segunda, 24 de junho de 2024
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Primeiro voto; montagem de equipe e formação de chapa

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

11 junho 2024 - 00h04

Queda – Dados parciais do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) mostram diminuição no número de eleitores em Dourados em relação ao pleito de 2022, quando foram contabilizadas 169.042 pessoas aptas a votar. Conforme os números atualizados em 31 de maio, atualmente são 163.387. A diminuição se dá principalmente pelo cancelamento dos títulos de quem não realizou o cadastro biométrico. 

Biometria – Por falar nisso, alguns pretendentes a entrar na disputa devem se atentar sobre a realização do cadastro biométrico. Se não o realizaram até 8 de maio, quando encerrou-se o prazo para regulamentação, esses pré-candidatos ficarão de fora da corrida eleitoral. E olha que tem gente nesta situação, básica a quem pretende entrar numa disputa.

Estatísticas – Em Dourados, algumas curiosidades marcam o pleito deste ano em meio ao eleitorado, entre eles, a presença de 1.786 adolescentes entre 16 e 17 anos em condições de votar pela primeira vez. Já o número de eleitores considerados analfabetos é de 2.724 pessoas, enquanto 29.677 possuem curso superior completo.  

Campanha – Se posicionando há tempos como pré-candidato à prefeitura pelo DC (Democracia Cristã), Arquimedes Lemes Soares, o ‘Ferrinho’, já iniciou a montagem da equipe e contará com a presença do ex-presidente da Câmara de Vereadores de Dourados no final dos anos 1970, Juarez Fiel Alves, que deve ser o coordenador da campanha. Os dois são amigos de longa data. 

Questionamentos – Já outro pré-candidato à prefeitura, o radialista Marçal Filho segue conversando com populares neste período que antecede a campanha. Entre um papo aqui, outro ali, confessou a pergunta que mais precisa responder ao eleitorado: “vai sair mesmo à prefeitura?”.

Confiança – Em conversa informal, relatou também ter sentido confiança no posicionamento do governador Eduardo Riedel (PSDB) em favor de seu nome para o pleito que se avizinha. Em março, no ato de filiação de Marçal, Riedel chegou a dizer que não é ‘gato ou caco de vidro para ficar sobre o muro’, mostrando apoio à pré-candidatura do radialista. 

Chapa – As conversas para uma possível indicação de um vice emedebista na chapa tucana seguem, mesmo depois de aberta a possibilidade de o MDB lançar candidatura própria. De acordo com o presidente municipal do PSDB, deputado estadual Zé Teixeira, o assunto é tratado no âmbito estadual e por aqui, as conversas são positivas. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

PT trabalha mesma ‘fórmula’ nos dois maiores colégios eleitorais de MS

Confirmando pré-candidaturas, Dourados pode ter ‘embate’ de 20 anos atrás

Em evento no Antenor Martins, Alan questiona adversários: “em ano de eleição não pode trabalhar?”

Escola de trânsito; ‘fundão’ e as pré-candidaturas

Aeroporto mais uma vez; Alan e Tereza e ‘carimbo’ de parlamentar de MS em projeto polêmico

Mais Lidas

OPORTUNIDADE

Frigorífico abre 360 vagas de emprego em Dourados

DOIS IRMÃOS DO BURITI

Prefeitura de MS abre concurso com salários que ultrapassam R$ 14 mil

CAMPO GRANDE

PMs sequestraram motorista de caminhão para roubar droga

DOURADOS

Final de semana permanece quente e seco, mas temperatura despenca nos próximos dias