sexta, 14 de junho de 2024
Dourados
17ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Vereador que denunciou colega por fala homofóbica já foi alvo de processo na Câmara

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

21 maio 2024 - 00h05

Só por aqui – Tem situação que, parece, só acontecer em Dourados. Na Câmara, por exemplo, o vereador Diogo Castilho (PSDB), aquele mesmo que enfrentou processo na Casa e também na Justiça sob acusação de agredir a noiva há três anos, notificou ontem pela manhã o Legislativo para que a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar analise a fala considerada homofóbica do vereador Sérgio Nogueira (PP), que é reincidente nesse tipo de comentário, relembre aqui.

Relembrando – Só para lembrar, Diogo Castilho foi preso e encaminhado à PED (Penitenciária Estadual de Dourados) em setembro de 2021 pela acusação de violência doméstica, chegando inclusive a ser condenado a mais de um ano em regime aberto pela Justiça de Dourados. Porém, em agosto do ano passado, ele acabou absolvido por unanimidade no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), veja aqui.

Polêmica – Durante a sessão de ontem, o tema foi pouco discutido pelos parlamentares presentes na Casa. Apenas a vereadora Tânia Cristina (PSDB) fez comentários mais fortes sobre o assunto. Já Sérgio Nogueira se defendeu das acusações e negou fala homofóbica em relação ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

$$$$$ - Como já citado aqui diversas vezes, mais um documento deixa claro que a lentidão das obras na pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira nunca foi por falta de dinheiro, e sim operacional. Extrato publicado na edição de ontem do Diário Oficial da União mostra contrato de três meses firmado pelo 9ºBEC (Batalhão de Engenharia de Construção) junto a DP Barros, pelos serviços de sinalização, iluminação e outros serviços no local. No valor atualizado pelo período, a contar de 17 de maio, o custo desses serviços chegará a R$ 18.656.269,34.

Atualizando – E, para não deixarmos cair no esquecimento, há quase três anos e um mês, o local está fechado. Recentemente o Exército disse que faltava pouco para a entrega oficial da pista, restando ao município correr contra o tempo para a homologação da pista, deixando-a apta a receber voos comerciais. A prefeitura, por sua vez, repassou o aeroporto para a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) tomar conta. 

Pré – A onda de lançar pré-candidaturas em eventos públicos não é algo exclusivo por aqui. Em Campo Grande, a ex-deputada federal Rose Modesto, que deixou o comando da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) recentemente, promoverá ato para se colocar na briga pela prefeitura da Capital. O evento está agendado para a noite de sexta-feira. 

Presenças – Além de filiados locais do União, partido que Rose preside em Mato Grosso do Sul, é aguardada ainda a presença de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, além do presidente nacional do partido, Antônio Rueda, e o vice Antônio Carlos Magalhães Neto.

Fiscalização – Enquanto a Assembleia Legislativa define uma comissão especial formada pelos deputados estaduais Junior Mochi (MDB), Roberto Hashioka (União) e Pedro Kemp (PT) para analisar a concessão do trecho da BR-163, entre Campo Grande e o Norte do Estado, na chamada ‘Rota Pantanal’, para a parte Sul da rodovia federal, que passa por Dourados no sentido Paraná e denominada ‘Rota Tuiuiú’, nenhum debate é realizado. 

Força – É hora da classe política, não apenas a bancada douradense, mas também os deputados estaduais eleitos com milhares de votos de municípios da região Sul do Estado, abraçar essa causa em busca de resolver o problema. Até porque, os trechos da BR-163 nessas regiões registram constantes acidentes fatais. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Conselho finaliza estudos e rodovias de MS podem ser privatizadas

Prefeito afia discurso e compara atual gestão com anteriores

Chapa pura; mulheres nos maiores colégios eleitorais e homenagem a ex-deputado

Primeiro voto; montagem de equipe e formação de chapa

Descontentamento com Geraldo; audiência na Assembleia; e BR-163

Mais Lidas

HOMICÍDIO 

Douradense é encontrado morto com mãos e pés amarrados no interior do MT

DOURADOS

Interno é encontrado morto de joelhos na PED e caso é investigado

DECISÃO

Mesmo sem duplicação de pontos críticos, pedágios da BR-163 aumentam a partir desta sexta-feira

VENDA DE ALIMENTOS

Ministério Público pede fechamento de cantinas em presídios de MS