quinta, 28 de março de 2024
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Representação contra deputado que descarregou arma durante sessão segue na AL

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

08 junho 2022 - 00h03

Confirmou – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou o que já era esperado na Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura e nomeou o adjunto Eduardo Pereira Romero como titular da pasta. Desde a saída de João César Matto Grosso, no final de março, ele respondia interinamente pela Secretaria. 

Provisória – O vereador Creusimar Barbosa foi escolhido pela direção estadual como presidente da comissão provisória do União Brasil em Dourados. A oficialização na função aconteceu em encontro realizado por lideranças da legenda na semana passada. José Nunes de Souza será o vice, Andrea Anibal secretária e Danizete Capilé Cunha, tesoureira. 

Popularidade – A senadora sul-mato-grossense e pré-candidata a presidência da República, Simone Tebet (MDB), não tem conseguido empolgar nem no próprio Estado que representa. 

Números - Pesquisa do Instituto Ranking divulgada ontem mostra a parlamentar com 2,4% das intenções de voto no levantamento espontâneo e 4,2% no estimulado, bem atrás de Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT), que têm polarizado esse início de pré-campanha em todo o país, com 28% e 26,3%, respectivamente na espontânea e 35,2% e 33,5% na estimulada.  

Registro – A pesquisa do instituto ouviu 3 mil pessoas em 30 municípios de Mato Grosso do Sul entre os dias 31 de maio e 4 de junho e foi registrada com os números MS-09658/2022 e BR-06808/2022.

Música – Polêmica envolvendo cachês de artistas contratados pelo poder público através de dispensa de licitação chegou ao Mato Grosso do Sul e um projeto foi protocolado na Assembleia Legislativa para dar transparência a essas ações. A partir da proposta apresentada pelo deputado Amarildo Cruz (PT), caso passe pelos trâmites necessários, será obrigatório a divulgação de informações relativas à promoção ou patrocínio de eventos artísticos, culturais e esportivos com dinheiro público. 

Exemplo – Um dos modelos apresentados para embasar esse pedido é a contratação de shows sertanejos por parte da prefeitura de Jateí para a tradicional Festa da Fogueira, agendada para o início de julho, no valor de R$ 625 mil. A cidade tem aproximadamente 4 mil habitantes, conforme última estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), porém, a tradicional festa costumava atrair pessoas de vários municípios próximos, inclusive Dourados. 

Trâmite – Representação feita por três deputados estaduais e o Partido Comunista contra o também parlamentar João Henrique Catan (PL) segue tramitando na Assembleia. O documento assinado por Paulo Duarte (PSB), Pedro Kemp (PT) e Amarildo Cruz (PT), foi encaminhado à Corregedoria e deve ser finalizado nas próximas semanas. 

Relembrando – No dia 17 de maio, durante votação de projeto que reconhecia atirador esportivo como atividade de risco, João Henrique Catan apareceu remotamente durante a sessão numa espécie de clube de tiro e, ao votar sim, descarregou a arma contra o alvo com a imagem do comunismo. O ato gerou indignação de parte dos deputados que questionaram o comportamento do colega. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Resposta no MDB, aniversário de obra e contrato assinado

Barbosinha vai comandar o PSD em Dourados com missão de estruturar o partido

Clima no MDB esquenta e vereador faz críticas na tribuna da Câmara

Aproximação política, cerimônia não tão concorrida e oficialização de filiação

Mudança; protestos e debate por pré-candidatura

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta