Menu
Busca terça, 24 de novembro de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Três renunciam e mais de 10 têm pedido de candidatura à Câmara negado em Dourados

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

28 outubro 2020 - 00h05

Câmara – A tempestade da manhã de segunda-feira praticamente pautou a sessão da Câmara de Dourados na noite do mesmo dia. Entre os parlamentares, a maior cobrança foi por atitude maior do Executivo para a realização de manutenção ou retirada de árvores condenadas. 

Números – De acordo com o site DivulgaCandContas, até o início da noite de ontem, Dourados possuía oito candidatos a vereador com a situação indeferida mesmo após recurso, seis com o pedido negado e 338 postulantes ao cargo autorizados pela Justiça Eleitoral para a disputa agendada para 15 de novembro. 

Mais números – Outros três nomes escolhidos nas convenções municipais renunciaram à disputa durante o período de julgamento. As candidaturas à prefeitura e os respectivos vices foram todas deferidas. 

Rapidez – As sessões, tanto da Câmara de Dourados, quanto da Assembleia Legislativa, estão cada vez mais curtas com o afunilamento da campanha eleitoral. Na primeira, o encontro semanal que normalmente dura 4h, o tempo tem se reduzido a 2h30, enquanto a segunda, três vezes na semana, tem sido resolvida em menos de 1h. Ontem, por exemplo, foram pouco mais de 20 minutos.

Arrecadação – Dados do Anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil colocam Dourados em lugar de destaque no Centro-Oeste como uma das cidades que mais aumentaram a arrecadação do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) em 2019. 

Percentual – De acordo com o levantamento, encomendado pela FNP (Frente Nacional de Prefeitos), a maior cidade do interior sul-mato-grossense teve salto de 11,1% na arrecadação do tributo, ficando atrás apenas de Cuiabá (MT), com aumento da receita em 13,7%. Em Dourados, segundo o estudo, os números passaram de R$ 74,3 milhões em 2018 para R$ 82,6 milhões no ano passado. 

Campanha – Ainda se recuperando em São Paulo do pós-Covid, o deputado estadual e candidato à prefeitura de Naviraí, Onevan de Matos (PSDB), não deve participar, fisicamente, desta reta final da campanha eleitoral pelo Executivo. A função de se reunir e caminhar pelas ruas da cidade localizada na região Sul continua a cargo do vice, Marcio Araguaia. 

Mídia – O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul começa hoje a geração de mídias que carregarão as urnas para as eleições municipais. De acordo com o Tribunal, serão preparadas 19 mil mídias às seções eleitorais, entre memória de resultado especial, flashes de carga e votação, entre outras. A previsão é que os trabalhos terminem no sábado. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Pensando em 2022, deputado estaria tentando emplacar suplente na Câmara
Vereador eleito não fala em Mesa Diretora, mas propõe mudança no Regimento
Passada euforia do pleito, eleição da Mesa vira assunto na Câmara
Barbosinha diz ter ligado para Alan e colocado mandato à disposição
Derrotado nas urnas, vereador “pede emprego” durante a sessão

Mais Lidas

DOURADOS
Carro invade parque no final da Avenida Marcelino Pires, cai em valeta e pega fogo
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Homem ameaça ex com faca e apanha de vizinhos em Dourados
DOURADOS
Homem é preso após tentar atropelar policiais em abordagem na BR-163 
DOURADOS
Mulher é presa após atear fogo na casa do ex-marido, cadeirante