Bola cheia...! Esquecendo por hora a “grande” premiação de 45 mil reais mais troféu e medalhas que a hoje combalida FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) dará ao campeão estadual do futebol profissional do ano que vem, um dos grandes e tradicionais eventos esportivos da Grande Dourados que seria o torneio do distrito da Picadinha deverá ser reativado entre os meses de fevereiro e março, segundo apurou a coluna.
Segundo adiantou a fonte, o tradicional torneio que por questão de uma batalha jurídica que deverá ser encerrada em breve no Tribunal de Justiça, e também em razão da fase crítica promovida pela Covid-19 em todo o mundo que resultou na morte de milhões de pessoas, caso confirmado o seu retorno deverá contar com no máximo 40 equipes convidadas, algumas delas de cidades da região e até mesmo do Paraguai.
Ainda de acordo com as informações, o retorno do tradicional torneio que sempre levou diversos clubes a participarem, muitos deles acompanhados de seus familiares e simpatizantes ao distrito da área rural Picadinha, que é uma das mais produtivas do MS, deverá ter uma previsão de uma grande premiação aos cinco primeiros colocados com troféus e em dinheiro.
Por outro lado, o torneio de futebol suíço da “Picadinha” como é conhecido, é comandado pelas famílias formadas por Enildo Zanan, o “Rato”; pelo próprio Alveni José Decian, o “Girafa” que empresta seu nome ao estádio daquela comunidade após falecer em 2009; Nilson Decian, o “Urubu”; Neri Decian, o “Malhado” e Milvo Luiz Decian, o “Mula”.
Todos eles são conceituados produtores rurais do MS e um dos maiores incentivadores do futebol da região da Grande Dourados.
Uma coisa é certa...! Com 40 equipes -ou mais ou menos- que deverão estar no torneio que deverá ser realizado no início de 2025, com certeza terá como nos anteriores já realizados na comunidade destes produtores rurais que formam também a diretoria do tradicional clube amador Santo Antônio Futebol Clube, deverá atingir o mesmo sucesso, com muita alegria e entretenimento para quem marcar presença, e claro, um momento único para os diversos familiares que estarão presentes no evento.
Com certeza se realmente voltar em 2025, o torneio da Picadinha como é conhecido, será reeditado com muito sucesso, disso não tenha dúvida alguma...!
Vale lembrar que esse valor em dinheiro que deverá ser confirmado futuramente caso o torneio da Picadinha volte a ser realizado com equipes do futebol amador -ou seria várzea- seria o mesmo que a hoje esfacelada e 'estuprada' FFMS divulgou na semana passada para ser distribuído aos nossos clubes do pobre futebol profissional. Esse valor segundo a própria FFMS deverá ser distribuído da seguinte maneira: O clube campeão levará 45 mil reais em prêmio mais troféu e medalha; o segundo lugar 25 mais troféu e medalha e o terceiro colocado 10 mil reais mais troféu e medalha.
Já o artilheiro e o goleiro menos vazado da competição deverá receber a quantia de dois mil e 500 reais.
Bola cheia...! Por falar em distrito da Picadinha, a abertura da Copa Sub-07 de futebol suíço daquela comunidade que estava marcada para acontecer no último sábado (16/11), a pedido de alguns dos clubes inscritos, ela foi transferida para acontecer neste próximo sábado.
De acordo com Antônio Faccin, coordenador dos eventos esportivos do S.A.F.C (Santo Antônio Futebol Clube) do distrito da Picadinha, na competição estão pelo grupo “A” as equipes do Franco Resende de Maracaju; Atlético Guaicurus; Santo Antônio F.C e DS/Ubiratan Esporte Clube enquanto pelo “B”, a APAEFS; o I’Sport e o Euro Sport.
A abertura da competição será às 15 horas com o jogo entre a equipe do DS/Ubiratan e o Santo Antônio Futebol Clube; em seguida a APAEFS enfrentará o Instituto AEFA e o Franco Resende de Maracaju encerrará a rodada enfrentando o Atlético Guaicurus. I´Sports e Euro Sport vão estrear somente na tarde do dia 23.
Bola murcha...! Vai infelizmente para o falecimento de Adalberto Ballock Sobrinho, de 78 anos, ocorrido no Hospital Adventista de Campo Grande neste domingo.
Para quem não sabe, Adalberto Ballock por muitos anos militou em prol do crescimento do futebol de salão Sul-mato-grossense, inclusive sendo vice-presidente da FFMS (Federação de Futsal do Mato Grosso do Sul).
