Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

MPE arquiva três inquéritos da administração passada após não constatar irregularidades

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

28 julho 2021 - 00h04

Dupla – Com o anúncio da pré-candidatura de André Puccinelli (MDB) ao governo nas eleições do ano que vem e a intenção de Zeca do PT em também disputar o pleito, os dois podem ‘duelar’ por votos pela terceira vez num espaço de 25 anos. 

Resultados – Nas duas primeiras, o emedebista levou a melhor. Inicialmente pela prefeitura de Campo Grande em 1996, quando André venceu Zeca por 411 votos. Depois, em 2010, mais um triunfo, desta vez na reeleição para o Governo do Estado e em primeiro turno, com Puccinelli somando 704.407, contra 534.601 do petista.

Nomes – A pouco mais de um ano das eleições gerais, outros nomes também são citados para uma possível disputa na sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB) em 2022. Além dos dois maiores rivais da história recente da política sul-mato-grossense, a senadora Soraya Thronicke (PSL), o secretário de Estado de Infraestrutura Eduardo Riedel (PSDB), o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD), a ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) e a deputada federal Rose Modesto (que deve sair do PSDB na próxima janela), são comentados nas rodas políticas. 

Extra – A intenção de ampliar o número de sessões na Câmara de Dourados, proposta pelo vereador Marcelo Mourão (Podemos), acabou se transformando numa extensão de horário para a realização dos encontros, que continuam semanais. Agora, o período de duração passa a ser de 6h, aumentando assim o tempo para discussão de matérias entre os vereadores. 

Prosseguir – Já pouco respeitado pelos municípios, principalmente após enxurrada de ações judiciais e o não acatamento de recomendação de lockdown, o Prosseguir decidiu liberar todas as atividades econômicas, mas, com a ocupação de espaços de setores como bares e restaurantes, por exemplo, ocorrendo de acordo com a classificação das cidades no mapa, variando de 100% quando a bandeira for verde, passando a 90%, 70% e 50% em casos de amarela, laranja e vermelha, até os 30% da bandeira cinza, a mais crítica de todas. 

Aglomerações – A maior novidade nessa nova definição do Prosseguir se dá pela liberação para a realização de shows, congressos e grandes eventos, também com recomendação de respeito ao bandeiramento de cada município. Em Dourados, eventos estão autorizados com 50% da capacidade do local ou limitação de público em 100 pessoas. 

Arquivamento – Três Inquéritos instaurados pelo MPE (Ministério Público Estadual) durante a gestão Délia Razuk (sem partido) foram arquivados após reunião do Conselho Superior do órgão. Um deles, de 2019, tratava sobre a legalidade de processo licitatório para contratação de agência de propaganda, enquanto outro, de 2017, investigava a transição dos serviços de média e alta complexidade de oncologia no município.

Mais um - Também recebeu parecer para arquivamento o que apurava a aplicação dos recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente do Município, datado de 2018. Em nenhum deles foram encontradas irregularidades, segundo o andamento das apurações do MPE. 

Educação – Em encontro com a Comissão de Educação da Câmara de Dourados, o Simted (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) de Dourados disse estar em alerta para a retomada das aulas presenciais na Rede Municipal, com previsão de iniciar em 16 de agosto, sem que todos os servidores da classe tenham recebido as duas doses da vacina.   

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após barraco em comitê, deputado se retrata com candidata a vereadora
Deputado ‘briga’ com a geografia e diz que MS fica na região Sul do país
Prefeito vai a Brasília para articular Fonplata com bancada de MS
Após visita de venezuelana, embaixada do Haiti deve mandar representantes a Dourados
Ministro do Turismo vem a Dourados na quinta e participa de agenda em fazenda

Mais Lidas

DOURADOS
Morto durante o trabalho em fazenda tinha 26 anos
ACIDENTE DE TRABALHO
Maquinário cai e mata trabalhador em fazenda entre Dourados e Itahum
'AMIGÃO'
Bêbado bate carro e deixa amigo ferido em canteiro
REGIÃO
Casal precisa ser socorrido após carro quase ser "engolido" pela chuva