Palestra – Ao lado de diversas autoridades nacionais, o governador Eduardo Riedel (PSDB) falará a empresários sobre sustentabilidade, relatando ações de transição na matriz energética de Mato Grosso do Sul, durante Brazil Economic Forum Zurich 2025, que acontece hoje na Suíça.
Grupo – Riedel integrará painel sobre energia renovável que contará ainda com o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, o diretor de soluções climáticas naturais e bioenergia da Mercuria no Brasil Celso Fiori, além do CEO da W-Energy, Wagner Carvalho e a professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP (Universidade de São Paulo), Patricia Iglecias.
Nas redes – Alguns vereadores eleitos com engajamento nas redes sociais têm ‘percorrido o trecho’ neste início de ano em Dourados para dar continuidade na produção de vídeos. Tirando casos de assédio, em determinados materiais, há ideias interessantes sendo mostradas, resta saber se a intenção é ‘ganhar likes’ ou realmente serão colocadas em prática.
Proposta – Além de buscar agilizar a homologação da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para atender a demanda doméstica de voos comerciais, a visita de Marçal Filho (PSDB) a Brasília (DF) na terça-feira, serviu também para propor o repasse à Infraero, da outorga do aeródromo. Ou seja, entregar a administração, exploração e operação em todo o terminal. Hoje, a empresa atua apenas na parte administrativa.
Custo – O prefeito afirmou que a proposta foi bem vista pelo presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay. Caso a estatal fique com a concessão e passe a tocar por conta própria o aeroporto, o município economizará no valor repassado mensalmente à empresa. De acordo com Marçal Filho, as cifras desembolsadas em janeiro para manter o Francisco de Matos Pereira, parado, foram superiores a R$ 300 mil.
Lá na frente – Pensando no futuro, com a obra do novo terminal de passageiros prestes a ser licitada pelo Governo e com previsão de triplicar o tamanho da área construída, a operação se torna interessante à companhia diante dos serviços a serem explorados durante os anos acordados entre as partes. Já a prefeitura fica livre de preocupações e gastos relacionados ao local.
Representante – A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), foi escolhida como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária representando o Senado Federal. A presidência ficou com o deputado federal Pedro Lupion (PP/Paraná).