Novas Frentes – Duas novas frentes parlamentares criadas recentemente somam a tantas outras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Uma delas é a em “apoio ao comércio varejista, produtos e serviços”, proposta pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), já a outra é a em “defesa da vida e da família”, idealizada por João Henrique Catan (PL).
Campanha – O jornalista Ginez Cesar, chefe de Assessoria de Comunicação e Cerimonial da prefeitura e o assessor especial de Gabinete e ex-secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Junior, foram exonerados de seus cargos na gestão municipal e se dedicam exclusivamente à campanha do atual prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP).
Burocracia – Tais medidas, assinadas por Alan e pelo secretário de Administração Vander Soares Matoso, constam na edição de quinta-feira do Diário Oficial do Município e passam a valer a partir desta segunda-feira.
Horário eleitoral – Enquete proposta pelo Dourados News apontou que quase 90% dos eleitores não acompanham a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. O horário começou na sexta-feira e segue até o dia 3 de outubro. Em Dourados, todas as emissoras de rádio fornecem a programação, enquanto na televisão, apenas a RIT TV faz a transmissão.
Pode – Como não custa nada lembrar ao eleitorado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autoriza às pessoas que votarão no dia 6 de outubro, anotar os números dos candidatos a vereador e prefeito, a famosa ‘colinha’. A Justiça Eleitoral entende que tal medida leva celeridade no momento da votação e também segurança ao eleitor.
Não pode – Da mesma forma, também é preciso lembrar de algumas ações proibidas no momento da votação, como portar aparelho de telefone celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer equipamento que possa comprometer o sigilo do voto.
Impugnado – O juiz Diogo de Freitas, da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, impugnou o pedido de candidatura do ex-prefeito de Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB), que busca disputar as eleições naquela cidade. Ele está inelegível até abril do ano que vem.