domingo, 07 de agosto de 2022
Dourados
29°max
18°min
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Planilha de servidora classifica Funai em Dourados como ‘petista’ e que ‘difama o governo’

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

29 julho 2022 - 00h05

Loteamento – Material divulgado na manhã de quinta-feira pelo portal Agência Pública apresenta uma espécie de ‘classificação’ de servidores lotados na Funai (Fundação Nacional do Índio) em todo o país, mostrando quem seria contra e a favor do governo Jair Bolsonaro (PL). Uma planilha foi produzida em 2019 por mulher que atuava na direção da Fundação e, através dela, houve grande troca de servidores em vários Estados brasileiros. O documento começou a ser confeccionado pouco tempo depois da posse de Marcelo Xavier, atual presidente da Funai.

Troca – Dourados é uma das nove localidades brasileiras onde a coordenação da Funai foi marcada com grifo ‘vermelho’ na planilha. A cor sugeria mudança no comando da Fundação, com o alerta de ‘Retirar [servidores desses locais] com urgência da CR (Coordenação Regional)’.

Rotulado – Ainda na parte que compete a maior e mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense, há uma avaliação da responsável de que a coordenação ‘é toda petista e difama o governo’. Na época, a Funai de Dourados era coordenada pelo servidor Silvio Raimundo da Silva, que deixou o cargo em dezembro de 2019, mesmo período onde ocorreram diversas trocas pelo país. 

Recurso – A Justiça Eleitoral indeferiu pedido de tutela de urgência da direção estadual do Podemos em Mato Grosso do Sul. A legenda não prestou contas sobre o pleito eleitoral de 2020 e acabou perdendo o direito de receber valores do Financiamento de Campanha e do Fundo Partidário nas eleições deste ano. 

Arquivado – O Conselho do MPE (Ministério Público Estadual) de Mato Grosso do Sul aceitou encaminhamento feito em junho pelos promotores Ricardo Rotunno, Luiz Gustavo Camacho Terçariol e Rosalina Cruz Cavagnoll, e optou, através da procuradora Lenirce Aparecida Avellaneda Furuya, por arquivar denúncia feita pela vereadora Lia Nogueira (PSDB) e o farmacêutico bioquímico Racib Panage Harb, sobre supostas irregularidades na condução de contratos de publicidade na Câmara de Dourados entre os anos de 2018 e 2020. 

Argumento – De acordo com os relatos dos promotores douradenses para o pedido de arquivamento no início do mês passado, nos documentos apresentados e as oitivas realizadas ao longo do período de apuração, não foram constatadas irregularidades na celebração dos contratos entre a Casa e a agência vencedora do processo licitatório na distribuição e pagamento das peças publicitárias, o que foi seguido pela procuradora, integrante do Conselho.

Registro – A federação Psol/Rede Sustentabilidade já registrou junto a Justiça Eleitoral o pedido de candidatura da chapa majoritária que disputará as eleições de outubro. O nome de Adonis Marcos foi confirmado para o governo em convenção realizada no domingo passado e terá como vice Ilmo Cândido. Como candidato ao Senado a escolha foi por Anizio Tocchio, tendo como primeiro suplente Marcio Benites e de segunda, Diana Sheila. 

Convenções – Outros dois pré-candidatos ao Governo do Estado devem ser oficializados pelas respectivas legendas neste sábado. O PT pretende lançar a advogada Giselle Marques ao Executivo, enquanto o PSD mira no ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, que se viu envolvido em meio a denúncias de assédio sexual ao longo da semana. 
 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mensagem após ataque a candidato em 2018 vira ação penal eleitoral

Servidor de carreira, ex-secretário pede exoneração do Município

Assembleia cancela cerimônias e audiências e deputado critica novas medidas

Após anunciar que seria suplente de senador, produtor rural acaba como candidato a vice

Campanha vai reforçar fiscalização nas eleições deste ano

Mais Lidas

TRAGÉDIA

Mulher que morreu em acidente na BR-463 era agrônoma de Dourados

TRAGÉDIAS

Agosto começa com quatro mortes por acidentes de trânsito em Dourados 

LUTO

Conselho de Agronomia lamenta morte de jovem agrônoma em acidente

TENTAVIVA DE HOMICÍDIO

Susto provocado por cachorro e discussão terminam com ciclista baleado