Prazo – Termina hoje o prazo para a Justiça Eleitoral identificar postulantes aos cargos eletivos do 1º turno das eleições municipais e os partidos políticos que não prestaram contas referentes ao processo, finalizado no dia 6 de outubro. A data foi divulgada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o limite do encaminhamento desses números terminou na terça-feira.
Encontro – A ministra do Orçamento e Planejamento, Simone Tebet (MDB), desembarca em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira e participa de uma conferência na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) para tratar sobre a potencialidade da Rota Bioceânica, que passará pelo Estado interligando o Brasil ao Oceano Pacífico. Representantes da Argentina, Chile e Paraguai são aguardados para o evento, agendado para 9h.
Figurantes – Ao melhor estilo ‘figurante’, crianças que estavam dentro da agência central dos Correios em Dourados foram convidadas a tirar fotos e receber guloseimas durante lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios, no município. O evento aconteceu na manhã de ontem e a expectativa é que centenas de cartinhas com pedidos de presentes sejam adotadas pela população.
Contrários – Como já era esperado, integrantes da bancada do PT foram contrários a Moção de Apoio proposta pelo deputado estadual João Henrique Catan (PL) para homenagear a eleição de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Gleice Jane e Pedro Kemp justificaram as pautas defendidas por Trump, como motivo pela decisão tomada.
Eleição – Paulo Duarte (PSB) questionou durante a sessão de ontem da Assembleia se haveria modificação na data da eleição da Mesa Diretora, agendada para 13 de novembro. Em resposta, o presidente Gerson Claro (PP) afirmou, em tom descontraído, que pretendia realizar a votação hoje, quando comemora aniversário, não deixando dúvidas sobre a sua reeleição no comando da Casa.
Bronca – Gerson Claro, Junior Mochi (MDB), Lucas de Lima (sem partido) e Roberto Hashioka (União) criticaram a demora do TCU (Tribunal de Contas da União) para solucionar o problema de concessão da BR-163, sob responsabilidade da CCR MSVia. Foram mais de 12 meses de debate até que o relator, ministro Aroldo Cedraz, votou contra estender o contrato com a empresa, defendendo a abertura de um novo processo licitatório.
Adiamento - Como mostrado na quarta-feira pelo Dourados News, durante a sessão da Corte de Contas para tratar sobre o futuro da estrada que ‘rasga’ o Mato Grosso do Sul de Norte a Sul, o ministro Augusto Nardes pediu vistas do processo, adiando a definição em uma semana, o que também causou revolta dos deputados. “Lamentavelmente demorou um ano para se reunir e entender que deva ter um outro tipo de solução, que não a repactuação”, disse Mochi. “Depois de um ano entender que é ilegal a repactuação. Vamos mais uma vez oficiar o TCU”, afirmou Gerson Claro.
Nomeado – O ex-vereador Cirilo Ramão Ruis Cardoso, o ‘Pastor Cirilo’, foi nomeado na prefeitura de Dourados para atuar como coordenador especial de políticas de proteção aos direitos dos animais, lotado no gabinete do prefeito Alan Guedes (PP). O documento, assinado pelo prefeito e o secretário Municipal de Administração, Vander Soares Matoso, é retroativo ao dia 1º de novembro.
Investigado – Assim como Pedro Pepa (União), eleito este ano para retornar à Câmara de Dourados, Cirilo Ramão também foi alvo da Operação Cifra Negra – junto de outros vereadores, servidores do Legislativo e empresários -, desencadeada em dezembro de 2018 e que investiga suposto favorecimento em contratos licitatórios na Casa de Leis.