segunda, 15 de julho de 2024
Dourados
10ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Bola Cheia...! Bola Murcha...!

Waldemar Gonçalves, o Russo

Antes lanterna, time de MS está próximo da vaga na Série D do Brasileirão

09 julho 2024 - 00h03

Bola cheia...! Registramos que no campeonato da 2ª divisão do Paraná, que já está em sua fase final, com o então todo poderoso Paraná Clube tentando voltar à elite do futebol profissional paranaense assim como a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) ACP (Atlético Clube Paranavaí) que hoje é comandado pela equipe de trabalho do cantor Gustavo Lima, sendo os protagonistas pelos altos investimentos nos clube, a média de público entre os clubes 10 participantes chegou a 12 mil pagantes, conquistando assim, o maior índice dos últimos anos na competição.

Dito isso, na tarde de ontem em Campo Grande na nova sede da hoje falida e 'estuprada' FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), haveria de acontecer às 15 horas, sob o comando do hoje presidente interino Estevão Antônio Petrallás e o vice-presidente e diretor de competições da entidade, o também “indiciado na confusão armada pelo hoje presidente licenciado Francisco Cezário e sua turma após serem investigados pelo GAECO cujo rombo teria passado de dez milhões de reais”, o arbitral para a realização da série B do sul-mato-grossense que terá o seu início em 7 de setembro próximo, e a grande final marcada para acontecer na primeira quinzena de novembro.                       

Na pauta consta como participante dos oito clubes, quatro inclusive que já foram campeões estaduais da 1ª divisão, sendo eles, o maior deles, o Esporte Clube Comercial, da capital, o Águia Negra de Rio Brilhante, o CEN (Clube Esportivo Naviraíense e o C.D 7 de Setembro de Dourados.

É evidente que até mesmo por falta de estádios que tem os campeonatos sul-mato-grossenses tanto da 1ª como da 2ª divisão, não terá a mesma média de público do paranaense, mas acreditamos que deverá superar a da 1ª divisão, que neste ano foi mais uma vez vencida pelo também ex-todo poderoso Operário Futebol Clube em cima do DAC (Dourados Atlético Clube).

A média do Estadual da 1ª divisão do MS não chegou a cinco mil pagantes na competição em geral.

Vale lembrar que o DAC que não ganhou o título, foi o grande campeão em média de renda e público em seus jogos, no hoje abandonado estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.

Independente disso, é importante registrar que a 2ª divisão do sul-mato-grossense ocorra com um melhor nível técnico entre as quatro linhas, e que oxalá, o público volte a acreditar nesta diretoria da FFMS, que mesmo interina por 90 dias, vem tentando resgatar o pobre futebol profissional do nosso MS, que há anos, graças a administração de Francisco Cezário e seu grupo, está até o momento entre as três piores competições estaduais do país no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Acreditamos que ainda resta uma esperança para que esse presidente interino, Estevão Petrallás, e sua equipe, venha a tirar o hoje pobre futebol profissional do fundo do poço, é aguardar para ver.

Vale lembrar que o campeão e o vice desta 2ª divisão, estarão na elite do ano que vem da 1ª divisão, no lugar do Novo que na competição recém encerrada mandou seus jogos para Sidrolândia, e do Náutico da capital, que este ano caíram para a 2ª divisão.

Quanto a presença de público e renda em relação ao registrado no paranaense da 2ª divisão, esqueça, seria com certeza uma utopia, não tenha dúvida disso, pois se quer temos digamos assim estádios confortáveis e equipes de alto níveis para atrair os amantes do futebol...!      

Bola cheia...! Vai para a 13ª Copa Pantanal de Voleibol realizada neste último final de semana no ginásio do “Guanandizão”, na capital.

Contando com a equipe da capital e mais outras 30 de várias cidades do MS, a fase estadual da modalidade teve no Sub-15 feminino como campeã a EVAM de Três Lagoas ao vencer o set por 2 a 0 em cima do Instituto Pezão, e no masculino o CTM/AALL/MACE de Campo Grande passou por 2 a 1 o Mazé Clube de Vôlei.

Na competição estiveram presente Campo Grande, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Bonito e Dourados e contou com a presença de um grande público no maior ginásio esportivo do MS.

Bola cheia...! Na última sexta-feira contando com o ginásio municipal superlotado aconteceu em Caarapó as grandes finais do campeonato Copa Vale da Esperança de futsal.

No feminino pela 11ª edição a Ração União conquistou o tricampeonato ao vencer por 3 a 2 a equipe do Te´yinkuê de Caarapó. A equipe da A.E São Jorge de Caarapó ficou em terceiro lugar. Na premiação as três equipes dividiram o prêmio de 4 mil reais mais troféus e medalhas.

No masculino pela 16ª edição da competição, o Craque Sports 08 ao vencer por 6 a 3 o Naviraí Futsal ficou com o título, Em terceiro lugar ficou a equipe do SBA de Laguna Caarapã. As três equipes dividiram 10 mil e 400 reais em prêmios, mais medalhas e troféus.

