uma rápida observação, o titular da coluna apurou que o correto seria a autarquia de esportes ter como diretor/presidente um profissional em educação física, que seria uma pessoa legalizada junto ao CREF/MS (Conselho Regional de Educação Física de Mato Grosso do Sul), todavia, como o cargo é político, cabe ao prefeito fazer a escolha para ocupar a pasta que comandara as demandas do esporte do município ao longo da administração dele...!
Bola murcha...! Mais uma vez o serviço de bar no estádio “Douradão” no jogo entre o DAC (Dourados Atlético Clube) e Operário de Campo Grande na quarta-feira à tarde sob um forte calor deixou a desejar para o público presente na arquibancada descoberta e também do setor em que foi destinado para os poucos, mas pessoas humanas da torcida da equipe visitante.
A coluna novamente constatou que nestes dois locais não foram disponibilizados atendimentos para a vendas, mesmo com preços aos olhos das caras de água, refrigerantes e cervejas, o que é triste, lamentável.
Está na hora da diretoria do DAC tomar uma providência, pois do jeito que está com certeza não dá, afinal de contas, o público faz por merecer um atendimento digno antes e durante os jogos do representante douradense na competição estadual...!
Bola cheia...! Após o congresso técnico já estão confirmados os grupos de clubes que estarão participando da 23ª edição da Copa da Amizade da Vila Erondina de Futebol Amador que terá o seu início no dia 9 próximo.
No grupo “A” estão o Inter Flórida, Nova Dourados, Red Man e Amigos do Artur enquanto no “B” o Ubiratan, PC Construção/Erondina, Santo Antônio da Picadinha e Bom Sucesso de Bocajá.
No grupo “C” encerra os grupos as equipes do C.A.D.A, Kuimbae Mbaret´E, Luster´s e Amigos da Vila.
A competição distribuirá uma premiação acima de sete mil reais e os troféus as três equipes primeiras colocadas, assim como para o artilheiro e o goleiro menos vazado.
O valor da inscrição por equipe vale ressaltar foi de 800 reais e a premiação aos três primeiros colocados serão as seguintes: A equipe campeã levará três mil e 500 reais mais o troféu; a vice dois mil e 500 mis o troféu e a terceira colocada mil reais e o troféu enquanto o artilheiro e o goleiro receberão apenas os troféus.
Para esse ano vale lembrar que haverá jogos noturnos, uma vez que o campo da Vila Erondina recebeu iluminação.
Bola cheia...! Marcando presença no estádio “Douradão” nesta quarta-feira última para observar o jogo entre o DAC 1, Operário de Campo Grande 0, o técnico do Ivinhema Douglas Ricardo e seu fiel escudeiro Alex Cruz.
A dupla com papel e caneta nas mãos observaram atentamente e anotaram o confronto que resultou na vitória da equipe douradense que será o próximo adversário da equipe dela, domingo às 15 no estádio “Saraivão” pela 4ª rodada da competição.
Bola murcha...! Infelizmente pelo visto a água desandou na vizinha cidade de Caarapó para o lado dos diretores do clube de formação de jogadores e de futebol profissional O.A.C (Operário Atlético Caarapoense).
Contando com o apoio da administração municipal passada sob o comando do então prefeito e desportista André Nezzi; Câmara Municipal e alguns patrocinadores e claro, os torcedores, o “tigre do vale” representou bem a cidade ao tentar voltar para a 1ª divisão do futebol profissional, porém foi campeão do Estadual Sub-20 e com isso conquistou de forma inédita uma das vagas para a recém encerrada Copa São Paulo de futebol júnior.
Segundo apurou a coluna, com a nova administração municipal, o clube que é presidido pelo representante comercial Giovanni Marques, não terá mais apoio para manter as suas atividades na cidade, o que é lamentável, se é ...!
Com isso, resta agora somente a clube do O.A.C voltar para a sua origem, que é Dourados para recomeçar tudo de novo. Giovanni Marques em contato com a coluna após o encerramento da participação do O.A.C na Copa São Paulo com uma ótima campanha, disse que somente tem eterna gratidão ao apoio que ele e sua diretoria receberam por parte do ex-prefeito André Nezzi e seu Departamento Municipal de Esportes; dos vereadores e a todos que torceram pela sua equipe que tudo fez para bem representar a cidade que o acolheu tanto na competição estadual como nacional...! “Chegamos até aqui nesta tradicional Copinha graças ao apoio que recebemos dos caarapoenses, em especial do ex-prefeito André Nezzi e dos vereadores que nos apoiaram assim como nossos patrocinadores e torcedores” disse o presidente a coluna na oportunidade...!
Depois dessa, parei e fui, mais volto meu povo! Que possamos ter um excelente final de semana, com muita paz e luz...!
A coluna volta na terça-feira meu povo amigo...! Fé em Deus sempre minha gente...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)