sexta, 23 de fevereiro de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Basquetebol, torcida do DAC, Copa da Picadinha e mais

09 fevereiro 2024 - 06h33

ola Murcha...! Pode parecer que o titular da coluna esteja errado na sua observação quanto ao calendário elaborado e amplamente divulgado pela FMSB (Federação Sul-mato-grossense de Basquetebol) em relação as competições que estarão realizando ao longo do ano, todavia, foi observado que a entidade máxima que comanda a modalidade de bola ao cesto não tem pelo menos a princípio, o nome de Dourados citado como uma das cidades em sua agenda.

Na agenda de competições da entidade, consta que haverá competições da modalidade nas cidades de Ponta Porã, Maracaju e com a maioria é claro sendo realizadas na capital, porém em Dourados não se vê nenhuma delas programadas.

Se tal fato for essa a realidade, isso demonstra que a modalidade do basquetebol em Dourados das duas ou uma, que seria: ou ela é frágil ou não possui digamos assim, uma força inclusive política para que a cidade possa sediar uma ou mais competições desta modalidade, quer seja à nível estadual ou nacional, o que é lamentável.

Em tempo, pelo que se sabe nos últimos tempos, cabe as escolas Neil Fioravanti, o CAIC e a Erasmo Braga sempre representar a cidade de Dourados em competições estaduais tanto no masculino como no feminino nos Jogos Abertos ou Estudantis do MS, inclusive, após serem campeões estaduais, elas já representaram o MS em competições nacionais.

Infelizmente uma coisa é certa, a prática e o incentivo para o fortalecimento do basquetebol douradense há anos é pífia, muito pobre para sermos mais exatos, o que também é muito lamentável, uma vez que nas décadas de 80 e parte de 90 as equipes da cidade, em especial as que eram montadas nas escolas, sempre estavam entre as melhores do MS quer seja em termos técnicos e táticos bem como em conquistas de títulos estaduais e nacionais.

Em épocas passadas, em especial nas datas acimas citadas, tínhamos como grandes incentivadores a Prefeitura Municipal por meio da extinta FUNCED (Fundação de Cultura e de Esportes de Dourados) para essa modalidade, e incentivadores nos tempos atuais, os professores e hoje esquecidos Rubens Issao Minaguti, o “Bim”, José Ormezino, o “Bedel”, que até hoje atua como árbitro na cidade e na região, Carlos Eduardo Stranieri, o “Goiaba” entre outros que fizeram história nas quadras comandando os atletas na modalidade da bola ao cesto, em especial formando-os em escolas das redes municipais e estaduais.

Talvez esteja aí a razão da Federação Sul-mato-grossense de Basquetebol não colocar Dourados em sua agenda para alguma das competições que estarão realizando ao longo do ano tanto nas quadras da capital como nas duas cidades acima citadas.

Bola cheia...! Ela vai para a caravana da torcida do DAC (Dourados Atlético Clube) que estará com a sua “charanga meia desafinada e fora de ritmo” marcando presença no jogo da equipe douradense contra o Ivinhema pela sexta rodada do Campeonato Estadual de futebol profissional.
O confronto entre as duas equipes que buscam somar pontos para passar para a próxima fase da competição, será às 15 horas deste sábado, no “Saraivão” em Ivinhema, e acredita-se que devido a rivalidade entre as duas cidades no futebol, tanto da equipe da casa como dos visitantes, estarão marcando presença no estádio.


Bola murcha...! Quem sonhava em assistir um jogo de futebol no Pedro Pedrossian, o “Morenão”, que é o maior estádio universitário da América Latina neste ano, pode esquecer.

De acordo com informações apuradas pela coluna, as obras de reformas do estádio que teve seu início em fevereiro de 2022 sob a responsabilidade do FAPEC (Fundo de Apoio à Pesquisa ao Ensino e à Cultura) nas fiscalizações delas, cujo o valor de 9,4 milhões foi destinado pelo Governo do Estado, somente foram utilizados pouco mais de 3,6 milhões.
Com direito a protestos de torcedores tanto do Operário Futebol Clube como do Esporte Clube Comercial, este último hoje, na segunda divisão, as reformas do “Morenão” deverão ser concluídas até o final do ano segundo informações e olha lá senão se estender para o próximo ano.

É aguardar para ver até onde irá essa novela da reforma do histórico estádio que foi oficialmente inaugurado em 1.972 com um amistoso entre o C.R Flamengo e Sport Clube Corinthians, e que infelizmente com os seus portões fechados e todo arrebentado em sua maior parte física e no gramado, acaba em também de fazer parte de forma negativa e contribuir com o empobrecimento do futebol profissional Sul-mato-grossense, o que também é muito triste, lamentável...!
Bola cheia...! Ela vai para a CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão) que confirmou para Campo Grande a realização neste ano da 10ª edição da Taça Brasil da modalidade feminina na categoria Sub-17 anos.

