Decisão – Em meio as articulações para escolha e formatação da nova Mesa Diretora da Câmara de Dourados, o PL, partido que indicou a vice-prefeita Gianni Nogueira na chapa encabeçada por Marçal Filho (PSDB) e com três parlamentares eleitos, votará em bloco na escolha dos nomes que integrarão as cadeiras.
Insistência – Entre os novatos no parlamento, Rubens de Gomes Prates, o ‘Sargento Prates’, tem insistido na vontade de integrar a Mesa Diretora da Casa, se arriscado ainda em colocar o próprio nome para presidir o Palácio Jaguaribe no biênio 2025/2026. Resta saber, a que ponto isso poderá influenciar no alinhamento costurado pelo prefeito eleito para manter uma base sólida na Câmara.
Remoto – Imprevisto não especificado fez o governador Eduardo Riedel (PSDB) participar remotamente do AgroForum, realizado na manhã de ontem, em São Paulo (SP). Organizado pelo BTG Pactual, o evento reuniu profissionais e investidores do agronegócio e contou com a participação do presidente do Paraguai, Santiago Peña, além dos governadores Ronaldo Caiado (União Brasil) e Rafael Fonteles (PT), de Goiás e Piauí, respectivamente.
Cedência – Portaria que autoriza a cedência do professor universitário Tiago Resende Botelho da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), onde é servidor efetivo, para retornar ao cargo de superintendente da SPU (Superintendência de Patrimônio da União) foi publicada na edição de ontem do DOU (Diário Oficial da União).
Afastamento - Botelho havia deixado o cargo no final de maio para disputar a prefeitura de Dourados nas eleições municipais deste ano. No pleito, ele acabou na terceira colocação com 17.845 votos, atrás do eleito Marçal Filho (PSDB) e do atual prefeito Alan Guedes (PP) com 60.418 e 34.027, respectivamente.
Mudanças – Enquanto o futuro ciclo legislativo vai articulando a eleição da Mesa, as reuniões de transição de mandato Executivo continuam e já entram na reta final do prazo pré-definido. Conforme estabelecido anteriormente, a previsão é que os encontros se encerrem no dia 13 de novembro, pouco antes do feriado de Proclamação da República.
Dial – Consolidada em todas as regiões do Paraná e entrando no mercado sul-mato-grossense, a Rede Massa, que faz parte do grupo do apresentador Ratinho, do SBT, deve começar nas próximas semanas a operar em Dourados, na frequência 90,3FM. A nova filial da emissora de rádio está sob responsabilidade da RCN, de Três Lagoas, mesmo grupo que pretendia implantar a rádio CBN por aqui.
No ar – Por falar em rádio, o vereador Marcelo Mourão (PL) cobrou durante a sessão de ontem da Câmara, o funcionamento da rádio institucional da Casa de Leis, que já possui concessão aprovada, mas que permanece no papel há vários anos.
Fumaça – Seguindo o ditado de que, ‘onde há fumaça, há fogo’, fala do presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB) durante a sessão de ontem pode ser um spoiler sobre o aproveitamento do vereador Juscelino Cabral (PSDB) na gestão Marçal Filho (PSDB).
Fogo – Enquanto fazia cobranças sobre trânsito na Tribunal, Juscelino foi aparteado por Laudir que soltou: “Fico muito feliz em saber que você vai ser o próximo diretor da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito)”, disse, tirando risos do colega parlamentar.