Bola murcha...! Quem apostava - ou acreditava - que o futuro da hoje combalida e marcada por escândalo desde maio último quando a turma do GAECO (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) apoitou na sede da combalida e FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) e na residência do então presidente vitalício Francisco Cezário de Oliveira, cujo resultado se deu em sua prisão e parte do seu grupo que estava a frente da entidade máxima acusados de rombo de mais de dez milhões de reais, quebraram a cara.
Com a queda de Francisco Cezário e seu grupo na operação denominada de “cartão vermelho” pela turma do GAECO, a FFMS ficou a deriva e a toda poderosa CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sob a presidência de Ednaldo Rodrigues nomeou para assumir interinamente mesmo contrariando diversos presidentes de clubes profissionais e amadores, e de ligas, o ex-presidente do OFC (Operário Futebol Clube) Estevão Petrallás.
Estando assim no comando da entidade “interinamente” por trinta dias que foram renovados pela CBF para mais trinta, Estevão Petrallás imediatamente trocou de endereço do prédio da FFMS e investiu em novos móveis e na informática; fez uma suposta atualização do estatuto dela, e claro, com o intuito de, em um curto prazo de tempo, ele deveria realizar uma eleição para substituir Francisco Cezário, que baseado por determinação da Justiça teve que pedir o seu afastamento que por quase 30 anos esteve à frente do cargo.
Estevão Petrallás até convocou a “eleição” com pelo menos sete nomes, inclusive ele, querendo concorrer, porém, isso não aconteceu porque o STJD/MS (Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Mato Grosso do Sul) alegando diversas irregularidades alegadas por Paulo Teles, advogado, ex-presidente do hoje afastado C.E.N.E (Clube Esportivo Nova Esperança) da capital e um dos pretendentes ao cargo entrou com uma ação para evitar as eleições que deveria ocorrer.
Agora vencendo o prazo da interinidade de Estevão Petrallás a frente da FFMS, eis que a poderosa CBF no sábado último, por meio da portaria nº 28/2024 assinada por Ednaldo Rodrigues, prorrogou por mais 139 dias a presidência interina para ele.
Ou seja, uma eventual eleição ao cargo de presidente da entidade máxima do futebol profissional Sul-mato-grossense para substituir até 2027 o cargo que era do então todo-poderoso Francisco Cezário de Oliveira somente deverá acontecer em 10 de abril próximo, a não ser que uma portaria venha e amplia a interinidade de Estevão Petrallás, que até lá é claro, vai adocicar provavelmente com mel, as “chupetas” dos dirigentes de clubes profissionais e amadores, e também de ligas amadoras, que tenham direitos a votos, para nele votar para assumir e comandar de vez o cargo de presidente que ele tanto ambiciona em se manter, e que pelo visto está tendo o aval do presidente da CBF para conseguir o seu intento...! É esperar para ver no que vai dar esse imbróglio que teve seu início com as prisões de Francisco Cezário e seu grupo após investigações da galera dos promotores do GAECO e seus homens...!
Bola murcha...! Um grande jogo realizado neste domingo à tarde pela quarta de finais pela Liga Estadual do Terrão no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA entre o Inter Flórida e WR Hort Frut de Campo Grande, cujo resultado no tempo de bola rolando um empate em 1 a 1 e nos pênaltis à equipe douradense venceu por 5 a 3 e com isso avançou para uma inédita semifinal provavelmente contra a equipe do Vó Maria, também da capital, em data ainda a ser marcada pelos organizadores.
O lado triste desse grande jogo foi a “pancadaria generalizada” promovida por alguns torcedores da equipe douradenses, um deles com a camisa do “Palmeiras” sendo apontado como o mais violento nas agressões que começaram no pátio interno e se estendeu para a avenida Weimar Torres, lamentável com certeza as cenas que estão rodando na internet.
Sem nenhuma viatura policial ou segurança privada no local, a “pancadaria generalizada” teve seu início por uma minoria de torcedores embriagados sobre os da equipe visitante, inclusive, vindo a colocar em risco as vidas de crianças e mulheres, algumas delas grávidas e também parte dos atletas que momentos antes estavam em campo, o que repetimos, foram cenas lamentáveis, repugnantes, nojentas e covardes por parte dos autores.
Aqui os responsáveis pela organização do campeonato, que seriam todos da capital, com certeza são os maiores culpados por não providenciarem segurança aos que marcaram presença no estádio, que por muito pouco, mais pouco mesmo não se transformou em uma tragédia tamanha que foi a selvageria por parte dos envolvidos.
Independente do episódio, quanto ao jogo, ele foi top demais, muito bem disputado pelas duas equipes, sendo que o Inter Flórida Futebol Clube, que ganhou 5 mil reais pela vitória continua seguindo na competição em busca do sonhado título enquanto o seu adversário, o WR Hort Frut de Campo Grande, se despede da competição.