De acordo com a CBFS os jogos que serão realizados de 18 a 24 de agosto na poliesportiva do “Guanandizão” e que tem capacidade para receber seis mil torcedores, contará com equipes do MS, PR, SP, MT, DF, GO, TO, PE, RR, RO, RJ, AM, PA, BA, SE E PI.

Além de movimentar a bola na quadra, a realização desta competição no Mato Grosso do Sul com certeza vai fomentar e fortalecer a economia da capital.
Bola cheia...! Com Congresso Técnico marcado para essa sexta-feira à noite, está tudo pronto para a realização da 1ª Copa 50tião/Leve Max de veteranos. Os jogos serão realizados na arena DMG e contará com 12 equipes, sendo quatro delas de cidades da região já inscritas, e com a coordenação dos jogos sob o comando do comerciante e desportista Salim Raidan Neto.

O campeão levará 2 mil reais mais troféu, o vice mil reais mais troféu, o terceiro e o quarto ligar as premiações de 700 e 300 reais respectivamente enquanto o goleiro menos vazado e o artilheiro também receberão troféus.

Bola cheia...! Inicia neste sábado pela manhã a 2ª edição da Copa Picadinha de futebol Sub-9 anos.

Às 8 horas entram em campo a Pro Gol contra o Instituto AEFA; às 9 horas a escolinha da Prefeitura de Juti e Projeto Menino Bom de Bola, Bom de Escola do distrito de Itamaraty /Ponta Porã, e às 10 horas, a equipe da FUNCERB de Rio Brilhante encara o Gol Bonito de Bonito.

Na chave “A” da competição estão fazendo parte Pro Gol de Dourados, Prefeitura de Juti, Bom de Bola, Bom de Escola da Itamaraty, Picadinha e Instituto AEFA. Na chave “B” estão o FUNCERB de Rio Brilhante, DS/Ubiratan Esporte Clube, Gol Bonito, de Bonito e Aldeia Jararaquinha de Juti.

Bola cheia...! Considerado um dos melhores treinadores de goleiros do MS, o ex-jogador de futebol e técnico campeão Estadual do futebol profissional pelo Ubiratan Esporte Clube, Moacir Amorim está atuando atualmente em Dourados na mesma função na franquia do Clube Regatas do Flamengo.

Antes responsável pela escolinha social de goleiros que era mantida pela Prefeitura Municipal por meio da FUNED (Fundação de Esporte de Dourados) e atualmente extinta, Moacir Amorim, que também atua como responsável pela “pobre manutenção” do estádio Frédis Saldivar, o “Douradão” dá aulas para crianças de 9 até a adolescentes de 17 anos. “Nosso objetivo é ensinar essas crianças e esses jovens como é ofício de goleiros tanto na parte física como específicos, bem como orientá-los a conviver sempre em grupo, como verdadeiros cidadão” disse Moacir Amorim a coluna.

Bola cheia...! E a escolinha de futebol do C.D 7 de Setembro vem vindo forte para este ano. A diretoria da equipe que hoje encontra-se licenciada do futebol profissional, já está colocando prática o projeto que visa formar futuros jogadores de campo e goleiros.

Até mesmo outdoor divulgando sobre a chegada da escolinha do 7 de Setembro que funcionará no C.T do clube nos fundos do Jardim Guaycurus, já está sendo possível ver estampados em várias partes da cidade, o que é muito bom para o crescimento do futebol douradense.

Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter um excelente final de semana, com muita paz e luz...! Fui, mas volto se Deus quiser na próxima quarta-feira próxima, acho né...!

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao Sinjorgran (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados).

Deixe seu Comentário

Leia Também

'Charanga' salva jogo sonolento entre DAC e Aquidauanense

Enquanto Cezário 'nada de braçada' na CBF, futebol de MS tem que se contentar com duas vagas na Copa do Brasil

Enquanto Costa Rica 'sobra' com estádio, Operário sofre para arrumar Moreninhas antes da Copa do Brasil

Basquetebol, torcida do DAC, Copa da Picadinha e mais

Vitória do DAC, aniversário do Ubiratan e mais

Mais Lidas

TACURU

Servidores são indiciados por desvio de recursos públicos em cidade do interior do MS

DOURADOS

Família procura homem desaparecido desde a manhã desta segunda em Dourados

PARTIDAS DOBRADAS

Operação cumpre mandado em Dourados e mira esquema que movimentou R$ 200 mi em notas frias

PROIBIÇÃO

Projeto que veda por mais 5 anos a captura e comercialização do Dourado passa pela CCJR