Menu
Busca sábado, 04 de abril de 2020
(67) 9860-3221
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Deputado diz que cidade está “dentro de um buraco”

19 fevereiro 2016 - 06h35
Dengue - Os números já assustadores da dengue em Dourados podem ser ainda maiores, já que o protocolo seguido por hospitais públicos no município com base no Ministério da Saúde, muitas vezes acaba não acontecendo nas instituições privadas. É grande a quantidade de pessoas diariamente nesses locais com os sintomas da doença causada pelo mosquito Aedes aegypti.

Alta incidência - Segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, a cidade de Dourados já se encontra em situação alarmante em relação aos casos notificados de dengue, classificada com risco de alta incidência. São 1.313 notificações para cada grupo de 100 mil habitantes. Outros 50 municípios passam pela mesma situação.

Campeão - O deputado federal Zeca do PT publicou nota explicando os motivos de suas ausências durante o ano passado nas sessões da Câmara dos Deputados. O ex-governador sul-mato-grossense foi o mais faltoso entre os parlamentares do Estado, deixando de comparecer em 22 das 125 sessões, 18 delas justificadas. O levantamento de assiduidade foi realizado pelo Congresso em Foco.

Saúde - O motivo de tantas ausências, segundo Zeca foi por conta de um grave problema de saúde que resultou em duas cirurgias nas pernas, que consumiu 15 dias. Outros quatro, segundo o parlamentar, foram ocasionadas devido a um problema de saúde de sua neta recém-nascida, ‘que passou por uma cirurgia cardíaca, que necessitou de cuidados e do envolvimento de toda sua família’. As outras três faltas não foram esclarecidas na nota.

Ausentes - Além de Zeca, com 22 faltas, Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira e Elizeu Dionizio (SD), deixaram de comparecer nas sessões em 20, 18 e 10 vezes respectivamente. Já Geraldo Resende (PMDB) faltou em nove dias, Tereza Cristina (PSB), Luiz Henrique Mandeta (DEM) e Carlos Marun (PMDB) em seis.



Buracão - O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) rasgou o verbo contra a prefeitura de Campo Grande na sessão de ontem da Assembleia Legislativa. Ao tomar posse da palavra, ele criticou o prefeito Alcides Bernal (PP) que exonerou da noite para o dia 42 diretores de escolas. Ele ainda criticou a situação do município, a qual citou estar “dentro de um grande buraco”, se referindo a péssima qualidade do asfalto da Capital do Estado.

Debate - A alta de impostos voltou a ser debatida, desta vez por quase duas horas na Assembleia Legislativa. Tudo por conta da moção de repúdio contra o retorno da CPMF (Comissão Provisória sobre Movimentação Financeira) proposta na quarta-feira e aprovada para ser entregue à bancada sul-mato-grossense em Brasília (DF).

Opiniões - A bancada de oposição ao governo do Estado não assinou o termo contrário à CPMF levando em consideração os recentes aumentos de impostos aprovados na própria assembleia. Na opinião deles, o ‘dever de casa’ dos deputados estaduais não foi feito. Em contrapartida, os parlamentares da base aliada justificaram a necessidade dos ajustes para que o Estado pudesse cumprir seus compromissos.

Trânsito - Acidente registrado na manhã de ontem e que resultou na morte de uma ciclista de 20 anos escancara a falta de fiscalização de órgãos competentes e de preocupação por parte de motoristas de caminhões em trafegar em horário restrito pela região central. Pela imprudência, mais uma vida foi ceifada, aumentando as estatísticas negativas do confuso trânsito de Dourados.

Checkup - Membros do Conselho Estadual de Saúde estiveram durante toda a quarta-feira em Dourados visitando unidades de saúde de responsabilidade do Estado e segundo o presidente, Ricardo Bueno, a falta de servidores nessas repartições é algo que precisa ser revista. São poucos trabalhando e boa parte deles se aposenta em dois ou três anos.

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Braz ironiza suplentes por vaga na Câmara: “não adianta soltar rojão”
Disputa por vaga na Câmara faz Délia perder três secretários
Réu em processo e no grupo de risco do coronavírus, vereador é autorizado a se isolar em fazenda
Marçal deve ser candidato do governo à prefeitura e abrir brecha para 3º deputado do DEM na AL
Prefeitura não vai penalizar responsáveis por aglomeração em protesto

Mais Lidas

DOURADOS
Exame de jovem que morreu no HU testa negativo para coronavírus
COVID-19
Dourados tem mais um caso confirmado de coronavírus
DOURADOS
Jovem morre no HU e município pede agilidade no resultado do exame de coronavírus
CORONAVÍRUS
Dourados registra mais dois casos de Covid-19 e MS tem 60 confirmações