Água – O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) pediu explicações, através de um procedimento preparatório, sobre as ações desenvolvidas pelo poder público em Dourados, para sanar a falta de água aos moradores das aldeias Bororó e Jaguapiru, na Reserva Indígena do município. Parte da comunidade voltou a enfrentar problemas com a situação recentemente. No ano passado, indígenas chegaram a bloquear a MS-156 por conta da falta de abastecimento.
Alimentos – No mesmo procedimento, o promotor Amílcar Araújo Carneiro Júnior pede esclarecimento sobre outra situação que vem ocorrendo nas aldeias locais, a escassez de cestas básicas disponíveis ao Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Indígena à população.
Anistia – Quatro, dos oito deputados federais por Mato Grosso do Sul, assinaram pedido de urgência para dar início à tramitação do projeto de anistia aos atos de 8 de janeiro de 2023, quando os prédios dos poderes foram invadidos e depredados em Brasília (DF). ‘Carimbaram’ o requerimento Marcos Polon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL, além de Luis Ovando (PP) e Beto Pereira (PSDB). No total foram 259 assinaturas, duas a mais que o necessário, permitindo agora que o projeto tenha acelerado o tramite na Câmara dos Deputados.
Integrantes – Ainda no Congresso Nacional, dois parlamentares sul-mato-grossenses entraram para a CMO (Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização). O deputado federal Geraldo Resende (PSDB) é membro do grupo e a senadora Soraya Thronicke (Podemos) suplente.
Na cadeira – Barbosinha assume interinamente o posto de governador de Mato Grosso do Sul, substituindo Eduardo Riedel (PSDB) que embarcou para a Alemanha, para passar alguns dias com familiares. A licença do atual chefe do Executivo foi encaminhada e lida na Assembleia Legislativa na semana passada.
Agendas – Se ainda não há previsão para voos comerciais, ao menos para agendas oficiais o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, tem atendido a demanda. A expectativa é que pelo desembarque, em breve, dos ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e também do titular da Educação, Camilo Santana. O primeiro, para resolver a situação do Samu Indígena, enquanto o segundo – como já adiantado aqui, Na Lata! - foi convidado para as celebrações dos 20 anos de implantação da UFGD.
No Allianz – Palmeirense de frequentar estádio, o vereador Rogério Yuri (PSDB) foi ao Allianz Parque, em São Paulo, neste fim de semana, mas não para acompanhar o time de coração, que no sábado venceu o Corinthians por 2 X 0, pela terceira rodada do Brasileirão, em Barueri (SP), e sim, acompanhar o show ‘Tempo Rei’, de um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil. O parlamentar aproveitou a proximidade com o palco para compartilhar alguns momentos da apresentação com os seguidores.
Feriadão – Assim como ocorre no Estado, os servidores municipais de Dourados terão cinco dias de folga neste feriadão da Páscoa. Os trabalhos nas repartições administrativas param já nesta quarta-feira, retornando apenas na terça da outra semana.