quinta, 10 de julho de 2025
Dourados
13ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Município quer trocar de nome para não ter confusão com MT

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

13 junho 2025 - 00h06

Homenagem – A Câmara de Dourados realiza na manhã desta sexta-feira, uma sessão solene em celebração aos 50 anos da Embrapa Agropecuária do Oeste, no município. O evento acontece às 8h, na sede da estatal.

O amor! – O Dia dos Namorados rendeu postagens, declarações e homenagens nas redes sociais da classe política sul-mato-grossense. O governador Eduardo Riedel, por exemplo, se declarou à esposa Mônica, enquanto cumpria agendas de trabalho em São Paulo (SP).

Cultura – Chamou a atenção o valor de algumas apresentações contratadas pela Fundação de Cultura do Estado para evento cultural público bastante aguardado pela população em cidade sul-mato-grossense. Os números divulgados são bem ‘salgados’ e contemplam poucos, e uns até nem tão conhecidos. 

Pantanal – Enquanto Mato Grosso do Sul de ‘tempos em tempos’ discute a mudança ou não do nome do Estado, a Câmara de Vereadores de Rio Verde de Mato Grosso, aprovou projeto do Executivo para alterar a nomenclatura do município para Rio Verde do Pantanal. “A proposta tem como objetivo reforçar a identidade regional da cidade, promovendo a valorização do município enquanto parte integrante do bioma pantaneiro, reconhecido por sua importância ecológica, cultural e turística”, diz a justificativa.

E agora? – De acordo com a Câmara daquela cidade, a proposta agora será analisada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Caso ocorra o ‘ok’ por parte dos deputados estaduais, um plebiscito acontecerá com a população da cidade, que decidirá pela mudança, ou não de nome, através do voto direto. 

Rodovia da morte – A repactuação da BR-163 em Mato Grosso do Sul voltou a ser debatida durante sessão de ontem da Assembleia Legislativa e também resultou em cobrança à bancada federal do Estado. O deputado Rinaldo Modesto, durante aparte na fala do colega Junior Mochi, diz que deputados e senadores precisam realizar ‘um trabalho mais efetivo’ em relação ao assunto. 

No bolso – Por falar na rodovia que corta o Estado de Norte a Sul, a partir de amanhã o usuário começará a pagar mais caro nas praças de pedágio. O reajuste foi autorizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) no dia 3 de junho, relembre aqui

Rejeitada – Relatora da CPI das Bets no Senado, Soraya Thronicke (Podemos-MS) viu o seu relatório com medidas a serem tomadas sobre o assunto, incluindo indiciamentos a influenciadores, rejeitado pelos integrantes da Comissão na quinta-feira por quatro votos a três. Essa é a primeira vez em 10 anos que isso acontece. 

Vai insistir – Apesar da derrota na CPI, a parlamentar disse que entregará os documentos a autoridades, no desempenho de sua função de senadora. Ela afirmou que se o relatório fosse aprovado na CPI não haveria uma “força maior” nos pedidos de indiciamentos. Os indiciamentos aprovados pelas CPIs são enviados ao Ministério Público ou à Polícia Federal, que podem ou não acatar o procedimento.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foco no Estado; futuro ainda em análise e palavrão em sessão

Ceasa e o trânsito; municipalismo e debate em Brasília

Após definir comando, PT inicia debate interno sobre base no Governo

Sessão dupla; novo símbolo de MS e processo

Aproximação do PL; eleição no PT e festa milionária

Mais Lidas

ESTELIONATO

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

BARBÁRIE

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

ECONOMIA

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545

HOMICÍDIO

Jovem morre no HV três dias após ser baleado no pescoço e suspeito é preso