Tanto no masculino como no feminino os goleiros e os artilheiros receberam troféus por suas performances ao longo da competição.

Bola cheia...! E o Estadual Sub-20 de futebol de campo, cujo campeão e o vice deverão representar o MS na famosa Copa São Paulo de futebol júnior em janeiro prosseguiu neste último final de semana.

Destaque no grupo “B” para o DAC (Dourados Atlético Clube) que foi até ao estádio “Saraivão” em Ivinhema e venceu a equipe da casa pelo placar de 4 a 2.

No estádio “Carecão” em Caarapó o O.A.C (Operário Atlético Caarapoense) se manteve na liderança de seu grupo ao vencer por 1 a 0 o lanterna C.D. 7 de Setembro.

Pelo grupo “A” pela 5ª rodada o Esporte Clube Comercial assumiu a liderança ao vencer o Corumbaense pelo placar de 1 a 0 no sábado no estádio Arthur Marinho, em Corumbá. Com o resultado o Corumbaense está eliminado da competição.

Bola cheia...! Pelo Estadual Sub-13 o surpreendente Instituto Ismaily de Ivinhema voltou a vencer o até então invicto Corumbaense na competição e com isso ficou com o tão sonhado.

A equipe do “vale do Ivinhema” que em jogo de ida havia vencido pelo placar de 2 a 0 no “Saraivão”, foi até ao Arthur Marinho, em Corumbá no sábado, e podendo até perder por um gol para ser campeão, voltou a vencer o adversário pelo placar mínimo e ficou com o troféu.

Bola cheia...! Vai para o eletricista Rodrigo Sobral, de Dourados, que foi até Campo Grande, bateu o recorde na Maratona da capital e com isso enfiou no bolso 4,5 reais em dinheiro, troféu e mais a medalha.

Rodrigo Sobral fechou os 42 quilômetros mais 120 metros com o tempo de 2 horas e 39 minutos.

A competição que faz parte do calendário esportivo da capital distribui 20 mil reais em prêmios, mais medalhas e troféus.

Por falar em maratona, aqui por Dourados a FUNED (Fundação de Esportes de Dourados) sepultou de vez a até então concorrida do “Fogo” né. Jogaram água na Maratona do Fogo e ela morreu mesmo não é mesmo, fazer o que né...!

Bola murcha...! E o CREC/Juventude futsal, time que representa o Mato Grosso do Sul no brasileiro da modalidade pela 8ª rodada da competição ficou em um heróico empate com o Cruzeiro de Minas Gerais.

Se vencer na competição, a equipe do técnico Hélio dos Anjos jogando na Arena Maracaju após estar perdendo de 2 a 0 buscou o empate, todavia, deu adeus a competição sem ter até agora vencido nenhum confronto.

A equipe sul-mato-grossense que levou “grana” de patrocínio de Dourados, mas representa para a imprensa nacional a cidade de Costa Rica, agora encerrará a sua pífia participação na competição no próximo sábado em Petrópolis (RJ) contra o C.R Vasco da Gama, com o sonho de obter pelo menos uma vitória, é esperar para ver...!

Bola cheia...! Por outro lado, o verdadeiro CREC (Costa Rica Esporte Clube) representando o Mato Grosso do Sul na série “D” do Brasileiro está a uma vitória para passar de fase na competição.

A “cobra do Norte” jogando em seu estádio, o “Laertão” venceu no sufoco o líder do seu grupo, o A-7 pelo placar de 3 a 2.

Com 20 pontos ganhos na tabela, a equipe do MS vai agora até ao Major Levy Sobrinho, enfrentar no próximo sábado `s 15horas, o concorrente direto para passar de fase, que é a Internacional de Limeira, que também tem a mesma pontuação sua, mas que está na frente pelo critério de saldo de ganho...! Dos seis pontos que ainda restam para ser jogados, o Costa Rica necessita de apenas três para se garantir para a próxima fase da duríssima competição nacional.

Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima sexta-feira...!

*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Idealizador de projeto paralímpico em Dourados deixa "as pistas"

Antes lanterna, time de MS está próximo da vaga na Série D do Brasileirão

Descrédito da torcida é culpa do futebol pífio da seleção brasileira

'Cartola' continua despachando na FFMS, mesmo com restante do time afastado

7 de Setembro inaugura escritório e tem como meta jogar Série A do Estadual já no ano que vem

Mais Lidas

ABUSO SEXUAL

Homem é preso em flagrante acusado de estuprar sobrinha em Dourados

OPORTUNIDADE

Com recrutamento noturno, indústria abre 400 vagas de trabalho em Dourados

MS

Inscrições para o Curso de Libras EAD Nível I do 2º Semestre abrem dia 15 de julho

DOURADOS

Ministro admite atraso e prevê projeto de novo terminal do Aeroporto concluído até fim de julho