quarta, 25 de maio de 2022
São Paulo
23°max
11°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Clubes tradicionais articulam volta ao futebol profissional de MS

29 abril 2022 - 00h03

Bola murcha..! DAC (Dourados Atlético Clube) com sua diretoria está em busca de um sonho possível, se houver uma soma de esforços e principalmente de seriedade e transparências para crescer no futebol tanto a nível estadual como nacional...!

Com mais de 200 mil habitantes, segunda cidade do estado, com um prefeito e um vice que sempre gostaram e gostam do esporte, dezenove vereadores, alguns deles ligados ao esporte, cinco deputados estaduais, claro, nenhum federal, e uma senadora, que se diz douradense, mais que raras vezes passou pela cidade para dar bom dia enquanto está nos seus oitos anos de mandatos, embora tenha seus familiares históricos vivendo em nossa cidade como o legendário e um dos melhores goleiros da história do futebol amador da era de ouro de futebol amador da LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) Mauro Alonso...!, e aposentado do Banco do Brasil, advogado.

Isto posto, há pouco mais de dois anos surgiu o DAC (Dourados Esporte Clube) que veio com o objetivo de suprir a ausência dos então históricos clubes como o Ubiratan Esporte Clube de Roberto Razuk; Operário Esporte Clube; CAD (Clube Atlético Douradense) de Edson de Freitas e por fim o O.A.C (Operário Atlético Clube) do saudoso Alfio Senatore, hoje sob o comando do presidente Giovanni Giolando e que sob a batuta do profissional em educação física  Leandro Carlos Francisco, foi adotado em Caarapó IOS (Instituto Operário Solidário).

Aliás, vi o novo uniforme do IOS de Caarapó, muito bonito por sinal, mas foge das caracterizas do antigo O.A.C (Operário Atlético Clube) que era o preto e o branco. O novo uniforme possui a cor verde e branco e vermelho, nada a ver com a história do clube que começou a ser escrita pelo saudoso Alfio Senatore, embora ele fosse torcedor dos porcos, mas tudo bem...!        

Com o final do campeonato estadual deste ano que tem como o todo ex-poderoso Operário da capital como campeão e o DAC escapando do troféu “lanterna do hexagonal” entendo que está na hora de se repensar o futebol profissional douradense...!

Com uma diretoria e uma nova comissão técnica até então formada por pessoas sérias como o técnico Francisco Lima, o “Chiquinho” e sua equipe que está montando o futuro planejamento da equipe, acredito que com o potencial econômico que temos, industrias de grande, médio e pequenos portes, além de uma CCR Vias que explora nossas rodovias e pela paixão do futebol que nosso povo tem, sem depender do poder público, teremos sim condições de montar uma estrutura financeira que possa levar o DAC a uma histórica história no mundo do futebol profissional à nível nacional, como o Cuiabá está levando o nome do Mato Grosso atualmente, assim como a própria Luverdense que outrora esteve no patamar maior do futebol profissional nacional.

Finalizando, se juntássemos todos estes poderios econômicos que temos, ou seja, industrias de grande, médio e pequenos portes, além de uma CCR Vias que explora nossas rodovias, além destes bancos cooperativos somados pela paixão do futebol que nosso povo tem pelo futebol, sem depender do poder público, que aliás, somente caberia a ele manter o estádio “Douradão” em condições de uso, o DAC com estes apoio, com uma direção honesta, de três a cinco anos estará fazendo história no futebol nacional, assim como está o Cuiabá representando o mato-grossense na série A do brasileirão...!

Em tempo, temos estruturas como estádio, aeroporto, hotéis, restaurantes entre outros para receber grandes eventos esportivos, assim como   grandes industriais, empresários de médios e pequenos empresários.

Agora, não acredito que eles iriam abrir a gaveta de suas empresas para dar grana para dirigente de futebol malandro, isso é certeza, mas pelo visto, este grupo que está a frente do DAC até que se prove ao contrário, são pessoas sérias e que sonham em levar a equipe douradense ao mais longe possível tanto a nível do futebol estadual como nacional...!

