sábado, 26 de abril de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Azulão 'vivo'; mato na Leda; e Juventude AG sem parceria no Brasileiro

01 abril 2025 - 00h04

Bola cheia...! No próximo domingo (6/4) a cidade de Ivinhema literalmente vai parar e lotar o estádio Luiz Saraiva Vieira, o “Saraivão” para acompanhar o jogo de volta das finais do Campeonato Estadual entre o “azulão do Vale do Ivinhema” e o ex-todo poderoso O.F.C (Operário Futebol Clube) da capital.

No jogo de ida, os “guerreiros” do técnico Douglas Ricardo e seu fiel escudeiro Alex Cruz, ambos ex-jogadores profissionais, perderam no último sábado em jogo de ida por 1 a 0 no acanhado estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, após sofrer um gol de pênalti aos 43 minutos do 2º tempo.

Agora o “azulão do Vale” volta a campo em seus domínios às 17 horas deste próximo domingo com a obrigação de vencer o “galo da capital” por dois ou mais gols de diferencia para conquistar diretamente o segundo título da competição estadual da sua história.

Em caso de devolver o placar, a disputa para se saber quem será o campeão será conhecida por meio de cobranças de penalidades máximas. “Infelizmente tivemos esse vacilo que nos custou a nossa derrota aqui hoje e perdemos com esse gol de pênalti já no final do jogo. Mas acredito nos meus guerreiros. Em casa perante a nossa torcida vamos com certeza buscar com muita garra, com muita luta esse tão sonhado título” disse Douglas Ricardo após o final do confronto em jogo de ida na capital.   

Vale lembrar que as duas equipes já estão garantidas para a Copa do Brasil/2026, e a equipe campeã também conquistará a vaga da Copa Verde e série “D” do brasileirão do mesmo ano.

Neste jogo de volta, a hoje falida FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) definiu que no estádio “Saraivão” o árbitro central será o experiente Paulo Henrique Vollkopf e os seus assistentes Eduardo Gonçalves da Cruz e Diego dos Santos Ruberdo.

Como árbitros reservas foram indicados Renan Machado de Freitas Lima e Karina Carvalho Rocha.

Bola murcha...! E a coluna registrou neste domingo à tarde no lendário estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA (Liga Esportiva Douradense de Amadores) que o mato está tomando conta das laterais do recinto, inclusive nas proximidades da área que dá acesso a “difícil” escada da arquibancada não tão “coberta” assim.

Seria muito bom que o desportista Eurides Castilho, o "Tubaína", que é o atual presidente da LEDA buscasse -ou seria solicitasse- apoio da prefeitura por meio da SEMSUR (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos) para que fosse realizada uma ampla limpeza em toda a área do estádio, e com isso oferecer essa melhoria ao público que faz por merecer.

Essa limpeza no estádio com certeza chegaria em boa hora, uma vez que dentro de poucos dias estará iniciando o difícil campeonato amador da LEDA de futebol de campo, além de outras competições de suíços...!

Bola cheia...! Contando com a presença de um grande público como sempre, em especial as torcidas uniformizadas das duas equipes, o lendário estádio Napoleão Francisco de Souza, a LEDA abriu o seu portão na tarde deste domingo último para receber a grande final da 7ª Copa dos Campeões de futebol suíço.

Em campo, o “bicho papão” Inter Flórida enfrentou o Luster’s/Universo Confecções pelo segundo ano seguido.

As equipes entraram em busca do título, e ao termino do confronto no tempo normal, o placar ficou em um a um.

Porém nos pênaltis e já nas cobranças alternadas, a equipe que representa o Grande Flórida e é liderada pelo vereador Jânio Miguel, acabou mais uma vez levando a melhor, vencendo o já tradicional adversário, o Luster’s/Universo Confecções por 8 a 7, e conquistando assim o seu quinto título da competição.

Na história dos confrontos entre as equipes, essa foi a terceira grande final, com o Inter Flórida vindo a conquistar as duas últimas.

Não custa nada lembrar que o Inter Flórida é o maior campeão da competição com cinco edições enquanto o Luster’s/Universo Confecções, que buscava quebrar essa supremacia do adversário em finais, novamente ficou no meio do caminho.

Pelo título, o Inter Flórida levou a quantia de dois mil reais mais o troféu e um conjunto completo de uniforme da Universo Confecções enquanto o vice-campeão Luster’s/ Universo Confecções recebeu mil reais mais troféu.

Wellington Nogueira do Inter Flórida com três gols sofridos foi o goleiro menos vazado e Maninho do Luster’s/Universo Confecções com seis gols marcados foi o artilheiro. Cada um recebeu 100 reais e troféus pelas performances na competição.