Bola cheia...! Na sexta-feira última em Caarapó aconteceu uma linda festa de inauguração da iluminação de LED do estádio municipal “Carecão” com a realização da grande final do campeonato amador máster de futebol de campo da cidade que contou com oito equipes divididas em dois grupos de quatro.
Na final, o Juralei Atlético Clube conquistou o tricampeonato da competição ao vencer por 3 a 1 o Nova América / Agrícola Frenhan enquanto a equipe da Banca da Esquina fico em terceiro lugar. As equipes receberam troféus e medalhas das mãos do prefeito André Nezzi e do secretário municipal de esportes e lazer Paulo Roberto de Souza e de vereadores presentes na grande festa. O artilheiro da competição foi Clodoaldo Fernandes do C.A.C Amigos do Nilsinho enquanto o goleiro menos vazado com dois gols foi Willian Arevalo da equipe campeã.
Bola cheia...! Neste fim de semana aconteceram os jogos de volta das quartas de final do Estadual Sub-17 com os seguintes resultados dos confrontos: Às 13 horas de sábado no estádio “Olho do Furacão” em Campo Grande, o então favorito União/ABC recebeu o Náutico e perdeu de 3 a 1.
No jogo de ida ocorreu um empate em 2 a 2.
Já o Operário Futebol Clube recebeu também no estádio “Olho do Furacão” e venceu o São Gabriel D´oeste por 1 a 0, todavia, como havia perdido no jogo de ida em São Gabriel D´oeste por 4 a 2, os “meninos do galo” ficaram no meio do caminho.
No estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” em Dourados, o Instituto AEFA recebeu às 15 horas também de sábado em jogo de volta a equipe do Águia Negra de Rio Brilhante e venceu pelo placar de 1 a 0.
No jogo de ida a equipe douradense havia vencido no “Ninho da Águia” em Rio Brilhante por 2 a 1.
No estádio “Saraivão” em Ivinhema, o Instituto Ismaily recebeu e venceu o Aquidauanense por 3 a 1.
Jogando no estádio “Noroeste” em confronto de ida em Aquidauana, a equipe do “Vale do Ivinhema” havia vencido o adversário pelo placar de 3 a 2.
Portanto, os quatro semifinalistas da competição são o Instituto Ismaily; São Gabriel; Instituto AEFA de Dourados e o Náutico, única equipe da capital...! Pelo menos até ontem a FFMS não havia divulgado os confrontos e os horários das semifinais...!
Bola cheia...! Neste último domingo pela manhã aconteceu a última rodada da fase de classificação para a semifinal do 21º Campeonato Interdistrital de Dourados.
Em confronto realizado às 8h45 no distrito de Panambi, o Veteranos Panambi venceu a Cooperativa da Vila São Pedro pelo placar de 3 a 2, e no mesmo horário a A.A.V.V (Associação Atlética Vila Vargas) empatou em 1 a 1 com o Esporte Clube São Pedro.
Com os resultados, teremos nas semifinais os seguintes confrontos em jogos de idas marcados para o próximo domingo: No estádio Fradique Correa a A.A.V.V terá pela frente o Veteranos Panambi enquanto no estádio “Douradão” o Cooperativa São Pedro vai fazer o clássico distrital local contra o Esporte Clube São Pedro.
No dia 08/12 às 8h45 os jogos de volta serão realizados nos estádios Tácito Pace em Indápolis e no Athayde Pimenta dos Reis em Panambi.
Essa competição é realizada pela prefeitura municipal por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados).
Bola cheia...! Vai para a equipe do Douradina feminino de futebol Society que conquistou no sábado último no complexo esportivo Elias Gadia na capital, o título da 2ª Copa Campo Grande da modalidade ao vencer por 3 a 0 a Portuguesa.
Com o título as meninas da equipe douradinense faturou 10 mil reais mais troféu e medalhas e a vice-campeã 6 mil mais troféu e medalhas. A competição é promovida pela Fundação Municipal de Esportes e contou com 15 equipes na busca do sonhado título.
Bola cheia...! No sábado último à tarde aconteceu um jogo de confraternização de futebol de campo entre dois grupos de amigos, sendo um de Dourados e o outro de Maracaju.
Após o jogo realizado no campo do Isidro Pedroso, a equipe visitante do “Amigos do Serjão” sapecou 6 a 4 nos “Amigos do Tércio. Há quatro anos fazendo estes encontros de confraternização, após o apito final o grupo se reuniu em frente a uma conveniência da W-5 (Leia-se Willian Benites) para saborear um churrasco regado a cerveja e refrigerante, e claro, muita música...!
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mas volto se Deus quiser na próxima sexta-feira...!
Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)