sexta, 13 de setembro de 2024
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Novas ‘Frentes’, exonerações com foco na campanha e impugnação de candidato à prefeitura

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

02 setembro 2024 - 00h06

Novas Frentes – Duas novas frentes parlamentares criadas recentemente somam a tantas outras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Uma delas é a em “apoio ao comércio varejista, produtos e serviços”, proposta pelo deputado estadual Renato Câmara (MDB), já a outra é a em “defesa da vida e da família”, idealizada por João Henrique Catan (PL).

Campanha – O jornalista Ginez Cesar, chefe de Assessoria de Comunicação e Cerimonial da prefeitura e o assessor especial de Gabinete e ex-secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Junior, foram exonerados de seus cargos na gestão municipal e se dedicam exclusivamente à campanha do atual prefeito e candidato à reeleição, Alan Guedes (PP). 

Burocracia – Tais medidas, assinadas por Alan e pelo secretário de Administração Vander Soares Matoso, constam na edição de quinta-feira do Diário Oficial do Município e passam a valer a partir desta segunda-feira.

Horário eleitoral – Enquete proposta pelo Dourados News apontou que quase 90% dos eleitores não acompanham a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. O horário começou na sexta-feira e segue até o dia 3 de outubro. Em Dourados, todas as emissoras de rádio fornecem a programação, enquanto na televisão, apenas a RIT TV faz a transmissão. 

Pode – Como não custa nada lembrar ao eleitorado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) autoriza às pessoas que votarão no dia 6 de outubro, anotar os números dos candidatos a vereador e prefeito, a famosa ‘colinha’. A Justiça Eleitoral entende que tal medida leva celeridade no momento da votação e também segurança ao eleitor. 

Não pode – Da mesma forma, também é preciso lembrar de algumas ações proibidas no momento da votação, como portar aparelho de telefone celular, máquina fotográfica, filmadora ou qualquer equipamento que possa comprometer o sigilo do voto.

Impugnado – O juiz Diogo de Freitas, da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, impugnou o pedido de candidatura do ex-prefeito de Paranhos, Heliomar Klabunde (MDB), que busca disputar as eleições naquela cidade. Ele está inelegível até abril do ano que vem.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Vídeos com candidatos, gastos de campanha e Infraero em Dourados

PP faz ‘provocação’ e cita chateação com Bolsonaro, mas garante ‘todos juntos’ em 2026

Ex-ministros do governo Bolsonaro vêm a Dourados fazer campanha para Alan

Nova pesquisa; escassez de cabos eleitorais e lembrança de ‘santinho’

Desfile; contrato da Coronel prorrogado e concessões

Mais Lidas

DO MS

Da Jaguapiru para a 'telinha': indígena douradense participará de novela da Globo

MATO GROSSO DO SUL 

Operação com 'braço' em Dourados identifica irregularidades na produção de Arla 32 e aplica multas

DOURADOS

Centro de Convenções terá exposição de carros antigos e feira da Reme juntas no fim de semana

REGIÃO

Detran-MS lista situações que impedem licenciamento de veículos