Eleições – Se depender de duas lideranças nacionais do PL, os deputados federais da legenda por Mato Grosso do Sul, Rodolfo Nogueira e Marcos Pollon, terão as respectivas esposas, Gianni Nogueira e Naiane Bitencourt, disputando cargos legislativos no pleito do ano que vem.
Quais? – Gianni é sempre lembrada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro como nome do PL para entrar na briga pelo Senado. Hoje, a legenda tem o ex-governador Reinaldo Azambuja como pré-candidato ao mesmo cargo, o que não impede que Nogueira dispute o pleito. Já Naiane teve a pré-candidatura a deputada federal ‘lançada’ pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro em evento no Mato Grosso, durante o fim de semana.
Transparência – Na ‘mira’ do Ministério Público para melhorias em sua transparência, o portal dos gastos realizados pela Câmara não traz, por exemplo, detalhes sobre o que cada parlamentar utiliza através da CEAP (Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar), que são as chamadas verbas indenizatórias pagas às despesas do mandato.
Explicando – A Lei, datada de dezembro de 2023 e limitada a R$ 12,3 mil mensais [quando aprovada, a verba era de R$ 8,9 mil], permite que cada vereador utilize recursos públicos para despesas com combustíveis, telefones, internet, entre outras ações, desde que sejam comprovadas. Sem o detalhamento no Portal da Transparência da Casa, fica impossível da população ter ideia de como e onde os parlamentares têm utilizado o dinheiro.
Mudança – Exonerado do comando da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) na sexta-feira passada, o ex-vereador Juscelino Cabral (PSDB) será o novo diretor geral da Câmara de Dourados. A nomeação dele foi publicada ontem pela presidente Liandra Brambilla, do mesmo partido.
Saída – Com isso, Marcelo Aparecido de Oliveira, que havia sido alçado ao cargo de forma interina no dia 16 de setembro após a saída de Gerson Schaustz, retornará à função de chefe de programação multimídia, conforme publicação de ontem do Diário Oficial do município.
Interina – Já na Agetran, o prefeito Marçal Filho (PSDB) nomeou ontem Rosana Fátima Ramos Gonçalves como interina para comandar o trânsito na mais populosa cidade do interior sul-mato-grossense. Antes do desafio, ela estava lotada na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Prazo – Começou no sábado e segue até dia 14 de novembro, o prazo dado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) para partidos realizarem o requerimento de veiculação de inserções de Propaganda Partidária Gratuita no rádio e na televisão, referentes ao primeiro semestre de 2026.




