Balanço – O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul desembolsou como pagamento de diárias aos seus servidores durante o mês de outubro, R$ 169.446,70. Já com passagens, o valor chegou a R$ 40.133,38.
Treta – Decisão da direção nacional do Podemos dá a senadora Soraya Thronicke o comando estadual da legenda quatro meses após ela se filiar. Como resposta à ação, uma debandada do partido, incluindo vereadores de vários municípios, deve ocorrer nos próximos dias.
Agenda – Único representante do Podemos na Câmara de Dourados, o vereador Marcelo Mourão disse à Na Lata! que oficialmente não foi informado sobre a decisão nacional. Ele pretende agendar uma reunião com o atual presidente Sérgio Murilo para tratar sobre o assunto.
Visitas – A ideia do parlamentar é viajar para Campo Grande na próxima semana e conversar com Sérgio. Recentemente Mourão esteve em Brasília (DF) e visitou o gabinete da senadora, porém, afirmou não ter conversado com ela sobre o tema.
2024 – Em meio a esse período de ‘fervura’, o parlamentar não garantiu se permanece na legenda para a disputa do próximo ano. “Estou muito comprometido com o mandato, trabalhando firme e focado nas ações que me comprometi. Não vou me antecipar a nada, primeiro preciso saber o que de fato está acontecendo com o Podemos, porque sinceramente eu não sei”, afirmou.
Golpe – Cada vez mais ousados, os golpistas não têm respeitado nem polícia na tentativa de tentar levar dinheiro das vítimas. Durante a semana, usaram o nome do comandante-geral da PM em Mato Grosso do Sul, coronel Renato dos Anjos Garnes, para aplicar estelionato.
Conversa – A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, visitou Mato Grosso do Sul, para, novamente, buscar diálogo por políticas públicas para a população indígena no Estado. E, como de costume, conversas foram encaminhadas, mas, nada de concreto apresentado.
Eleições – Líder da bancada federal no Congresso Nacional, o deputado federal Vander Loubet assumiu a coordenação do GTE (Grupo de Trabalho Eleitoral) do PT em Mato Grosso do Sul visando as eleições municipais de 2024. “Vamos trabalhar para que nosso partido esteja organizado de forma democrática e preparado para apresentar bons projetos para a população”, escreveu.
Local – Questionado em Dourados na semana passada sobre os caminhos que a legenda seguiria no município no pleito, ele afirmou que a direção municipal é quem decidiria sobre esse assunto. Por aqui, dois nomes se colocaram como pré-candidato: o professor e superintendente de Patrimônio da União Tiago Botelho e o vereador Elias Ishy.