segunda, 17 de março de 2025
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Riedel na Europa; repasse do Aeroporto e senadora de MS vice em Frente Parlamentar

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

23 janeiro 2025 - 00h04

Palestra – Ao lado de diversas autoridades nacionais, o governador Eduardo Riedel (PSDB) falará a empresários sobre sustentabilidade, relatando ações de transição na matriz energética de Mato Grosso do Sul, durante Brazil Economic Forum Zurich 2025, que acontece hoje na Suíça. 

Grupo – Riedel integrará painel sobre energia renovável que contará ainda com o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha, o diretor de soluções climáticas naturais e bioenergia da Mercuria no Brasil Celso Fiori, além do CEO da W-Energy, Wagner Carvalho e a professora e superintendente de Gestão Ambiental da USP (Universidade de São Paulo), Patricia Iglecias.

Nas redes – Alguns vereadores eleitos com engajamento nas redes sociais têm ‘percorrido o trecho’ neste início de ano em Dourados para dar continuidade na produção de vídeos. Tirando casos de assédio, em determinados materiais, há ideias interessantes sendo mostradas, resta saber se a intenção é ‘ganhar likes’ ou realmente serão colocadas em prática. 

Proposta – Além de buscar agilizar a homologação da pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira para atender a demanda doméstica de voos comerciais, a visita de Marçal Filho (PSDB) a Brasília (DF) na terça-feira, serviu também para propor o repasse à Infraero, da outorga do aeródromo. Ou seja, entregar a administração, exploração e operação em todo o terminal. Hoje, a empresa atua apenas na parte administrativa. 

Custo – O prefeito afirmou que a proposta foi bem vista pelo presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay. Caso a estatal fique com a concessão e passe a tocar por conta própria o aeroporto, o município economizará no valor repassado mensalmente à empresa. De acordo com Marçal Filho, as cifras desembolsadas em janeiro para manter o Francisco de Matos Pereira, parado, foram superiores a R$ 300 mil. 

Lá na frente – Pensando no futuro, com a obra do novo terminal de passageiros prestes a ser licitada pelo Governo e com previsão de triplicar o tamanho da área construída, a operação se torna interessante à companhia diante dos serviços a serem explorados durante os anos acordados entre as partes. Já a prefeitura fica livre de preocupações e gastos relacionados ao local.  

Representante – A senadora por Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP), foi escolhida como vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária representando o Senado Federal. A presidência ficou com o deputado federal Pedro Lupion (PP/Paraná).  

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cobrança por voos, ‘créditos’ e futebol marcaram agendas em Dourados

Desabafo de deputado; comitiva em Dourados e pré-candidatura lançada

PL e PT ‘paz e amor’ na Assembleia

Compliance, 2ª sessão no mês e protestos à vista

Novos nomes do governo Lula já passaram por MS

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL

Clínicas de recuperação para dependentes químicos são fechadas durante operação

AVIAÇÃO CIVIL

Com pista entregue, corrida agora é para atrair companhias aéreas a Dourados

CÂMARA DE DOURADOS

Souza alerta sobre o crescente número de moradores de rua em Dourados e cobra providências

INVESTIMENTOS

Prefeitura e governo do Estado lançam obras de infraestrutura em Dourados