quarta, 24 de julho de 2024
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Lideranças locais são apontadas como maiores ‘puxadores de votos’ em MS

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

09 julho 2024 - 00h04

Slides – Durante palestra realizada para pré-candidatos na manhã de sábado, no Clube Indaiá, o jornalista e marqueteiro político, Eduardo Guedes, apresentou algumas lideranças e o percentual ‘puxador de votos’ relacionados ao apoio de cada um deles, como parte das estratégias para as eleições municipais de outubro. Os dados, são relativos ao que se espera em todo o Mato Grosso do Sul. 

Campeões – Divididos em tópicos classificados como ‘ajuda muito’, ‘ajuda um pouco’ e ‘não ajuda em nada’, os mais influentes na lista são o governador Eduardo Riedel (PSDB), com 23,9% do primeiro e 46,8% no segundo item, seguido pela senadora Tereza Cristina (PP) [22,9% e 34,3%] e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) [21,2% e 35,7%]. O presidente Lula (PT) aparece com 10,1% e 17,5% em relação aos respectivos tipos de ajuda no pleito municipal. 

Polarização – Ou seja, os dados mostram que as eleições municipais nas cidades do Estado tendem a apresentar aos candidatos ao cargo em disputa maior influência de lideranças regionais, diferente do que aconteceu no pleito de 2022, quando a polarização entre Lula e Bolsonaro foi utilizada como ‘arma’ pelos postulantes à época. 

Visita – A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann, desembarca em Mato Grosso do Sul no início de agosto para participar da convenção da legenda em Campo Grande, sem previsão de uma ‘esticada’ até Dourados. Na capital, a deputada federal Camila Jara é pré-candidata à prefeitura, enquanto no maior colégio eleitoral do interior, o professor Tiago Botelho tende a entrar na disputa. 

Já? – A campanha ainda não teve início e pré-candidatura já começa a apresentar desgaste junto a lideranças que ‘bancaram’ o projeto desde o início, arrumando até mesmo desconforto interno. Uma conversa ‘olho no olho’ já foi realizada e outra deve ser agendada para os próximos dias, na tentativa de colocar a casa em ordem. 

Viagem – Após semana de atividades em Dourados, o prefeito Alan Guedes (PP) viajou até São Paulo (SP), onde participou na segunda-feira de evento de tecnologia promovido pela plataforma Google. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Primeiro pedido de candidatura feito à Justiça Eleitoral em MS é de Dourados

Ufa! Após 3 anos e utilizando quase 300 militares, Exército diz ter finalizado pista do Aeroporto

Convenções começam "esquentar" as eleições municipais

Com convocações já agendadas em Dourados, convenções partidárias têm início amanhã

Federação dividida; projeto proibindo o que já é proibido e economista empossada em MS

Mais Lidas

DOURADOS

Mais de três anos depois, Exército finaliza obras na pista do Aeroporto

DOURADOS

Expo-Flor começa na próxima semana na Praça Antônio João

DOURADOS

Aeroporto tem parte burocrática adiantada, mas Anac solicita 'pequenas correções' na pista

DOURADOS

Corpo encontrado carbonizado em rodovia é de servidor aposentado; mulher é presa na ação