Arquivamento – Inquérito Civil instaurado em 2018 investigando supostas irregularidades na adoção de medidas para adequar gastos com pessoal à lei de responsabilidade fiscal durante o governo Délia Razuk, foi arquivado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Conforme os trabalhos, não houve comprovação de atos de improbidade administrativa.
Retorno – O governador Eduardo Riedel (PSDB) oficializou o retorno da coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião ao cargo de subcomandante-Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul na vaga ocupada pelo interino, coronel Nivaldo de Pádua Mello. Ela havia deixado a função para concorrer como vice-prefeita de Campo Grande na chapa encabeçada pelo deputado federal Beto Pereira (PSDB).
Sem sucesso – Neyde é filiada ao Partido Liberal, que coligou com o PSDB nos dois maiores colégios eleitorais de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a dobradinha com Beto não resultou em sucesso, com as legendas ficando fora do segundo turno. Já em Dourados, PSDB e PL conseguiram triunfar e venceram o pleito, garantindo a Marçal Filho e Gianni Nogueira a chance de comandar o município pelos próximos quatro anos.
Suspensa – A visita do presidente Lula ao Mato Grosso do Sul na quarta-feira foi novamente adiada, conforme as informações de deputados da base e de pessoas ligadas ao governo federal. Na quarta, era prevista a chegada dele a Antônio João para oficializar o repasse da Terra Indígena Ñande Ru Marangatu.
Talvez – A expectativa agora é que o presidente desembarque no Estado no dia seguinte ao previsto, mas não para o ato de posse das terras indígenas, e sim, para acompanhar a inauguração oficial da indústria de celulose em Ribas do Rio Pardo, considerada a maior do mundo.
Oitivas – Na Reserva de Dourados, representante do Ministério dos Povos Indígenas) passou o final de semana conversando com indígenas que ficaram feridos durante o confronto com policiais militares do Choque, na manhã de quarta-feira. Na ocasião, moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru bloquearam a MS-156 em protesto contra a falta de água no local.
Mudança – O leilão das rodovias que irão compor a ‘Rota da Celulose’, em Mato Grosso do Sul, agendado para ocorrer na próxima sexta-feira, na Bolsa de Valores de São Paulo (SP), foi adiado pelo EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e será remarcado. Ainda não há uma data específica determinada pelo Governo do Estado. O anúncio foi feito na tarde de ontem pela assessoria de imprensa do Executivo.