*Colaborou Jessica Beatriz
União – “Em um time de futebol, tem que ter o cara que faz o gol e o ‘garçom’. Caso contrário, ele [atacante] não consegue fazer o gol. Então, eles estão fazendo essa dobradinha aí. É um time bem entrosado e é isso que eu quero na minha equipe, por isso escolhi os dois”. A fala é do prefeito Marçal Filho (PSDB) durante agenda com profissionais da Reme (Rede Municipal de Ensino) na manhã de ontem, na Unigran, justificando a troca de posições entre Nilson Francisco da Silva e José Vicente Tardivo, agora secretário e adjunto, respectivamente, na Secretaria de Educação.
Entendimentos - O relato também leva a duas interpretações. Por um lado, mostra que independente das posições que ocupam, os dois seguem prestigiados e atuando em conjunto na equipe do prefeito. Já do outro, também sugere que a modificação foi necessária diante de um ‘ajuste de rota’ que não vinha funcionando da forma como deveria. Afinal, se o atacante estivesse “marcando gols’, continuaria na função.
Promessa – No mesmo evento, Marçal também criticou as gestões Alan Guedes e Délia Razuk no que diz respeito a melhorias à classe educadora e afirmou que encaminhará um projeto à Câmara de Vereadores para que os benefícios dos profissionais sejam amparados por Lei, dentro do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), e não através de Decreto, como ocorreu anteriormente. A promessa também visa se estender aos servidores contratados, mas não neste momento, e sim no futuro.
Liderança – A deputada Gleice Jane é a nova líder dá bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. O anúncio foi feito pelo antigo líder, deputado estadual Zeca do PT, durante a sessão de ontem. Ela também é a única mulher na função.
Mais liderança - No mesmo encontro, ficaram definidos ainda os nomes de outros parlamentares assumindo lideranças. Coronel Davi ficará com a bancada do PL, que deixou os blocos e ficará independente, Marcio Fernandes à frente do ‘bloco 1’ com integrantes do MDB, PP, Republicanos, PSD e Podemos, além de Jamilson Name com o ‘bloco 2’, mantendo a bancada do PSDB, mais Paulo Duarte (sem partido).
Filiação – Aliás, o PL ganhou mais um integrante para a sua bancada na Assembleia. O deputado estadual Lucas de Lima, que no ano passado deixou o PDT e estava sem partido, anunciou ontem que se filiará ao partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, ampliando para quatro o número de parlamentares da legenda na Casa.
Mantido – Continuando na Assembleia, foram reconduzidos às funções de líder e vice-líder do Governo na Assembleia, os deputados estaduais Londres Machado (PP) e Pedro Pedrossian Neto (PSD), respectivamente. O ofício com a decisão foi encaminhado à Casa pelo governador Eduardo Riedel (PSDB).