segunda, 04 de julho de 2022
Dourados
32°max
15°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Delcídio vira “homem-bomba” e Lula fala de encontro com Bumlai em MS

16 março 2016 - 06h25
Furacão - Um verdadeiro furacão movimentou o meio político durante toda a terça-feira com a divulgação da delação premiada do senador Delcídio do Amaral. No documento de 254 páginas, o parlamentar, que entregou no mesmo dia carta pedindo a desfiliação do PT, evidenciou o esquema intenso de corrupção não só em Brasília, mas também em Mato Grosso do Sul.

Tiro... - Delcídio do Amaral esparramou para tudo quanto foi lado em sua delação premiada e um anexo do processo relata a Operação Lama Asfáltica, desencadeada no Estado no ano passado e que investiga um suposto esquema de recebimento de propinas por parte de políticos e empresários locais.

...pra todo lado - Entre os nomes citados, consta o ex-governador André Puccinelli (PMDB) e o ex-secretário de obras do Estado, Edson Giroto. Segundo o senador, na companhia do ministro do Transporte, Alfredo Nascimento (PR), eles conseguiram fechar o que alega ser um ‘acordo ilícito para promover a descentralização de todos os investimentos federais no Estado, de forma a facilitar a arrecadação de propina’.

Respingou - A delação de Delcídio acabou respingando em outros nomes da política nacional. Conforme citado anteriormente, a presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula e o derrotado nas últimas eleições, Aécio Neves (PSDB) foram citados pelo senador, que também apresentou uma teia de corrupção com dezenas de autoridades políticas.

Aguardar - Agora, é aguardar para ver no que vai dar. Colocados nomes e evidenciado esquemas fraudulentos que oneraram a população durante anos, cabe à Justiça investigar, julgar e punir, de maneira severa, os responsáveis por seus respectivos crimes.

Geografia - Já em seu depoimento concedido à Polícia Federal, o ex-presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, mostra que o mesmo desconhecia os dados geográficos de Mato Grosso do Sul. Durante sua fala, citou que no início dos anos 2000, o Estado possuía 3 milhões de habitantes e 26 milhões de cabeças de gado em todo o seu território. Segundo o IBGE, a população estimada do Estado em 2015 era de 2,6 milhões.

Amigo - A afirmativa do ex-presidente teve o intuito de justificar questionamento da Polícia Federal sobre o grau de aproximação entre Lula e o pecuarista sul-mato-grossense José Carlos Bumlai, principal controlador da Usina São Fernando, instalada em Dourados. Quando presidente, Lula esteve em Mato Grosso do Sul fora de agenda oficial por diversas vezes para, também, se encontrar com o pecuarista.

Amigo 2 - Lula confirmo que Bumlai realmente é seu amigo e não negou, durante relato, que visitou e foi visitado pelo sul-mato-grossense por várias vezes, inclusive no planalto, porém, alegou desconhecer qualquer ação ilícita do sul-mato-grossense. O ex-presidente disse ter se aproximado de Bumlai através do então governador de MS, Zeca do PT, durante a campanha eleitoral que o elegeu ao primeiro mandato.

Toma lá... - A deputada Mara Caseiro (PSDB) e o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) resolveram pelo embate virtual. Conflitantes na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga a atuação do Conselho em MS, ambos polarizam um show de acusações através de notas públicas.

...dá cá - A mais recente ‘briga’ entre os dois lados ocorreu entre sexta e segunda-feira. Primeiro, a deputada citou o Conselho Indigenista de Roraima como uma ‘sucursal local’ do Cimi. Em resposta, o Conselho disse que a citação da deputada é falsa e afirmou que Mara ‘requenta’ informações do passado para atacar o Cimi. A briga pelo jeito vai longe.

Na mira - Caso que andava meio esquecido voltou a ganhar forma recentemente e pode, de alguma forma, prejudicar intenções futuras de determinados postulantes a cargos em importante cidade sul-mato-grossense no pleito de outubro próximo. O assunto, promete dar muito o que falar nos próximos dias...

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Com limite para definições se aproximando, movimentação para alianças ainda é morna em MS

Em recado a pré-candidatos ‘da direita’ em MS, Bolsonaro fala em união

Bolsonaro diz que vai levar Tereza Cristina para passear de moto na Capital

Ex-secretário de Murilo é o ‘nome da vez’ para compor chapa com Rose Modesto

Mais um vereador anuncia que disputará eleições em outubro

Mais Lidas

DOURADOS

Idosa cai em golpe do falso sequestro, mas polícia consegue impedir transferência bancária

DOURADOS

Drogado, homem acaba preso após agredir filha e esposa

REGIÃO

Droga apreendida em veículo que capotou é avaliada em 1,5 milhão

RIO BRILHANTE

Caso de homem encontrado morto dentro de residência é investigado