Transição – Acontecendo desde a quarta-feira, os encontros das equipes de transição têm sido realizados até tarde no Centro de Convenções às margens da avenida Guaicurus, onde funciona alguns setores da administração municipal.
Investigação – Na pequena Caracol, o Ministério Público Estadual abriu procedimento preparatório eleitoral com a intenção de apurar denúncia sobre uma possível compra de votos no município nas eleições. Além da captação ilícita de sufrágio, como é conhecido o termo, há também reclamações de abuso de poder político durante o pleito.
Exonerado – Ex-secretário de Governo de Murilo Zauith (DEM) quando prefeito de Dourados, José Jorge Filho, o ‘Zito’, deixou a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura), comandada por Zauith. A exoneração consta na edição de sexta-feira do Diário Oficial do Estado.
Mandato – Ao que tudo indica, Zito deve fazer parte do primeiro escalão a ser montado pelo prefeito eleito Alan Guedes (PP). Um dia antes de publicada a exoneração, ele marcou presença na reunião com a nova composição da Câmara de Dourados.
Mesa – O vereador eleito Marcelo Mourão (Podemos) ainda não tem conversado com os outros colegas da próxima legislatura sobre a Mesa Diretora da Câmara. No entender dele, essa discussão ainda é prematura. Antes, ele ainda tenta uma agenda com o prefeito Alan Guedes.
Proposta – O parlamentar que retorna à Casa depois de ficar como suplente no pleito passado pretende debater mudanças no Regimento Interno. Uma das propostas é de aumentar o número de sessões ao longo da semana e instituir um fundo com a sobra do duodécimo para a construção de um novo hospital na cidade.
Pérola – Aliás, mais uma da atual administração. Dois dias depois de liberar os parques à população, a prefeita Délia Razuk (sem partido) voltou atrás da medida justificando o fato de Dourados ter entrado novamente em risco ‘vermelho’ para o coronavírus. Apesar da argumentação, a cidade já se encontrava nesse patamar há duas semanas, ou seja, bem antes do decreto de abertura dessas praças públicas.
Recomendação – A 16ª Promotoria de Justiça de Dourados recomendou uma série de ações e acompanhará o período de transição de governo no município. O Ministério Público Estadual também acompanhará outras 36 cidades do Estado onde ocorrerá a troca de comando no Executivo.