Bola cheia...! Em Caarapó está marcada para acontecer no dia 19 próximo, com a expectativa de mais de 50 equipes, a abertura da 1ª Copa Tey´kue de futsal.

A previsão do encerramento está marcada para acontecer em 3 de junho com a realização dos jogos das finais do feminino e masculino.

A competição que será realizada na quadra da escola estadual indígena de ensino médio Yvy Poty, na aldeia Tey´kue, em Caarapó, deverá contar com 32 times no masculino e 24 no feminino.

A competição que será um torneio de integração de acordo com os organizadores, reunirá atletas indígenas e não indígenas.

A premiação será de 12 mil reais para o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado terão direito a três mil e mil e 500 reais respectivamente além de 500 reais para o artilheiro e o mesmo valor para o goleiro menos vazado.

O congresso técnico está marcado para o próximo dia 13, quando serão discutidos e definidos os detalhes da competição.

A competição contará com a participação de oito times não indígenas.

Com relação as equipes indígenas, a inscrição está aberta a todas as cidades, sendo permitidas que cada uma tenha até três atletas não indígenas em seu plantel que deverá contar de 10 a 14 atletas na categoria adulto.

De acordo com um dos organizadores da competição, Claudemir Soares Martins, este será o primeiro evento de futsal na aldeia, e o objetivo dela será o de promover o esporte dentro da comunidade e com isso fortalecer a união do povo indígena por meio do futsal.

O coordenador adianta que outras competições serão realizadas no futuro na comunidade indígena, principalmente nas categorias de bases.

Para se inscrever, o contato é com o organizador da competição, Claudemir Martins, por meio do número do telefone: (67) 9.9893-8133.

Bola cheia...! E no futsal adulto a direção do AG Juventude de Dourados informou que a parceria com o CREC (Costa Rica Esporte Clube) para participar da competição nacional foi encerrada, porém, não explicou os motivos, mais está valendo.

O agora “solito” AG Juventude vai para o Campeonato Brasileiro/2025 da modalidade após conhecer os seus adversários.

A competição terá o seu início no dia 30 deste próximo mês e a grande final prevista para o dia 05 de maio.

A CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) fez o sorteio dos grupos com a presença de todos os representantes dos clubes.

A princípio a equipe sul-mato-grossense que na edição passada e mandou seus jogos na Arena Maracaju, iria mandar seus jogos nesta primeira fase na Poliesportiva Avelino dos Reis, o “Guanandizão” em Campo Grande, porém a diretoria informou a coluna que essa possibilidade somente irá ser realizada se a equipe passar de fase. “Vamos manter os jogos da primeira fase na Arena Maracaju, uma vez que em Dourados o ginásio Ulisses Guimarães encontra-se há pouco mais de dois anos com uma ampla reforma” disse o presidente do clube, Thiago Altomare.

Neste ano, a AG Juventude está no grupo “A” junto com adversários conhecidos, como América (MG), Vasco da Gama (RJ) e Fortaleza (CE).

Além destes clubes, consta na chave dos sul-mato-grossenses o ACESMIL São Miguel Futsal (PR), Estrela do Norte (AM), São João do Jaguaribe Futsal (CE), a Associação Chapecoense de Futsal/ACF'S (SC), Clube Atlético Piauiense (PI), Yeesco Futsal (SC) e o Náutico (PE). Aqui uma ressalva: No ano passado a então equipe do AG Juventude/ CREC na competição saiu “invicta”, ou seja: A rapaziada passeou pelo país quase inteiro e não ganhou de ninguém.           

Que sabe agora nesta edição com João Carlos Barbosa, o “Banana” como técnico experiente do salonismo nacional, a equipe douradense que representa o MS na competição, venha a fazer mais bonito do que na edição passada, quando somente levou cacetadas dos adversários atuando tanto em casa como fora...!

Bem, por hoje é somente isso meu povo! Que possamos ter uma excelente semana, com muita paz e luz...! A coluna volta agora na sexta-feira meu povo amigo...! Paz e bem a todos...!

Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)

Deixe seu Comentário

Leia Também

Douradão é 'invisível' e ginásio de esportes 'interminável'

Que SAF investirá no futebol de MS, se nem estádio em condições para grandes jogos existe?

Reunião definirá possibilidade de SAF no 7 de Setembro

Eleito presidente da FFMS nega salário de R$ 215 mil pago pela CBF

Eleição na FFMS; e ex-Corinthians podendo assumir cargo em time de Dourados

Mais Lidas

LEGISLATIVO DE MS

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

DOURADOS

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada

MERCADORIAS APREENDIDAS

Play 5 por R$ 800: Receita abre período para propostas em leilão

CRIME EM 2019

Jovem condenado por roubo a joalheria no centro de Dourados é preso