segunda, 17 de março de 2025
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Clima 'pesou' no vestiário do DAC após empate contra o lanterna

07 fevereiro 2025 - 00h04

Bola murcha...! Nesta última quarta-feira à tarde o DAC (Dourados Atlético Clube) presidido pelo empresário Marco Araújo entrou em campo no Frédis Saldivar, o “Douradão” pela 5ª rodada do estadual profissional da 1ª divisão contra o lanterna Clube Atlético Coxim, visando a sua reabilitação na competição, após a equipe ser derrotada para o Ivinhema no domingo passado e com isso se manter na ponta da tabela, todavia, após o término do confronto, ocorreu após o pouco mais de 90 minutos de bola rolante um frustrante empate em 2 a 2 para os torcedores que se aventuraram a comparecer no estádio.

Com o resultado pífio obtido em casa, a equipe douradense que embarcou nesta quinta-feira para a cidade de Corumbá para enfrentar no sábado às 18 horas no estádio Arthur Marinho o forte Corumbaense Futebol Clube, que é um dos favoritos ao título deste ano, terá a dura missão de vencer ou arrancar pelo menos um empate no mínimo.

Independentemente do resultado do empate arrancado na marra -estava perdendo de 2 a 0- da equipe do Coxim que ainda permanece na lanterna da competição e que no linguajar dos amantes do futebol foi uma zebra, o ponto negativo se deu após uma informação do repórter esportivo da FM 92,1 Paulo Wagner, aonde ele disse que após o apito final do árbitro, o clima ficou pesado no interior do vestiário da equipe do técnico Ito Roque e sua comissão.

Entre às lavagens de roupas no vestiário entre os integrantes da equipe que se prepara para estrear na próxima edição da Copa do Brasil informada pelo repórter, a mais surpreendente -ao nosso ver nem tanto assim- seria de que alguns jogadores estariam “quebrando a noite”, ou seja, deixando o profissionalismo de lado e caindo na gandaia literalmente.

Se tal informação proceder, a diretoria do clube deverá imediatamente identificar esses “gandaieiros” e puni-los, porque não, arrumar as malas deles e dispensa-los e claro, troca-los por outros que querem realmente honrar a camisa do clube e respeitar os torcedores que comparecem no estádio para prestigia-los.

É sabido que fazer futebol está difícil no país, em especial no MS, porém, não se pode permitir que uma ou mais “batata podre” venha a destruir um planejamento da diretoria e da comissão técnica, contaminando os demais jogadores verdadeiramente profissionais que querem de fato honrar a camisa e ser campeão da competição deste ano.

Com relação ao próximo compromisso, o DAC terá problemas para enfrentar o Corumbaense na “cidade branca” pela abertura da 6ª rodada, mas acredita-se que a equipe chegue lá e venha a suportar a pressão do adversário, e trazer os pontos que deixaram de ganhar em pleno estádio “Douradão” na fatídica tarde de quarta-feira última.

Uma derrota em Corumbá vai fazer com que a equipe douradense corra sério risco na competição dependendo dos resultados dos demais jogos da rodada que acontecerá domingo à tarde entre o Águia Negra e Aquidauanense em Rio Brilhante; Costa Rica e Pantanal SAF em Cota Rica; Coxim e Ivinhema, em Coxim e Naviraiense e Operário da capital, a de não se classificar para a próxima fase, e pior, a de entrar na zona da degola para a 2ª divisão, o que seria o fim da picada, com certeza...!

Bola murcha...! Ela vai especialmente para o técnico Ito Roque do DAC, que ao término do pífio empate em casa contra o lanterna Coxim correu para o vestiário e não subiu depois ao gramado para dar a entrevista coletiva para a imprensa! Lamentável com certeza a falta de respeito que o "professor" demonstrou contra os profissionais de imprensa que cobriam o jogo naquela tarde sob um forte calor...!

Bola cheia...! Sem muito em que comemorar a data festiva, o tradicional e histórico clube de futebol douradense, o UEC (Ubiratan Esporte Clube), completou na última quarta-feira os seus 78 anos de sua existência.

Com o seu tradicional uniforme é composto de camisa preta com detalhes amarelos, calção preto e meias pretas, o “Leão da Fronteira” como é denominado o clube, quando na ativa no futebol amador aonde conquistou mais de duas dezenas de títulos até meados da década de 8º no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores), e no profissional no hoje abandonado Frédis Saldivar, o “Douradão” cuja a sua capacidade oficial era para receber até então de 30 mil pessoas.

O Ubiratan foi o primeiro clube do interior a conquistar três títulos estaduais do futebol profissional, sendo eles nos anos de 1990 em cima da então SEN (Sociedade Esportiva Naviraiense) tendo como presidente o então deputado estadual e empresário Roberto Razuk e três técnicos, José Flor, o “Careca”, Mário Lúcio, o “Manteiga”, ambos falecidos e Moacir Amorim, os de 1998 com o técnico Everton Stringheta e 1999 invicto com Nei César e como presidente o hoje comerciante e então vereador na época e presidente da Câmara Municipal Joaquim Soares.

Vale lembrar que o clube também foi vice-campeão nos anos de 1988 -era Roberto Razuk-  e 2000 -era Joaquim Soares- e disputou alguns campeonatos a nível nacional como o Campeonato Brasileiro Série “B” e “C”, cinco copas do Brasil e três Centro-Oeste.

