Bola cheia...! Registramos que no campeonato da 2ª divisão do Paraná, que já está em sua fase final, com o então todo poderoso Paraná Clube tentando voltar à elite do futebol profissional paranaense assim como a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) ACP (Atlético Clube Paranavaí) que hoje é comandado pela equipe de trabalho do cantor Gustavo Lima, sendo os protagonistas pelos altos investimentos nos clube, a média de público entre os clubes 10 participantes chegou a 12 mil pagantes, conquistando assim, o maior índice dos últimos anos na competição.
Dito isso, na tarde de ontem em Campo Grande na nova sede da hoje falida e 'estuprada' FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), haveria de acontecer às 15 horas, sob o comando do hoje presidente interino Estevão Antônio Petrallás e o vice-presidente e diretor de competições da entidade, o também “indiciado na confusão armada pelo hoje presidente licenciado Francisco Cezário e sua turma após serem investigados pelo GAECO cujo rombo teria passado de dez milhões de reais”, o arbitral para a realização da série B do sul-mato-grossense que terá o seu início em 7 de setembro próximo, e a grande final marcada para acontecer na primeira quinzena de novembro.
Na pauta consta como participante dos oito clubes, quatro inclusive que já foram campeões estaduais da 1ª divisão, sendo eles, o maior deles, o Esporte Clube Comercial, da capital, o Águia Negra de Rio Brilhante, o CEN (Clube Esportivo Naviraíense e o C.D 7 de Setembro de Dourados.
É evidente que até mesmo por falta de estádios que tem os campeonatos sul-mato-grossenses tanto da 1ª como da 2ª divisão, não terá a mesma média de público do paranaense, mas acreditamos que deverá superar a da 1ª divisão, que neste ano foi mais uma vez vencida pelo também ex-todo poderoso Operário Futebol Clube em cima do DAC (Dourados Atlético Clube).
A média do Estadual da 1ª divisão do MS não chegou a cinco mil pagantes na competição em geral.
Vale lembrar que o DAC que não ganhou o título, foi o grande campeão em média de renda e público em seus jogos, no hoje abandonado estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.
Independente disso, é importante registrar que a 2ª divisão do sul-mato-grossense ocorra com um melhor nível técnico entre as quatro linhas, e que oxalá, o público volte a acreditar nesta diretoria da FFMS, que mesmo interina por 90 dias, vem tentando resgatar o pobre futebol profissional do nosso MS, que há anos, graças a administração de Francisco Cezário e seu grupo, está até o momento entre as três piores competições estaduais do país no ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Acreditamos que ainda resta uma esperança para que esse presidente interino, Estevão Petrallás, e sua equipe, venha a tirar o hoje pobre futebol profissional do fundo do poço, é aguardar para ver.
Vale lembrar que o campeão e o vice desta 2ª divisão, estarão na elite do ano que vem da 1ª divisão, no lugar do Novo que na competição recém encerrada mandou seus jogos para Sidrolândia, e do Náutico da capital, que este ano caíram para a 2ª divisão.
Quanto a presença de público e renda em relação ao registrado no paranaense da 2ª divisão, esqueça, seria com certeza uma utopia, não tenha dúvida disso, pois se quer temos digamos assim estádios confortáveis e equipes de alto níveis para atrair os amantes do futebol...!
Bola cheia...! Vai para a 13ª Copa Pantanal de Voleibol realizada neste último final de semana no ginásio do “Guanandizão”, na capital.
Contando com a equipe da capital e mais outras 30 de várias cidades do MS, a fase estadual da modalidade teve no Sub-15 feminino como campeã a EVAM de Três Lagoas ao vencer o set por 2 a 0 em cima do Instituto Pezão, e no masculino o CTM/AALL/MACE de Campo Grande passou por 2 a 1 o Mazé Clube de Vôlei.
Na competição estiveram presente Campo Grande, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Bonito e Dourados e contou com a presença de um grande público no maior ginásio esportivo do MS.
Bola cheia...! Na última sexta-feira contando com o ginásio municipal superlotado aconteceu em Caarapó as grandes finais do campeonato Copa Vale da Esperança de futsal.
No feminino pela 11ª edição a Ração União conquistou o tricampeonato ao vencer por 3 a 2 a equipe do Te´yinkuê de Caarapó. A equipe da A.E São Jorge de Caarapó ficou em terceiro lugar. Na premiação as três equipes dividiram o prêmio de 4 mil reais mais troféus e medalhas.