Foi através da coordenação de Adalberto Ballock, que além de ser cerimonialista e servidor público, foi árbitro de futsal, que em 1.979 surgiu a tradicional Copa Morena de Futsal.
Bola cheia...! E neste final de semana última foi encerrada a 6ª edição do Campeonato Feminino Setor Brejinho da aldeia do Jaguapiru de futebol suíço e a equipe do Guateka foi a grande campeã ao vencer por 2 a 0 o Juventude GK. Em terceiro lugar ficou o Fênix que bateu o MB Rits.
Nas premiações da competição que começou e agosto com 14 equipes, a equipe campeã levou 3 mil reais mais troféu; a vice mil reais mais troféu e a terceira colocada, 600 reais mais troféu. A artilheira foi a Suellen do Guateka com 10 gols e a equipe da MS Ritz a menos vazada com apenas seis gols.
Bola cheia...! Neste último final de semana aconteceu em Dourados o reencontro de ex-jogadores do saudoso CAD (Clube Atlético Douradense).
Na confraternização realizada em um posto da cidade e em uma “pelada de suíço” no tradicional Clube Indaiá marcou presença os ex-goleiros Cassiano e Tobias, o eterno zagueiro “Prego”, o então craque, Fantinha, Valdir Fortini, Baiano, o idealizador do reencontro, Arthur entre outros.
Na confraternização -ou seria resenha- muita conversa sobre o “azulão da Marcelino Pires” como era chamado o clube sobre a época e claro, muita cerveja, refrigerante, churrasco e uma galinhada, afinal de contas, ninguém é de ferro. O reencontro encerrou no sábado com a “pelada” seguida de um almoço entre os presentes no evento que promete voltar a acontecer novamente em breve...!
Bola cheia...! Douglas Ricardo, técnico e seu auxiliar Alex Cruz que foram recém campeão da série “B” do pobre futebol profissional Sul-mato-grossense pelo CEN (Clube Esportivo Naviraiense) já estão em suas respectivas casas.
A dupla “Batman e Robin” do futebol profissional do MS agora aguardam a definição do futuro do comando da direção do “Jacaré do Cone Sul” para saber se estarão ou não novamente no comando do clube. Uma coisa é certa: a dupla caso não acertar o retorno ao comando do CEN com certeza deverá voltar a estar na frente da montagem do Ivinhema Esporte Clube. “Vai haver eleição no Naviraiense da diretoria. Não sei se o Carlos Telão vai continuar na presidência do clube. Não sei como vai ficar o futuro do comando da direção do clube, enquanto isso fico na expectativa para definir o meu futuro” disse Douglas Ricardo a coluna sem querer entrar em mais detalhes...! Uma coisa é certa: Os que comandam o CEN tem que definir rápido para que quem quer que seja o futuro treinador possa montar o plantel para a série “A” de 2025, essa é a realidade.
Bola cheia...! E na fronteira do Brasil/Paraguai, leia-se Pedro Juan Caballero aconteceu na tarde deste domingo último no estádio Parapyti o grande jogo pelo Campeonato Nacional do país vizinho entre o 2 de Mayo e o tradicional Olímpia de Assunção.
Após os 90 minutos a equipe da capital paraguaia conquistou o seu 48º título do país enquanto o 2 de Mayo de Pedro Juan Caballero de forma inédita conquistou o vice e com isso a vaga para a Sulamericana de 2025.
Na grande final perante 25 mil torcedores, com quatro mil e 800 deles do Olímpia, o destaque fica para cinco profissionais da imprensa douradense que marcaram presença transmitindo a grande festa esportiva paraguaia. Pela MS-Web Rádio, Antônio Neres narrou o jogo, Firmino Benites comentou e Antônio Coca foi o repórter de campo e Clezer Gomes ficou na técnica central enquanto pela RIT (Rede Internacional de Televisão) coube o registro de som e imagem a equipe sob o comando do diretor da emissora Fábio Dorta...!
Vale ressaltar que entre meio à multidão presente ao estádio, Alessandro Domingues, atual presidente da Conmebol marcou presença. Em seguida vale ressaltar, autoridades ligadas ao clube fronteiriço anunciou uma ampla reforma e a troca de iluminação do estádio, quase igual aqui no hoje abandonado pelo poder público estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”. Do mais, top de linha com certeza a tarde esportiva na vizinha cidade paraguaia...!
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima sexta-feira...!
*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)