segunda, 11 de dezembro de 2023
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Com representante de MS, CBF define datas da Copa Verde de 2024

10 novembro 2023 - 00h03

Bola murcha...! Por questão de justiça, a coluna fez na edição passada um comentário sobre uma disputa fora das quatro linhas entre integrantes de duas escolinhas de futebol de base do município, porém não citou os nomes delas.

Todavia, tal fato que com certeza não trouxe e não trará bons frutos para nenhuma das partes, pois o objetivo final, acreditamos que com certeza, é o de dar ensinamentos futebolísticos e também disciplinares para as crianças e aos adolescentes que fazem partes das escolinhas, quer seja tanto nos treinamentos como nas competições nas quais as mesmas participam.

Dito isso, após a informações sobre a disputa fora das quatro linhas, a coluna teve acesso a inúmeros vídeos feitos no estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) no confronto entre as escolinhas da Prol Gol e DS/Ubiratan pelo campeonato sub-13, na qual é visível enxergar através das filmagens, o experiente ex-jogador de futebol profissional, um verdadeiro campeão estadual do futebol profissional pelo glorioso Ubiratan Esporte Clube e que é o responsável pela instituição da Cabeceira Alegre, Dênis Silva.

Nas filmagens é triste assistirmos esta pessoa que é muito querida no meio dos futebolistas da cidade, de forma errônea -ou seria descontralada-  endereçando gestos obscenos para os que estavam na arquibancada, a maioria familiares dos garotos das duas instituições prestigiando o confronto, o que é lamentável e que não serve como exemplo para a garotada que estava atuando nas quatro linhas.

Entendemos que a rivalidade entre as quatro linhas em uma competição é legal, pois aonde ganhar, empatar e perder com certeza faz parte do jogo.

Más a atitude do professor nesta oportunidade foi de extrema infelicidade, grosseira, e porque não dizer antiética, em que pese que o mesmo tenha dito ao árbitro reserva que teria sido vítima de ato racista - o que também precisa ser investigado e identificado os autores desse crime - por parte do público que seria ligado a escolinha adversária que estava na arquibancada prestigiando a garotada.

Entendemos que pela sua experiencia no meio do futebol que não é de hoje, e sim desde a sua infância, o professor deveria sim dar bom exemplo para seus alunos, quer seja com suas atitudes dentro ou fora das quatro linhas, e claro, jamais dar bola para os torcedores adversários a sua equipe.

Aos professores das escolinhas de futebol também que estão em disputas de competições quer seja nas Sub-09, 11, 13, 15 e 17 anos, enfim, entendemos que eles tenham mais sensatez, bom senso, educação e controle emocional durante as competições na quais suas equipes estejam nas quatro linhas, e que tenham muito respeito pelos que estão prestigiando os jogos na arquibancada, pois atos como os registrados em imagens feitos pelo representante da equipe da “Cabeceira Alegre” não se justifica com certeza, e somente serve para denegrir ainda mais a imagem do nosso já pobre futebol sul-mato-grossense.

Em acrescimento ao episódio ocorrido e registrado na LEDA, também fica aqui a outros dois fatos ocorridos novamente entre os envolvidos, sendo um deles em Itaporã, no ginásio municipal daquela cidade, e o outro no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, onde até mesmo a presença de uma equipe da Guarda Municipal e de seguranças teve de ser requisitada para acompanhar os jogos, que simplesmente foram realizados por crianças e adolescentes, o que é muito triste isso, se é...!         

Para finalizar essa triste celeuma, a coluna entende que é investir nas crianças e nos adolescentes de hoje como estão as escolinhas de futebol é que teremos lá na frente possíveis valores atletas profissionais ou verdadeiros cidadãos.

Porém, a coluna repete, isso tudo dependerá de que forma os seus professores, todos eles capacitados, estarão a ensina-los tanto na vitória, como no empate ou na derrota, e não como a atitude como a que foi registrada no episódio em si retratado por muitos presentes no estádio e nos dois ginásios de esportes, o que é lamentável, se é...!    

Bola cheia...! O Operário Futebol Clube de Campo Grande na categoria Sub-15 está desde esta quinta-feira última representando o MS na Copa Brasileirinho Internacional de futebol que está sendo realizada na cidade mineira de Juataba.

Em sua estreia ontem no estádio municipal Antônio Moreira Duarte, o “Curumim”, o “galinho da capital” venceu a seleção da cidade pelo placar de 3 a 2 e nesta sexta-feira terá pela frente o Raça de São Paulo; no sábado o FlaPalmas (TO) e encerra a sua participação na primeira fase contra o J3L Sport do Rio de Janeiro.