No masculino pela 16ª edição da competição, o Craque Sports 08 ao vencer por 6 a 3 o Naviraí Futsal ficou com o título, Em terceiro lugar ficou a equipe do SBA de Laguna Caarapã. As três equipes dividiram 10 mil e 400 reais em prêmios, mais medalhas e troféus.
Tanto no masculino como no feminino os goleiros e os artilheiros receberam troféus por suas performances ao longo da competição.
Bola cheia...! E o Estadual Sub-20 de futebol de campo, cujo campeão e o vice deverão representar o MS na famosa Copa São Paulo de futebol júnior em janeiro prosseguiu neste último final de semana.
Destaque no grupo “B” para o DAC (Dourados Atlético Clube) que foi até ao estádio “Saraivão” em Ivinhema e venceu a equipe da casa pelo placar de 4 a 2.
No estádio “Carecão” em Caarapó o O.A.C (Operário Atlético Caarapoense) se manteve na liderança de seu grupo ao vencer por 1 a 0 o lanterna C.D. 7 de Setembro.
Pelo grupo “A” pela 5ª rodada o Esporte Clube Comercial assumiu a liderança ao vencer o Corumbaense pelo placar de 1 a 0 no sábado no estádio Arthur Marinho, em Corumbá. Com o resultado o Corumbaense está eliminado da competição.
Bola cheia...! Pelo Estadual Sub-13 o surpreendente Instituto Ismaily de Ivinhema voltou a vencer o até então invicto Corumbaense na competição e com isso ficou com o tão sonhado.
A equipe do “vale do Ivinhema” que em jogo de ida havia vencido pelo placar de 2 a 0 no “Saraivão”, foi até ao Arthur Marinho, em Corumbá no sábado, e podendo até perder por um gol para ser campeão, voltou a vencer o adversário pelo placar mínimo e ficou com o troféu.
Bola cheia...! Vai para o eletricista Rodrigo Sobral, de Dourados, que foi até Campo Grande, bateu o recorde na Maratona da capital e com isso enfiou no bolso 4,5 reais em dinheiro, troféu e mais a medalha.
Rodrigo Sobral fechou os 42 quilômetros mais 120 metros com o tempo de 2 horas e 39 minutos.
A competição que faz parte do calendário esportivo da capital distribui 20 mil reais em prêmios, mais medalhas e troféus.
Por falar em maratona, aqui por Dourados a FUNED (Fundação de Esportes de Dourados) sepultou de vez a até então concorrida do “Fogo” né. Jogaram água na Maratona do Fogo e ela morreu mesmo não é mesmo, fazer o que né...!
Bola murcha...! E o CREC/Juventude futsal, time que representa o Mato Grosso do Sul no brasileiro da modalidade pela 8ª rodada da competição ficou em um heróico empate com o Cruzeiro de Minas Gerais.
Se vencer na competição, a equipe do técnico Hélio dos Anjos jogando na Arena Maracaju após estar perdendo de 2 a 0 buscou o empate, todavia, deu adeus a competição sem ter até agora vencido nenhum confronto.
A equipe sul-mato-grossense que levou “grana” de patrocínio de Dourados, mas representa para a imprensa nacional a cidade de Costa Rica, agora encerrará a sua pífia participação na competição no próximo sábado em Petrópolis (RJ) contra o C.R Vasco da Gama, com o sonho de obter pelo menos uma vitória, é esperar para ver...!
Bola cheia...! Por outro lado, o verdadeiro CREC (Costa Rica Esporte Clube) representando o Mato Grosso do Sul na série “D” do Brasileiro está a uma vitória para passar de fase na competição.
A “cobra do Norte” jogando em seu estádio, o “Laertão” venceu no sufoco o líder do seu grupo, o A-7 pelo placar de 3 a 2.
Com 20 pontos ganhos na tabela, a equipe do MS vai agora até ao Major Levy Sobrinho, enfrentar no próximo sábado `s 15horas, o concorrente direto para passar de fase, que é a Internacional de Limeira, que também tem a mesma pontuação sua, mas que está na frente pelo critério de saldo de ganho...! Dos seis pontos que ainda restam para ser jogados, o Costa Rica necessita de apenas três para se garantir para a próxima fase da duríssima competição nacional.
Bem...! Por hoje é somente isso meu povo...! Que possamos ter uma excelente semana...! Fui, mais volto se Deus quiser na próxima sexta-feira...!
*Waldemar Gonçalves, o Russo é jornalista e filiado ao SINJORGRAN (Sindicato dos Jornalistas da Grande Dourados)