Recesso – O Governo do Estado publicou ontem decreto que estabelece o recesso do fim de ano nos órgãos públicos. Com exceção dos serviços considerados essenciais, a pausa aos servidores públicos deverá ser dividida, com um grupo folgando no Natal, entre 22 e 26 de dezembro, enquanto o outro para no Ano Novo, com início no dia 29 do mesmo mês e término em 2 de janeiro.
Dividida – A bancada sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados se dividiu na noite de quarta-feira, durante a votação que derrubou a Medida Provisória do IOF. Rodolfo Nogueira (PL), Marcos Pollon (PL), Beto Pereira (PSDB) e Luiz Ovando (PP), foram contra à medida que, entre outras ações, prevê a taxação aos ‘super ricos’ e das Bets. Já Vander Loubet (PT), Camila Jara (PL), Geraldo Resende (PSDB) e Dagoberto Nogueira (PSDB), se posicionaram favoráveis.
Resistência – Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado estadual João Henrique Catan (PL), autorizando os chamados ‘bicos’ de servidores da segurança pública fora do horário de serviço, enfrenta uma grande resistência na Casa, incluindo pessoas do próprio partido do parlamentar.
Resistência ainda – Ontem, a proposta foi debatida na Casa com pelo menos três deputados se colocando contrários à medida, incluindo Coronel David, da mesma legenda de Catan. Até o momento, os parlamentares enxergam a necessidade de valorização dos servidores, em contraponto a liberação deles para a realização desses ‘bicos’.
Projeto – Já pensando nas eleições do ano que vem, o TRE-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) deu início ao projeto ‘TRE Perto de Você’. O objetivo é levar serviços eleitorais aos municípios sem postos de atendimento eleitoral, como Novo Horizonte do Sul e Taquarussu, os primeiros a receberem os serviços itinerantes nesta semana. As ações continuam em novembro e dezembro, nas cidades de Vicentina e Antônio João, respectivamente.
Assumindo – Retornando da Argentina onde participou do VII Foro do Corredor Bioceânico, o vice-governador Barbosinha (PSD) assumiu o governo do Estado no fim da tarde de ontem, substituindo Eduardo Riedel (PP), que embarcou aos Estados Unidos para acompanhar a primeira-dama Mônica na Maratona de Chicago.




