100 dias – Para prestar contas dos primeiros 100 dias de mandato, o prefeito Marçal Filho (PSDB) reúne secretários na manhã desta quinta-feira para atender a imprensa no auditório do CAM (Centro Administrativo Municipal). O chefe do Executivo apresentará um resumo sobre as ações realizadas neste período e posteriormente abrirá para perguntas de jornalistas.
Balanço – O prefeito recebeu o Dourados News durante a semana e concedeu entrevista sobre o tema. Ao jornal, Marçal falou sobre as dificuldades encontradas neste início de gestão e como tem trabalhado ações relacionadas à saúde pública e educação, contando experiências até então inéditas.
Cobrança – Claro que a parte política não poderia faltar na conversa. Nela, Marçal não usou o discurso cheio de ‘rodeios’, costumeiros entre a classe política em assuntos como este, e afirmou sem filtro o que realmente espera, tanto da bancada federal, quanto do Governo do Estado, em relação aos anúncios de mais investimentos ao município. A entrevista completa estará disponível no jornal Dourados News nesta quinta.
Desabafo – O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) usou a sessão de ontem da Assembleia para criticar o prefeito de Nova Andradina, Leandro Ferreira Luiz Fedossi (PSDB) e o vice, Arion Aislan de Souza (PL), que tiveram os diplomas cassados pela Justiça Eleitoral nesta semana, sob acusação de abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação durante a campanha. Nas eleições do ano passado, o tucano venceu Dione Hashioka, esposa do deputado, por diferença de 500 votos.
Desabafo ainda – Publicamente, o parlamentar relatou uma série de denúncias ao grupo investigando o classificando como ‘quadrilha’ e fazendo acusações de ações comparadas a milícia digital, usada para enganar o eleitor através de distribuições de notícias falsas. A decisão da Justiça pela perda de mandato do atual prefeito ainda cabe recurso.
Ausência – O governador Eduardo Riedel (PSDB) se ausentará das atividades no gabinete entre os dias 13 e 20 de abril, passando o bastão do governo ao vice Barbosinha (PSD). A mensagem informando o período de afastamento foi encaminhada e lida ontem na Assembleia.
Motivação – No documento, não há uma justificativa sobre compromissos do governador neste período específico, apenas que Riedel pode se afastar do Estado e também do país, caso haja necessidade.
Denúncia – Um dos maiores críticos da manutenção da CCR na administração da BR-163, em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Junior Mochi (MDB) apresentou relatório sobre as principais reclamações colhidas junto à população nas audiências públicas realizadas pelo Estado e afirmou que formalizará denúncia ao MPF (Ministério Público Federal) para apuração dos fatos levantados ao longo dessas reuniões.
Retorno – Poucos dias após deixar a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência no Governo do Estado, Telma Nantes de Matos, retornou, agora para atuar como Assessora Especial V na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, conforme publicação na edição de ontem do Diário Oficial do município. A exoneração de Telma da antiga função chegou a causar uma comoção de pessoas ligadas à pasta e também por parte de autoridades, devido ao trabalho exercido por com as políticas públicas.
Ao vivo – Convidado do programa institucional ‘Bom dia, ministro’, o ministro dos Transportes, Renan Filho, comentará entre outros assuntos, sobre obras na Rota Bioceânica, na BR-267, em Mato Grosso do Sul, e da parceria da Itaipu e governo do Paraguai para construção da ponte entre Porto Murtinho e a cidade paraguaia de Carmelo Peralta, que está com mais de 60% das obras executadas. O programa acontece hoje em formato de coletiva, às 7h (MS), e pode ser conferido ao vivo ou posteriormente nas plataformas oficiais da Governo Federal.