Menu
Busca segunda, 26 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Maiores colégios eleitorais de MS concentram mais de 10% dos candidatos às prefeituras

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

29 setembro 2020 - 00h04

Números –Mato Grosso do Sul terá 290 candidatos disputando as prefeituras nos 79 municípios. Além da concorrência pelo Executivo de cada localidade, 7.941 entrarão na briga pelas vagas nas Câmaras de Vereadores na eleição do dia 15 de novembro. 

Ranking – Campo Grande é a cidade com a mais opções à prefeitura, com 14, seguido por Dourados, que tem sete candidaturas colocadas à disposição dos eleitores. Os outros dois maiores colégios eleitorais, Três Lagoas e Corumbá, terão concorrendo sete e seis postulantes, respectivamente. 

Percentual – Somando as quatro cidades com maior número de eleitores no Estado, a quantidade de postulantes à cargos no Executivo, 33 ao todo, ultrapassa 10% dos concorrentes. 

Legislativo – Dourados terá esse ano 347 nomes dispostos a buscar uma das 19 vagas do Legislativo local. Pelo menos quatro cadeiras serão renovadas com a não tentativa de reeleição de Bebeto (PTB), Alan Guedes (PP), Madson Valente (DEM) e Idenor Machado (PSDB).

Concorrência – Aliás, a disputa pelo Legislativo douradense só não é mais concorrida que a busca pelo ingresso em dois cursos da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Medicina e Direito, com 235,5 e 31,52 candidatos por vaga. Com ‘média’ de 18,26 postulantes para cada cadeira, o ‘vestibular eleitoral’ fica à frente das buscas por Psicologia (15,5), Agronomia (11,36) e Educação Física. 

Bizarros – O período eleitoral também nos reserva algumas situações, no mínimo engraçadas, com os nomes colocados nas urnas. Em Dourados, há o setor ‘alimentício’ apresentando Chuchu, Cidão do Alho, Tiozinho do Churros, Jabá e Pudim, de prestação de serviços, com ‘mata rato’, além de apelidos bastante comuns, como ‘Dumbão’. 

Mais bizarros – Há também aqueles nomes aparentemente conhecidos apenas às pessoas do meio de convivência, como Lagoa do Tapete, Marcão de Todos, Paraguai da Borracharia e Eraldo 100%. 

Enquete – Dos 286 participantes de enquete proposta pelo Dourados News na semana passada, 83,57% disseram não ter gostado das opções lançadas à prefeitura local nas eleições municipais deste ano. Outros 16,43% internautas viram com bons olhos os nomes colocados na disputa.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Candidato é advertido após ‘colocar o rosto’ em local proibido
Após reclamações de candidatos, MPE cobra agilidade de bancos em abertura de contas
Justiça acelera julgamentos e mais de 70% dos candidatos ao Legislativo têm pedidos deferidos
Justiça defere quase todas as candidaturas à prefeitura de Dourados
Com registros iguais, Justiça manda candidata trocar número

Mais Lidas

DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
PM é acionada e consegue evitar suicídio de homem em hotel
DOURADOS
Homem invade casa, tenta estuprar jovem e é detido por populares
DOURADOS
Homem é socorrido às pressas após levar golpes de facão na cabeça