Menu
Busca sexta, 24 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Prefeito vai a Brasília para articular Fonplata com bancada de MS

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

15 setembro 2021 - 00h05

Canal – O presidente da Câmara Laudir Munaretto (MDB) promulgou resolução instituindo em Dourados a Ouvidoria Parlamentar do Poder Legislativo do município. A intenção é manter diálogo com a sociedade através do recebimento de reclamações, denúncias ou qualquer outra manifestação da população da cidade. 

Suplente – Ainda na Câmara, o suplente Edson Souza (DEM) assumiu ontem pela manhã a cadeira de Diogo Castilho (DEM), afastado na noite de segunda-feira com o voto de todos os colegas de Casa. 

Ordem – Na sessão que determinou o afastamento do parlamentar, Diogo tentou impedir a leitura da denúncia em plenário, alegando ser vítima de injuria, pré-julgamento e desrespeito. A questão de ordem foi negada pelo presidente Laudir Munaretto, afirmando que os relatos se encontravam no documento. 

Agenda – O prefeito Alan Guedes (PP) embarca amanhã para Brasília (DF) onde tem compromissos com ministro e integrantes da bancada sul-mato-grossense. Uma das principais pautas estão na articulação do empréstimo de até 40 milhões de dólares para obras de infraestrutura na cidade junto ao Fonplata (Fundo Financeiro de Desenvolvimento da Bacia do Prata).  

Articulação – O prefeito se reunirá com os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL), que fazem parte da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado – onde o empréstimo também precisa de aprovação -, e aguarda agenda com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, do mesmo partido de Alan. 

Morde e assopra – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) elogiou proposta do Governo do Estado sobre o mutirão para zerar filas de cirurgias eletivas e, ao mesmo tempo, criticou a possibilidade de entregar para OS’s (Organizações Sociais) os comandos dos hospitais regionais de Três Lagoas e Dourados, ainda em fase de construção. 

Impedimento – A comissão processante que investigará denúncia de quebra de decoro parlamentar por parte do vereador Diogo Castilho (DEM), afastado por 90 dias, pode ter mudança no quadro antes da oficialização. Como é alvo de outra processante, é possível que Lia Nogueira (PP), sorteada e escolhida para presidir o grupo, não possa assumir o posto. 

Âncora – Um dos nomes mais citados da Operação Uragano, que colocou na prisão o ex-prefeito Ari Artuzi, vereadores, secretários e empresários diante da denúncia de corrupção em 2010, o ex-assessor de comunicação da prefeitura de Dourados, Eleandro Passaia, passará a apresentar o programa Balanço Geral, na TV Record de São Paulo. Por mais de oito anos ele fez parte da Rede Massa, afiliada do SBT no Paraná e de propriedade do apresentador Carlos Massa, o Ratinho. 

Comando – A exemplo do que ocorreu na Assistência Social, a Guarda Municipal de Dourados será comandada por interino até o dia 27 de setembro. Durante o período de férias da titular Liliane Graziele Cespedes de Souza Nascimento, assume o posto o subcomandante José Rubens Barbosa. 

Anúncio – Será detalhado hoje pela manhã no CAM (Centro Administrativo Municipal) as obras do novo trevo da BR-163, que dá acesso à rua Coronel Ponciano e a MS-156, o chamado Trevo do DOF. A expectativa é da construção de um viaduto no local para melhorar a fluidez e garantir a segurança no trânsito de veículos e pessoas. 

*Colaboraram André Bento e Wender Carbonari

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Deputado não descarta seguir ministra em possível mudança de partido
Deputado vítima da Covid volta a ser lembrado na AL, agora com título 'in memoriam'
Pressão aumenta contra concessionária que administra parquímetro em Dourados
Câmara oficializa processante e afastamento de Diogo Castilho
Bolsonaro pode receber honraria do DOF durante agenda em MS

Mais Lidas

PEDRO JUAN CABALLERO
Adolescentes desaparecidas na fronteira são localizadas
FRONTEIRA
Adolescentes brasileiras estão desaparecidas desde o último sábado
TRAGÉDIA 
Motociclista morre na BR-163 em Dourados após bater em uma capivara 
CRONOGRAMA
Questões técnicas atrasam obras e aeroporto de Dourados não abrirá esse ano