Bola murcha...! Com certeza vai para o destino do futebol profissional de Mato Grosso do Sul por meio da FFMS (Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul) que não consegue sair deste marasmo que é ter somente uma pífia primeira divisão no primeiro semestre, uma mera vaga na Copa do Brasil e uma na Copa Verde, além da Copa São Paulo de futebol júnior, e não investe para que em um segundo semestre tenhamos competições regionais que possam levar de volta os torcedores aos estádios como outrora.
Lembro-me que na década de oitenta e parte de noventa os clubes tanto da capital como do interior tinham uma intensa atividade, inclusive com grandiosas competições nos amadores com o apoio da FFMS entre outras entidades e industrias internacionais, como por exemplo a Copa Kaiser de futebol de campo.
Na Grande Dourados quem coordenava a Copa Kaiser era o então comerciante -hoje grande empresário- Valdir da Silva Machado e sua equipe de trabalho.
A competição por si só movimentou as emissoras de rádios e jornais; os comércios de materiais esportivos; transportes; farmácias; rede hoteleiras entre outros, porque havia equipes de diversas regiões do sul do MS que participavam dela, como Naviraí; Maracaju; Ponta Porã; Fátima do Sul; Vicentina; Rio Brilhantes; Nova Andradina; Ivinhema entre outras cidades.
Ao termino da fase regional, havia a Copa Kaiser estadual, aonde a equipe campeã disputava o título com a que conquistou o título na região da capital e aí o bicho pegava.
Numa destas decisões, a equipe da Cal Sul (hoje falida) foi até ao estádio Elias Gadias, em Campo Grande (também derrubado e transformado em uma praça pública) e sapecou 3 a 0 em cima do Botafogo e conquistou o título da Copa Kaiser estadual, antes porém vale lembrar, na preliminar da grande decisão, aconteceu um amistoso entre a seleção da imprensa douradense contra a da capital, e mais uma vez, o interior levou a melhor ao vencer o jogo por 3 a 1...!
Como se vê meu povo, já não é mais possível termos grandes jogos e aquelas rivalidades como antigamente tanto no futebol amador como no profissional, daí a receita cruel da falência dos clubes tanto da capital como do interior.
Que algo seja feito para reestruturar o nosso futebol tanto a nível municipal como estadual, pois um Estado como o Mato Grosso do Sul não pode ficar estagnado e comandado por uma meia dúzia que querem “mamar” às custas de uma dúzia de presidentes de ligas esportivas e de dirigentes de clubes que se dizem profissionais, e o pior, sob a tutela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que não cobra um melhor desempenho da FFMS para que o futebol sul-mato-grossense volte a se forte e rico como outrora...!
Bola cheia...! A bola vai para a arbitragem de basquetebol de Dourados que em alta, está sempre convidada a participar de grandes jogos a nível estadual e também nacional.
A bola também vai para os árbitros do futsal que em todos os níveis estão sendo convocados para trabalhar tanto a nível de MS como em outros estados, enquanto no futebol profissional de campo, é melhor esquecer né meu povo...!
Bola murcha...! Marcado para iniciar neste domingo após adiar em razão da comemoração do Dia das Mães no dia 08 último, o torneio beneficente na categoria sub 12/14 do distrito da Picadinha foi mais uma vez adiado, porém não foi explicado por qual motivo, o que é lamentável...!
Alô Antônio Faccin, cadê você amigão para explicar do porque o novo adiamento...!
Bola cheia...! Pessoa ligada ao DAC (Dourados Atlético Clube) informou a coluna que o time douradense que irá disputar a Copa Verde vai vir com uma grande equipe para representar o MS.
Os trabalhos que serão coordenados e comandados pelo experiente técnico Francisco Lima, o “Chiquinho” já estariam em andamento e em fase avançada para a montagem do plantel para entrar nesta tão importante competição a nível nacional. “O DAC pode até não ser campeão, mas vai entrar em campo com uma grande equipe para bem representar a cidade” disse a pessoa lembrando que a meta dos dirigentes do clube no segundo semestre com certeza é trabalhar sob a coordenação de “Chiquinho” na base entre sub15 a 20 e também descobrir novos valores que estão desfilando nos gramados de Dourados e na região. Se assim for, com certeza o DAC em breve vai colher grandes frutos...!
Bola murcha...! Ela vai para um grupo de torcedores corintianos e palmeirenses -todos amigos, acho!- que iniciaram um bate-boca por causa de política lá no bar do “Joel” no Nova Dourados.
Entendo que estamos brigando para manter o país em uma democracia, todavia, perder a amizade por causa de político que sequer nos conhece, isso entendo que é uma babaquice.
Falei para eles que iria comentar esse assunto na coluna, para que em outros locais também não ocorra.
Futebol, política, religião e opção sexual, são coisas individuais que não se deva levar para lugar algum, e vamos respeitar a individualidade de cada um meu povo...!
Bola murcha...! Ela vai para o TJD/MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) que ainda não se posicionou sobre a denúncia de “vendas de resultados” ocorrida durante o transcorrer do campeonato estadual deste ano, em especial por parte dos dirigentes do Coxim...!
Bola murcha...! E ninguém faz nada para restaurar o “caixotão” do ginásio de esportes Ulisses Guimarães para que o mesmo seja útil para os esportes de quadra...!
Por hoje é só meu povo amigo e que tenhamos um excelente final de semana...! Deus na Fé minha gente amiga...! Fui...!
*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)