quarta, 09 de julho de 2025
Dourados
14ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
COLUNA

Na Lata!

Adriano Moretto

Homenagens, oração por saúde e aumento de vagas na Câmara

Comentários, críticas e sugestões: adrianomoretto.oliveira@gmail.com

17 junho 2025 - 00h04

Junina – Se em Campo Grande a prefeita Adriane Lopes (PP) foi vaiada na abertura da Festa Junina, em Dourados o prefeito Marçal Filho (PSDB) teve saudações ao subir no palco durante os dias de evento com o famoso ‘Alô você!’, bordão utilizado por ele desde os programas de rádio. 

Lembrado – Aliás, a realização da festa junina pautou a fala de grande parte dos vereadores na tarde de ontem na Câmara. Vários parlamentares elogiaram a estrutura e a organização do evento, iniciado na sexta-feira e terminando no domingo, no Centro de Convenções. 

Homenagens – O jornalista Waldemar Álvaro Gonçalves, o Russo, que nos deixou no último sábado, foi homenageado com um minuto de silêncio durante a sessão de ontem da Câmara. No mesmo encontro, houve proposição de uma Moção de Pesar feita em nome da Casa aos familiares do profissional. Na Assembleia, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) protocolará pedido parecido. 

Saúde – A vereadora Isa Marcondes (Republicanos), presidente da Comissão de Higiene e Saúde, pediu à população douradense que ‘aumente as orações’ para que não precisem utilizar os serviços de saúde na rede pública do município. O relato ocorreu na tribuna da Câmara, na tarde de ontem, e soou como cobrança às bancadas federal de Mato Grosso do Sul no Congresso e de Dourados na Assembleia, para encaminhamento de recursos à cidade. 

Resposta – O senador Dr. Hiran (PP-RR) divulgou nota à imprensa após a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), endereçar a ele uma suposta sabotagem aos trabalhos da CPI das Apostas Esportivas, que teve o relatório feito por ela rejeitado na semana passada. “As acusações da senadora são infundadas e tentam transformar divergências legítimas em ataques pessoais, o que compromete a credibilidade do Senado e desvia o foco do verdadeiro propósito da CPI”, disse.

Continuando – “A rejeição do relatório apresentado por Soraya foi uma decisão coletiva da comissão, tomada com base na fragilidade jurídica de alguns pedidos de indiciamento, o que motivou a rejeição do texto. Ficou evidente ainda, que houve tentativa de instrumentalizar a CPI para fins pessoais e midiáticos por parte da relatora. Se houve ameaças à integridade da senadora, que seja formalmente apresentado a denúncia e rigorosamente apuradas pelas autoridades competentes”, finaliza Dr. Hiran.

Ampliação – O Senado deve votar hoje o aumento de cadeiras na Câmara dos Deputados já a partir da eleição do ano que vem. Como deve ser aprovada, o número de parlamentares saltará dos atuais 513 para 531 mediante o crescimento populacional de alguns Estados. 
Do mesmo jeito - Tal medida não afeta Mato Grosso do Sul, que continuará com oito vagas na Casa de Leis. Para entrar em pauta, o projeto precisará ter aprovado o requerimento de urgência, estendendo o número de parlamentares nos Estados de AM, CE, GO, MG, MT, PA, PR, RN e SC.

Agenda – O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, desembarca hoje pela manhã em Campo Grande para cerimônia de início das obras expansão e reforma de três aeroportos, na Capital, Ponta Porã e Corumbá, arrematados recentemente pela Aena Brasil em leilão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ceasa e o trânsito; municipalismo e debate em Brasília

Após definir comando, PT inicia debate interno sobre base no Governo

Sessão dupla; novo símbolo de MS e processo

Aproximação do PL; eleição no PT e festa milionária

Briga entre prefeito e vice; ex-deputado deixando partido e (in) direta

Mais Lidas

ESTELIONATO

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

BARBÁRIE

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

ECONOMIA

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545

HOMICÍDIO

Jovem morre no HV três dias após ser baleado no pescoço e suspeito é preso