Avante DAC  e que os grandes, médios e pequenos empresários e claro, os torcedores apostem neste projeto em prol do futebol profissional douradense...!         

Bola murcha...! Ela vai para as provas dos pedestrianismos e dos ciclismos que antes em Dourados eram grandes eventos nas manhãs de domingo e feriados na cidade, que infelizmente apagou.

Um dos eventos esperados e era feito realizado e coordenado pela prefeitura por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados), a prova de pedestrianismo do dia dos Trabalhadores que eram realizados no dia 1º de maio, e pelo jeito este ano não vai acontecer...! Lamentável...!

Outra prova esquecida, a tradicional Maratona do Fogo (que deve ser realizada, acho neste ano) que tanta história marcante trouxe para a nossa cidade a nível estadual e nacional, com certeza...!

Bola cheia...! Assim como o Ivinhemense de Ivinhema, notícias vindas da região do bolsão consta que um grupo forte estaria articulando para a volta do Misto de Três Lagoas para o futebol profissional da série “B” ainda neste ano.

Se for verdade, que seja bem vinda o retorno desta tão querida equipe que fez história no hoje pobre futebol profissional sul-mato-grossense...!

Bola cheia...! Vem aí a Copa dos Comerciários e como destaque a volta da equipe do Ubiratan Esporte Clube na competição após onze anos de ausência...! Que seja como sempre foi um grande evento que movimentou o futebol suíço de nossa cidade...!

Bola cheia ou murcha...? O campeonato de futebol de campo de base sub-12/14 do distrito da Picadinha que será promovido pela equipe de direção do Santo Antônio da Picadinha deve ser alterado a data de seu início.

Marcado para o dia 08 de maio, o campeonato com 12 equipes de várias cidades da região do estado deverá ter o seu início realizado somente no dia 15, pois segundo consta, muitas dirigentes não querem participar porque no dia 08 será realizado os Dia das Mães...!

Um dos coordenadores da competição, Antônio Faccin está pedindo através de um grupo de WhatsApp a definição das equipes inscritas se acatam ou não a decisão de manter ou não a data base do início da competição que seria o dia 08 de maio...!

Bola cheia...! Vai para o Costa Rica, que disputando a série “D” do Brasileirão venceu a primeira partida de seu grupo. Após perder a chance de conquistar pelo menos o vice-campeonato do Estadual ao perder em casa por um a zero para o Naviraiense, a “cobra do norte” jogou e venceu por dois a zero a equipe do Ação de Mato Grosso e abriu oportunidade para tentar passar para a próxima fase da competição...! É esperar pra ver o futuro né meu povo...!

Bola murcha...! Ela continua para o estado de abandono em que se encontram as nossas praças esportivas que sempre serviram a nossa comunidade, quer seja nos esportes coletivos ou nas individuais como as ginasticas e caminhadas...! Por hoje é só meu povo, mas volto...! Segue a vida meu povo, pois a morte é mais do que certa para todos nós seres viventes...!      

 

*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)      

Deixe seu Comentário

Leia Também

Se sair do papel, reforma do Ginásio Municipal será 'presente' para Dourados

Imbróglio na Justiça pode deixar distrito sem campeonatos

Competição regional vai movimentar categorias de base em MS

DAC vai apostar alto para a disputa da Copa Verde

Enquanto futebol de MS capenga, cidade de 8 mil habitantes tem time na Série B do Brasileiro

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Homem morre e outro fica ferido em estado grave após acidente na Marcelino

DOURADOS

Vídeo mostra momento da colisão que terminou com morte de motociclista

MARCELINO PIRES

Vítima de acidente tinha 33 anos e era sargento na Venezuela antes de se mudar para Dourados

DOURADOS

Segunda vítima de acidente na Marcelino Pires morre no Hospital da Vida