sábado, 22 de março de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

PL e PT ‘paz e amor’ na Assembleia

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

13 março 2025 - 00h04

Nomeação – Ex-deputada federal e derrotada nas duas últimas eleições que disputou – Governo do Estado e prefeitura de Campo Grande -, Rose Modesto (União Brasil), foi nomeada assistente parlamentar intermediária na presidência do Senado Federal para fazer parte da equipe de Davi Alcolumbre, do mesmo partido e que preside a Casa. 

Justificando – A escolha dela para o cargo, segundo o parlamentar, foi pela experiência política e proximidade das ações voltadas para o social. Rose fez parte do governo Lula entre os anos de 2023 e maio do ano passado, quando atuou como superintendente da Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste) e saiu para entrar na corrida pelo Executivo da Capital, quando acabou derrotada no 2º turno para Adriane Lopes (PP). 

Mudança – O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, oficializou no fim de semana passado a sua migração do MDB ao Progressistas. A filiação contou com a participação de várias lideranças da legenda no Estado, entre elas a senadora Tereza Cristina, responsável pela ida dele ao partido. 

Mais uma – Ato da Presidência da Câmara de Dourados publicado ontem, oficializou a criação da Comissão Permanente de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais na Casa de Leis. O grupo será presidido por Karla Gomes (Podemos), terá como vice Franklin Schmalz (PT) e membro Elias Ishy (PT). 

Nos descontos – Tudo caminhava para uma eleição suplementar com ‘chapa única’ em Paranhos, no Sul do Estado, definida para 6 de abril. Porém, já no fim do prazo estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para registros de candidatura, Jorge Ricardo Laurício do PT, colocou o nome à disposição da população e entrou no embate contra o atual interino e também postulante ao cargo, Hélio Acosta (PSDB). 

Afagos – Se isso for contado pelo Brasil, haverá quem duvide. Mas, em Mato Grosso do Sul, ocorreu troca de elogios entre parlamentares de PT e PL na Assembleia Legislativa. Na sessão de ontem, o deputado Zeca do PT não economizou nas falas em favor do colega Neno Razuk (PL) após reunião que encaminhou o Projeto de Lei que proíbe a captura, comercialização e transporte de algumas espécies de peixes dos rios do Estado. 

Convidado - O ex-governador aproveitou a deixa até para confidenciar aos colegas de Casa sobre um almoço com o amigo, ex-deputado e pai do deputado do PL, Roberto Razuk, agendado para Dourados no fim de semana. “Vai ser servido comida árabe”, relatou Neno após a fala de Zeca. 

Proibição – Ainda ontem, pouco antes do início da sessão, reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), deu parecer favorável, por unanimidade, à proposta que mantém a proibição da captura, embarquem transporte e comercialização do Dourado. A lei que inibe a pesca da espécie é datada de 2019, tinha validade de cinco anos e deve ser prorrogada pela segunda vez, após ampliação do prazo no ano passado. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Suplente de olho em vaga; diárias altas e encontro no DF

Sigilo em viagens, federação e fundo para enfrentamento

Nepotismo na mira do MPMS; lembrança em sessão e articulação em Dourados

Articulação por presidência; possibilidade de mudanças e olhar para 2026

Cobrança por voos, ‘créditos’ e futebol marcaram agendas em Dourados

Mais Lidas

INVESTIGAÇÃO

Pastor é preso por atrair jovens em situação de vulnerabilidade e cometer estupros em MS

DOURADOS

Após filho se machucar em brinquedo, pai invade escola e insulta professores

INVESTIGAÇÃO

Falsa biomédica é indiciada por lesão corporal gravíssima e uso de produto contrabandeado

DOURADOS

Audiência pública na Câmara discute concessão da BR-163 nesta sexta-feira