No exterior – O governador Eduardo Riedel (PSDB) embarca na próxima semana para a Suíça, onde participará do ‘Brazil Economic Forum Zurich’, abordando em terras europeias, ‘O papel estratégico do Brasil na transição energética’. O evento começa no dia 23 de janeiro e tem objetivo de destacar desafios e oportunidades do Brasil no cenário internacional no debate sobre sustentabilidade, desenvolvimento econômico e outros temas.
Nomeada – Ex-secretária de Saúde durante o primeiro mandato de Murilo Zauith (União), a enfermeira Silvia Bosso foi nomeada pelo atual titular da pasta, Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo, para atuar como diretora do Departamento de Vigilância em Saúde de Dourados. Ela também fez parte da gestão Alan Guedes (PP).
Nomeado – Outro nome conhecido e quem vem desempenhando papel relevante na saúde pública local, Devanildo de Souza Santos, será o Gerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Na gestão Alan Guedes, Devanildo atuou no cargo que agora é ocupado por Silvia.
Protocolo – Prestes a retornar aos trabalhos, a Assembleia Legislativa já divulgou o rito para os primeiros ‘dias úteis’ de 2025 na Casa. Após agendar para 3 de fevereiro, às 9h, a posse da Mesa Diretora integralmente reeleita em 2024 para mais dois anos de mandato, também foram definidos os trâmites para a sessão de abertura do novo ciclo legislativo.
Protocolo 2 – No dia 4 de fevereiro, às 8h45, o governador Eduardo Riedel (PSDB) passará em revista à tropa da Polícia Militar e em seguida será realizado os hasteamentos das bandeiras na parte externa da Casa. A cerimônia de abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura acontece às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia.
Atualização – O site da Câmara de Dourados ainda precisa atualizar o quadro de vereadores no início deste novo ciclo. Desde o dia 1º de janeiro, quando foram empossados os parlamentares eleitos em outubro, apenas as imagens daqueles que não conseguiram a reeleição foram retiradas. Edson Souza (União) e Pedro Pepa (União) com passagens pela Casa no passado, já tiveram o ‘rosto estampado’ no portal.
Ainda não – Já as imagens e nomes de Isa Marcondes (Republicanos), Franklin (PT), Sargento Prates (PL), Dalton (PL), Inspetor Cabral (PSD), Karla Gome (Podemos), Dill do Povo (União), Ana Paula (Republicanos) e Alex Cadeirante (PSDB), que debutam na Câmara, ainda não aparecem no site oficial.
Olha essa – Em Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP) parece não ter se importado pelo fato do ex-vereador Tiago Vargas estar inelegível e o nomeou para cargo ‘graúdo’ de sua administração, com salários que podem chegar a R$ 15 mil somando algumas bonificações recém-criadas. E assim se inicia o trato com a máquina neste novo mandato na capital.