sábado, 26 de abril de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

MPMS na Aldeia, agenda com ministros e ‘novo’ governador em MS

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

14 abril 2025 - 00h06

Água – O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu explicações, através de um procedimento preparatório, sobre as ações desenvolvidas pelo poder público em Dourados, para sanar a falta de água aos moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena do município. Parte da comunidade voltou a enfrentar problemas com a situação recentemente. No ano passado, indígenas chegaram a bloquear a MS-156 por conta da falta de abastecimento. 

Alimentos – No mesmo procedimento, o promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior pede esclarecimento sobre outra situação que vem ocorrendo nas aldeias locais, a escassez de cestas básicas disponíveis ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Indígena à população. 

Anistia – Quatro, dos oito deputados federais por Mato Grosso do Sul, assinaram pedido de urgência para dar início à tramitação do projeto de anistia aos atos de 8 de janeiro de 2023, quando os prédios dos poderes foram invadidos e depredados em Brasília (DF). ‘Carimbaram’ o requerimento Marcos Polon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL, além de Luis Ovando (PP) e Beto Pereira (PSDB). No total foram 259 assinaturas, duas a mais que o necessário, permitindo agora que o projeto tenha acelerado o tramite na Câmara dos Deputados. 

Integrantes – Ainda no Congresso Nacional, dois parlamentares sul-mato-grossenses entraram para a CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização). O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) é membro do grupo e a senadora Soraya Thronicke (Podemos) suplente.

Na cadeira – Barbosinha assume interinamente o posto de governador de Mato Grosso do Sul, substituindo Eduardo Riedel (PSDB) que embarcou para a Alemanha, para passar alguns dias com familiares. A licença do atual chefe do Executivo foi encaminhada e lida na Assembleia Legislativa na semana passada. 

Agendas – Se ainda não há previsão para voos comerciais, ao menos para agendas oficiais o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, tem atendido a demanda. A expectativa é que pelo desembarque, em breve, dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e também do titular da Educação, Camilo Santana. O primeiro, para resolver a situação do Samu Indígena, enquanto o segundo – como já adiantado aqui, Na Lata! - foi convidado para as celebrações dos 20 anos de implantação da UFGD. 

No Allianz – Palmeirense de frequentar estádio, o vereador Rogério Yuri (PSDB) foi ao Allianz Parque, em São Paulo, neste fim de semana, mas não para acompanhar o time de coração, que no sábado venceu o Corinthians por 2 X 0, pela terceira rodada do Brasileirão, em Barueri (SP), e sim, acompanhar o show ‘Tempo Rei’, de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil. O parlamentar aproveitou a proximidade com o palco para compartilhar alguns momentos da apresentação com os seguidores. 

Feriadão – Assim como ocorre no Estado, os servidores municipais de Dourados terão cinco dias de folga neste feriadão da Páscoa. Os trabalhos nas repartições administrativas param já nesta quarta-feira, retornando apenas na terça da outra semana. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Parlamentares de MS integram comitiva para funeral do papa

Câmara diz que empresa executou apenas um terço das obras previstas

Com cardápio pantaneiro, deputados inauguram refeitório na Assembleia

Semana em Brasília, prefeito na bronca e ato na Praça Antônio João

Vereadores participarão de “Marcha” em Brasília na próxima semana

Mais Lidas

LEGISLATIVO DE MS

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

DOURADOS

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada

MERCADORIAS APREENDIDAS

Play 5 por R$ 800: Receita abre período para propostas em leilão

CRIME EM 2019

Jovem condenado por roubo a joalheria no centro de Dourados é preso