sábado, 26 de abril de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Marçal e os “100 dias”; Riedel licenciado e desabafo de deputado

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

10 abril 2025 - 00h04

100 dias – Para prestar contas dos primeiros 100 dias de mandato, o prefeito Marçal Filho (PSDB) reúne secretários na manhã desta quinta-feira para atender a imprensa no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal). O chefe do Executivo apresentará um resumo sobre as ações realizadas neste período e posteriormente abrirá para perguntas de jornalistas. 

Balanço – O prefeito recebeu o Dourados News durante a semana e concedeu entrevista sobre o tema. Ao jornal, Marçal falou sobre as dificuldades encontradas neste início de gestão e como tem trabalhado ações relacionadas à saúde pública e educação, contando experiências até então inéditas. 

Cobrança – Claro que a parte política não poderia faltar na conversa. Nela, Marçal não usou o discurso cheio de ‘rodeios’, costumeiros entre a classe política em assuntos como este, e afirmou sem filtro o que realmente espera, tanto da bancada federal, quanto do Governo do Estado, em relação aos anúncios de mais investimentos ao município. A entrevista completa estará disponível no jornal Dourados News nesta quinta. 

Desabafo – O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) usou a sessão de ontem da Assembleia para criticar o prefeito de Nova Andradina, Leandro Ferreira Luiz Fedossi (PSDB) e o vice, Arion Aislan de Souza (PL), que tiveram os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral nesta semana, sob acusação de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante a campanha. Nas eleições do ano passado, o tucano venceu Dione Hashioka, esposa do deputado, por diferença de 500 votos. 

Desabafo ainda – Publicamente, o parlamentar relatou uma série de denúncias ao grupo investigando o classificando como ‘quadrilha’ e fazendo acusações de ações comparadas a milícia digital, usada para enganar o eleitor através de distribuições de notícias falsas. A decisão da Justiça pela perda de mandato do atual prefeito ainda cabe recurso. 

Ausência – O governador Eduardo Riedel (PSDB) se ausentará das atividades no gabinete entre os dias 13 e 20 de abril, passando o bastão do governo ao vice Barbosinha (PSD). A mensagem informando o período de afastamento foi encaminhada e lida ontem na Assembleia. 

Motivação – No documento, não há uma justificativa sobre compromissos do governador neste período específico, apenas que Riedel pode se afastar do Estado e também do país, caso haja necessidade. 

Denúncia – Um dos maiores críticos da manutenção da CCR na administração da BR-163, em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou relatório sobre as principais reclamações colhidas junto à população nas audiências públicas realizadas pelo Estado e afirmou que formalizará denúncia ao MPF (Ministério Público Federal) para apuração dos fatos levantados ao longo dessas reuniões.

Retorno – Poucos dias após deixar a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no Governo do Estado, Telma Nantes de Matos, retornou, agora para atuar como Assessora Especial V na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, conforme publicação na edição de ontem do Diário Oficial do município. A exoneração de Telma da antiga função chegou a causar uma comoção de pessoas ligadas à pasta e também por parte de autoridades, devido ao trabalho exercido por com as políticas públicas. 

Ao vivo – Convidado do programa institucional ‘Bom dia, ministro’, o ministro dos Transportes, Renan Filho, comentará entre outros assuntos, sobre obras na Rota Bioceânica, na BR-267, em Mato Grosso do Sul, e da parceria da Itaipu e governo do Paraguai para construção da ponte entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, que está com mais de 60% das obras executadas. O programa acontece hoje em formato de coletiva, às 7h (MS), e pode ser conferido ao vivo ou posteriormente nas plataformas oficiais da Governo Federal. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Parlamentares de MS integram comitiva para funeral do papa

Câmara diz que empresa executou apenas um terço das obras previstas

Com cardápio pantaneiro, deputados inauguram refeitório na Assembleia

Semana em Brasília, prefeito na bronca e ato na Praça Antônio João

Vereadores participarão de “Marcha” em Brasília na próxima semana

Mais Lidas

LEGISLATIVO DE MS

Após ataque a caseiro, "Lei da Onça" pode ser criada em MS

DOURADOS

Dupla é presa com maconha e pistola durante operação no Esplanada

MERCADORIAS APREENDIDAS

Play 5 por R$ 800: Receita abre período para propostas em leilão

CRIME EM 2019

Jovem condenado por roubo a joalheria no centro de Dourados é preso