A competição que tem 55 equipes divididas em 11 grupos vai ser encerrada na próxima quinta-feira segundo os organizadores do evento.

Bola cheia...! E a bola volta a rola pelo “pobre” Campeonato Estadual de futebol profissional deste ano, cujo campeão e o vice estarão na não menos pobre série “A” do MS.

Pela 5ª rodada, o líder da competição Corumbaense receberá no seu estádio, o Arthur Marinho o lanterna da competição, o ABC/União da capital em confronto marcado para às 18 horas deste sábado.

No domingo às 15 horas no acanhado estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas em Campo Grande, o Náutico FC terá pela frente o São Gabriel do Oeste enquanto no estádio Sotero Zarate em Sidrolândia a Portuguesa da capital vai receber o Águia Negra de Rio Brilhante. O Misto de Três Lagoas folga nesta rodada.

Bola cheia...! A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) definiu nesta semana as 10 datas para a Copa Verde do próximo ano.

A competição que terá o Costa Rica como representante do Estado do Mato Grosso do Sul segundo a CBF vai ter seu inicio no dia 21 de fevereiro e a decisão em jogo de ida e volta ocorrerá nas datas de 24 de abril em jogo de ida e 08 de maio em jogo de volta. Vale lembrar que o campeão desta Copa Verde entra na terceira fase da Copa do Brasil e que o atual campeão é o Goiás que neste ano venceu em jogo de ida e volta o Paissandu do Belém do Pará.

Bola cheia...! E o estadual do futebol feminino sul-mato-grossense tem a sua fase semifinal marcada para acontecer neste final de semana.

No sábado às 16 horas estádio Arthur Marinho, o Corumbaense terá pela frente o Esporte Clube Comercial enquanto em Ribas do Rio Pardo às 15 horas de domingo o Pinheiros terá pela frente o Operário de Campo Grande.

Na próxima semana, no dia 19, haverá os jogos de volta com rodada dupla no estádio “Olho do Furacão” em Campo Grande, com o Operário pega às 8 horas o Pinheiro e às 10 horas o Comercial vai enfrentar o Corumbaense.         

Bola cheia...! Visando a campanha do próximo ano, o C.D. 7 de Setembro na categoria Sub-18 estará às 9 horas deste sábado em campo em seu Centro de Treinamento nos Altos do Jardim Guaicurus enfrentando em um dos muitos amistosos programados, para jogar contra a equipe do Assind Guateka. Para o gestor do clube Tony Montalvão, o objetivo destes amistosos é com certeza extrair o máximo de atletas das categorias de bases para coloca-los no profissionalismo, inclusive visando disputar a série “B” do ano que vem. “Estamos muito contente com o nosso planejamento, pois temos muitos garotos promissores e com muitas qualidades em nossas bases. Acreditamos que vamos colher bons frutos” disse o gestor lembrando que o objetivo do 7 de Setembro e vencer a série “B” de 2024 para voltar a série “A” no ano seguinte, porém, com os pés no chão e planejamentos como o que está acontecendo agora no início da programação elaborada pela sua equipe de trabalho.

Bola cheia...! E o campeonato de base da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) prossegue neste final de semana no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza neste sábado e no domingo.

No sábado pelo Sub-11 às 7h45 a APAEFS terá pela frente o Instituto AEFA; em seguida pelo Sub-13 o Prol Gol “B” vai enfrentar o Cruzeirinho.

Ainda pela manhã pelo Sub-15 o Prol Gol terá pela frente o Cruzeirinho “B” fechando a rodada.

No domingo pelo Sub-11 o Prol Gol “A” terá pela frente o APAEFS; depois pelo Sub-13 o Projeto Bate Bola vai enfrentar também o APAEFS e finalizando o APAEF vai enfrentar o DS/Ubiratan pelo Sub-15.   

    

Por hoje é somente isso meu povo amigo. Que possamos ter um excelente final de semana, com muita paz nas quatro linhas na arquibancada e claro, muita paz e fé em Deus...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima terça-feira.

 

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados) 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bola cheia...! Bola murcha...!

Com representante de MS, CBF define datas da Copa Verde de 2024

Rivalidade entre equipes de base extrapola as quatro linhas em Dourados

Dirigente lamenta falta de estádios e grandes nomes no futebol de MS

Bola Murcha vai para o jogador da série "B" do MS, preso transportando droga

Mais Lidas

ANASTÁCIO

Confronto com a polícia termina com seis suspeitos mortos

DOURADOS

"Preto seboso, pobre da senzala": jovem é preso após injúria racial contra seguranças

DOURADOS 

Adolescente é encontrada morta com sinais de violência sexual 

TRÁFICO DE DROGAS

Operação da PF cumpre mandados em restaurante de Dourados