Após permanecer afastado do futebol profissional, o clube que mantém Joaquim Soares como seu “eterno presidente” retornou para a disputa da 2ª divisão estadual em 2013 sob o comando do hoje técnico do Ivinhema Futebol Clube, Douglas Ricardo e conquistou o título, porém no ano seguinte voltou a cair e nunca mais se levantou.

Hoje o clube mantém em sua sede no tradicional bairro da Cabeceira Alegre, as atividades de bailões e alugueis de seu salão de festa nos finais de semanas e feriados, e em parceria com o ex-jogador Dênis Silva, a escolinha de futebol de bases DS/Ubiratan, além de um grupo de jogadores amadores adultos que sob o comando de Vando Lima disputam o campeonato de futebol amador da LEDA e competições de tradicionais torneios ou campeonatos de futebol suíço.      

Bola cheia...! E o gestor do C.D 7 de Setembro de Dourados Tony Montalvão disse a coluna que o clube com alguns novos parceiros deverá disputar os campeonatos Sub-17 e 20 e a “B” do futebol profissional deste ano.

Tony Montalvão disse que tem como objetivo para este ano no Sub-20 a conquista da vaga para a Copa São Paulo do ano que vem, e na Série “B” a volta a 1ª divisão. É aguardar para ver e torcer é claro, para que o 7 de Setembro volte mesmo ao futebol Sul-mato-grossense, quer seja nas categorias de bases com títulos, quer seja na Série “B”, em especial com o seu retorno a elite do nosso pobre futebol profissional ...!

Bola cheia...! E sai hoje à tarde na sede da toda poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no Rio de Janeiro, o sorteio dos confrontos da Copa do Brasil deste ano.

Com o Mato Grosso do Sul sendo representado pelo o êxodo poderoso OFC (Operário Futebol Clube) e o jovem DAC (Dourados Esporte Clube), o sorteio dos jogos corresponde a 1ª fase da competição nacional que estará iniciando na segunda quinzena deste mês.

O sorteio será realizado às 15 horas com transmissão ao vivo pela CBF TV.

O MS é representado pelo Operário e pelo Dourados, que são o atual campeão e vice-campeão Estadual do ano passado.

O “galo da capital que está no Pote “F” poderá enfrentar uma das equipes do Pote “B”, sendo elas o Ceará (CE), Vitória (BA), Curitiba (PR), Sport (PE), Criciúma (SC), Vila Nova (GO), Operário Ferroviário (PR), Ponte Preta (SP), Brusque (SC) e Sampaio Corrêa (MA).

Já o DAC, a equipe douradense que está no Pote “H” poderá ter como adversário um clube do Pote “D”, sendo eles o América (RN), Manaus (AM), São José (RS), Aparecidense (GO), Altos, Retro, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu ou Portuguesa (RJ).

A previsão é que os jogos das equipes do MS sejam realizados no horário vespertino no estádio Fredis Saldivar, o “Douradão” e no acanhado Jacques da Luz, nas Moreninhas em Campo Grande...!

Bola cheia...! Em Nova América, distrito de Caarapó está marcado para acontecer um mega-torneio de futsal.

De acordo com informações, o primeiro evento da modalidade na comunidade está marcado para acontecer no próximo dia 2 de março, um domingo, no ginásio esportivo nas categorias masculino e feminino e será coordenado pelo professor Denis Cardoso.

O valor da inscrição para o masculino é de 250 reais enquanto para o feminino o valor foi fixado em 150 reais.

Ainda de acordo com informações as premiações serão distribuídas em um total de dois mil e 200 reais mais troféus.

Às equipes interessadas em participar poderá manter contato pelo telefone 67-99817-1185 com o professor Denis Cardoso até o próximo dia 15. Vale ressaltar que as vagas são limitadas.

 No masculino o campeão levará mil reais mais troféu, o vice 300 mais troféu enquanto o 3º lugar levará 100 reais mais troféu.

No feminino a equipe campeã levará 500 reais mais troféu; a vice 200 mais troféu e a 3ª colocada 100 mais troféu.

Bola cheia...! E a bola volta a rolar na categoria Sub-7 de futebol suíço na manhã deste sábado no distrito da Picadinha, mais precisamente no campo do tradicional Santo Antônio da Picadinha.

Serão três jogos, todos pela Copa Picadinha da categoria: às 7h30 entram em campo a equipe do I´sports contra o Instituto AEFA; em seguida o mesmo instituto terá pela frente o DS/Ubiratan E.C e finalizando a rodada que premiará em troféu e medalhas as três melhores, o Santo Antônio Futebol Clube vai o Instituto AEFA.

Bem, por hoje é somente isso meu povo! Que possamos ter um excelente final de semana, com muita paz e luz...! A coluna volta agora na próxima terça-feira meu povo amigo...!

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Duas eliminações em poucos dias colocam fim ao ano do DAC

Douradense campeão; DAC em desvantagem e 'Galo' conhecendo adversários na Série D

Caxias precisou deixar médico à disposição do DAC, que não possuía o profissional para o jogo

DAC confia em bom público para tentar superar rival na Copa do Brasil

Reta final do Estadual: oitava rodada terá estreia de dois técnicos

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

AVIAÇÃO CIVIL

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

CÂMARA DE DOURADOS

Souza alerta sobre o crescente número de moradores de rua em Dourados e cobra providências

INVESTIMENTOS

Prefeitura e governo do Estado lançam obras de infraestrutura em Dourados