sábado, 26 de abril de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Políticos na ‘gringa’; melhoras de Azambuja e proposta de homenagem

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

16 abril 2025 - 00h04

Na gringa! – Passando um período de férias na Alemanha, o governador Eduardo Riedel (PSDB) compartilhou nas redes sociais a visita que fez à universidade onde o filho cursa mestrado e destacou a troca de conhecimento por diferentes instituições dentro do ambiente acadêmico, oportunidade que enxerga com bons olhos para se desenvolver em Mato Grosso do Sul. “Levo comigo a certeza de que, no MS, nosso desafio e oportunidade é fortalecer a conexão entre universidades, pesquisa e iniciativa privada. Quando esse ecossistema funciona junto, o desenvolvimento acontece”, disse.

Na gringa, ainda – Outro político sul-mato-grossense em terras estrangeiras é o deputado federal Geraldo Resende (PSDB). Em missão oficial nos Estados Unidos, ele participa de agenda na escola de medicina da Universidade de Stanford, onde é debatido o uso da inteligência artificial na Saúde. “A agenda na Stanford University School of Medicine tem sido de muito aprendizado e troca. Nosso foco é trazer essas referências para o SUS, aprimorar políticas públicas e transformar vidas com mais eficiência e dignidade”, publicou o parlamentar. 

Spoiler? – Apesar da possibilidade ter ‘esfriado’ por esses dias, foto publicada nas redes sociais do ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na manhã de ontem, chamou atenção de alguns seguidores. 

Recuperação - Ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Reinaldo desejou melhoras ao político, que passou por procedimento no fim de semana para corrigir complicações abdominais sentidas durante agenda no Rio Grande do Norte. Presidente estadual do PSDB, há rumores de que Azambuja troque de legenda e possa aparecer no PL para disputa do Senado nas eleições do ano que vem. 

Homenagem – Durante sessão de ontem da Assembleia Legislativa, o deputado Zeca do PT sugeriu à Casa que dê o espaço onde funcionará o refeitório previsto para ser inaugurado na próxima terça-feira, o nome do ex-deputado estadual Amarildo Cruz, ex-integrante da bancada do PT na Casa que morreu em março de 2023, em decorrência de problemas de saúde. 

Criticou – Comentário em rede social desejando a morte ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), feito por servidor do Detran-MS lotado no município de Guia Lopes da Laguna, foi alvo de críticas de deputados estaduais durante a sessão de ontem na Assembleia. João Henrique Catan e Coronel David, ambos do PL, pediram providências do Governo do Estado, incluindo a exoneração do funcionário público.

Na Justiça – O MPF (Ministério Público Federal) em Mato Grosso do Sul promete executar o Governo do Estado pelo descumprimento da sentença judicial que determinou várias ações reparatórias e compensatória a indígenas da Reserva de Dourados devido a duplicação da MS-156, ligando o município a Itaporã. A condenação é referente a uma Ação Civil Pública movida em 2012, ainda no mandato do ex-governador André Puccinelli (MDB), questionando a forma como as obras foram executadas na época. 

Continua... – De acordo com o MPF, na condenação, a Justiça determinou implementação de um programa de adequação da rodovia, melhorias em trevos, construção de um novo acesso, reorganização de redutores de velocidade, drenagem de águas pluviais, ampliação de faixas laterais, instalação de câmeras de monitoramento, proteção do cemitério indígena e a instalação de portais de identificação da área indígena. Para o Ministério Público, nenhuma dessas ações foram realizadas, resultando na decisão de procurar novamente o judiciário. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Parlamentares de MS integram comitiva para funeral do papa

Câmara diz que empresa executou apenas um terço das obras previstas

Com cardápio pantaneiro, deputados inauguram refeitório na Assembleia

Semana em Brasília, prefeito na bronca e ato na Praça Antônio João

Vereadores participarão de “Marcha” em Brasília na próxima semana

Mais Lidas

LEGISLATIVO DE MS

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

DOURADOS

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada

MERCADORIAS APREENDIDAS

Play 5 por R$ 800: Receita abre período para propostas em leilão

CRIME EM 2019

Jovem condenado por roubo a joalheria no centro de Dourados é preso