quinta, 26 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

DAC vai apostar alto para a disputa da Copa Verde

13 maio 2022 - 00h03

Bola murcha...! Com certeza vai para o destino do futebol profissional de Mato Grosso do Sul por meio da FFMS (Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul) que não consegue sair deste marasmo que é ter somente uma pífia primeira divisão no primeiro semestre, uma mera vaga na Copa do Brasil e uma na Copa Verde, além da Copa São Paulo de futebol júnior, e não investe para que em um segundo semestre tenhamos competições regionais que possam levar de volta os torcedores aos estádios como outrora.

Lembro-me que na década de oitenta e parte de noventa os clubes tanto da capital como do interior tinham uma intensa atividade, inclusive com grandiosas competições nos amadores com o apoio da FFMS entre outras entidades e industrias internacionais, como por exemplo a Copa Kaiser de futebol de campo.

Na Grande Dourados quem coordenava a Copa Kaiser era o então comerciante -hoje grande empresário- Valdir da Silva Machado e sua equipe de trabalho.

A competição por si só movimentou as emissoras de rádios e jornais; os comércios de materiais esportivos; transportes; farmácias; rede hoteleiras entre outros, porque havia equipes de diversas regiões do sul do MS que participavam dela, como Naviraí; Maracaju; Ponta Porã; Fátima do Sul; Vicentina; Rio Brilhantes; Nova Andradina; Ivinhema entre outras cidades.

Ao termino da fase regional, havia a Copa Kaiser estadual, aonde a equipe campeã disputava o título com a que conquistou o título na região da capital e aí o bicho pegava.

Numa destas decisões, a equipe da Cal Sul (hoje falida) foi até ao estádio Elias Gadias, em Campo Grande (também derrubado e transformado em uma praça pública) e sapecou 3 a 0 em cima do Botafogo e conquistou o título da Copa Kaiser estadual, antes porém vale lembrar, na preliminar da grande decisão, aconteceu um amistoso entre a seleção da imprensa douradense contra a da capital, e mais uma vez, o interior levou a melhor ao vencer o jogo por 3 a 1...!

Como se vê meu povo, já não é mais possível termos grandes jogos e aquelas rivalidades como antigamente tanto no futebol amador como no profissional, daí a receita cruel da falência dos clubes tanto da capital como do interior.

Que algo seja feito para reestruturar o nosso futebol tanto a nível municipal como estadual, pois um Estado como o Mato Grosso do Sul não pode ficar estagnado e comandado por uma meia dúzia que querem “mamar” às custas de uma dúzia de presidentes de ligas esportivas e de dirigentes de clubes que se dizem profissionais, e o pior, sob a tutela da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) que não cobra um melhor desempenho da FFMS para que o futebol sul-mato-grossense volte a se forte e rico como outrora...!

Bola cheia...! A bola vai para a arbitragem de basquetebol de Dourados que em alta, está sempre convidada a participar de grandes jogos a nível estadual e também nacional.

A bola também vai para os árbitros do futsal que em todos os níveis estão sendo convocados para trabalhar tanto a nível de MS como em outros estados, enquanto no futebol profissional de campo, é melhor esquecer né meu povo...!

Bola murcha...! Marcado para iniciar neste domingo após adiar em razão da comemoração do Dia das Mães no dia 08 último, o torneio beneficente na categoria sub 12/14 do distrito da Picadinha foi mais uma vez adiado, porém não foi explicado por qual motivo, o que é lamentável...!

Alô Antônio Faccin, cadê você amigão para explicar do porque o novo adiamento...!

Bola cheia...! Pessoa ligada ao DAC (Dourados Atlético Clube) informou a coluna que o time douradense que irá disputar a Copa Verde vai vir com uma grande equipe para representar o MS.

Os trabalhos que serão coordenados e comandados pelo experiente técnico Francisco Lima, o “Chiquinho” já estariam em andamento e em fase avançada para a montagem do plantel para entrar nesta tão importante competição a nível nacional. “O DAC pode até não ser campeão, mas vai entrar em campo com uma grande equipe para bem representar a cidade” disse a pessoa lembrando que a meta dos dirigentes do clube no segundo semestre com certeza é trabalhar sob a coordenação de “Chiquinho” na base entre sub15 a 20 e também descobrir novos valores que estão desfilando nos gramados de Dourados e na região. Se assim for, com certeza o DAC em breve vai colher grandes frutos...!

Bola murcha...! Ela vai para um grupo de torcedores corintianos e palmeirenses -todos amigos, acho!- que iniciaram um bate-boca por causa de política lá no bar do “Joel” no Nova Dourados.

Entendo que estamos brigando para manter o país em uma democracia, todavia, perder a amizade por causa de político que sequer nos conhece, isso entendo que é uma babaquice.

Falei para eles que iria comentar esse assunto na coluna, para que em outros locais também não ocorra.

Futebol, política, religião e opção sexual, são coisas individuais que não se deva levar para lugar algum, e vamos respeitar a individualidade de cada um meu povo...!

Bola murcha...! Ela vai para o TJD/MS (Tribunal de Justiça Desportiva de Mato Grosso do Sul) que ainda não se posicionou sobre a denúncia de “vendas de resultados” ocorrida durante o transcorrer do campeonato estadual deste ano, em especial por parte dos dirigentes do Coxim...!

Bola murcha...! E ninguém faz nada para restaurar o “caixotão” do ginásio de esportes Ulisses Guimarães para que o mesmo seja útil para os esportes de quadra...!   

Por hoje é só meu povo amigo e que tenhamos um excelente final de semana...! Deus na Fé minha gente amiga...! Fui...!

 

*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Se sair do papel, reforma do Ginásio Municipal será 'presente' para Dourados

Imbróglio na Justiça pode deixar distrito sem campeonatos

Competição regional vai movimentar categorias de base em MS

DAC vai apostar alto para a disputa da Copa Verde

Enquanto futebol de MS capenga, cidade de 8 mil habitantes tem time na Série B do Brasileiro

Mais Lidas

CAARAPÓ

Grávida morta com tiro na cabeça foi assassinada pelo próprio irmão

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

BR-163

Acidente mata motociclista e passageiro em estado grave é trazido para Dourados

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista