Menu
Busca sábado, 27 de novembro de 2021
Dourados
35°max
19°min
Campo Grande
32°max
21°min
Três Lagoas
35°max
22°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Testemunhas de processante serão ouvidas hoje na Câmara

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

24 novembro 2021 - 00h04

Protesto – Grupo de mulheres realizou protesto contra a violência doméstica durante a sessão de segunda-feira na Câmara de Dourados. Apesar do número pequeno de manifestantes, o barulho foi grande na Casa de Leis e em determinados momentos, parlamentares não conseguiam falar. 

Clareza – Ainda na sessão de segunda-feira, vereadores fizeram questão, por diversas vezes, de afirmar que a Câmara votava o projeto do Executivo que extinguia a Fumsahd (Fundação Municipal de Saúde e Administração Hospitalar) e não a endividada e problemática Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados). 

Função - A Fumsahd foi criada em 2003 pelo então prefeito Laerte Tetila (PT) para dar suporte na administração do Hospital Universitário, atualmente sob comando da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Oitivas – A Comissão Processante que investiga a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra Diogo Castilho (DEM), realiza hoje as oitivas com 14 testemunhas. Serão ouvidos os policiais que atenderam a ocorrência, a ex-noiva e outras 11 pessoas indicadas pela defesa do acusado. 

Tempo – Relator da comissão, o vereador Rogério Yuri (PSDB) disse à Na Lata! que espera conseguir fechar os depoimentos ainda hoje, mas, caso haja necessidade, remarcará alguns para a sexta-feira. 

Empréstimo – Comitiva do Executivo municipal deve sair de Dourados com destino a Brasília (DF) nos próximos dias para dar continuidade a negociação do Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata). Uma agenda vem sendo acertada junto ao Ministério da Casa Civil para que ocorra o alinhamento da continuidade nos tramites que podem resultar no empréstimo de 40 milhões de dólares para obras estruturantes na cidade. 

Burocracia – Segundo o prefeito Alan Guedes (PP), a administração vem trabalhando a parte burocrática para a finalização do empréstimo, que já tem a União como avalista após aprovação pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos), do Ministério da Economia. A expectativa é assinar o contrato até o final deste ano, após passar pela aprovação do Senado e sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

Unale – Mato Grosso do Sul sedia hoje o maior encontro entre legisladores do país. A 24ª Conferência da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) ocorre em Campo Grande e deve reunir até o dia 26 de novembro centenas de parlamentares na Capital e também participando das atividades e debates de forma remota. 

Cancelamento – Por conta da Unale, os deputados estaduais votaram favoráveis a suspensão da sessão de quinta-feira da Assembleia Legislativa para que todos possam participar do evento.

*Colaborou André Bento
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Bolsonaro é aguardado para agenda em MS no próximo mês
Com mudança no regimento, concessionária pode ser convocada a explicar parquímetro na Câmara
Testemunhas de processante serão ouvidas hoje na Câmara
Após acordo, MPE deve arquivar denúncia contra servidores que furaram fila de vacina
Sem representantes no Congresso, Dourados fica com o ‘cheiro’ de emendas impositivas

Mais Lidas

ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Jovem é preso após manter relacionamento com menina de 11 anos em Dourados
DOURADOS
Menina diz que mantinha relações sexuais com acusado de estupro desde os 10 anos
AÇÃO CONJUNTA
Dourados terá operação 'Lei Seca' para conter bebedeira no trânsito após final da Libertadores
DOURADOS
Acusado de estupro tem prisão preventiva decretada e é transferido para a PED